3

[Resenha] Segredos e Mentiras

em terça-feira, 18 de fevereiro de 2014


Segredos e Mentiras
Diane Chamberlain
Editora Arqueiro
288 páginas

Segredos e Mentiras escrito por Diane Chamberlain é um livro tocante que nos leva a questionar até que ponto conhecemos uma pessoa, e se podemos perdoar os erros daqueles que amamos. Fugindo do que eu costumo fazer antes da leitura de qualquer livro, eu não busquei informações sobre o enredo, e fiz a leitura apenas com as indicações das amigas. Pode até parecer absurdo, mas se eu começasse a procurar qualquer detalhe sobre o enredo, eu perderia toda a emoção da leitura.

Cara Anna,
Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer...

Esse é o início de uma carta não terminada que Noelle escreveu há tempos, deixada como pista para justificar o que a levou para o suicídio. Tara e Emy, suas melhores amigas, tentam entender os motivos que levaram uma mulher que nunca demonstrou qualquer sinal de tristeza acabar com a própria vida.

Desde a faculdade as três amigas eram inseparáveis. Tara e Emy conhecem Noelle como uma mulher que ama a vida: seu trabalho como parteira, sua dedicação a causas sociais, seu amor pela família e amigos. Como tanta dedicação para com a vida, qual é o motivo que levou Noelle acabar com tudo isso?

Só que havia segredos que Tara e Emy desconheciam, como por exemplo, quem era Anna e por que nunca ouviram falar dela.

Juntas, Emy e Tara começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.

Logo no início, podemos notar que emoção não faltará nessa história. Alternando entre o passado e presente, acompanhamos a vida dessas três amigas, suas tristezas e alegrias.
No decorrer da história, acompanhamos a vida de Noelle e a sua paixão pela profissão. Ela é uma mulher apaixonada pela vida, amigos e família, disposta a tudo por eles. Mas como todo ser humano, é passível de erros e falhas. Interessante que mesmo a autora apontando os erros da personagem, eu não consegui ficar com raiva, pois ela fez mais do que ficar vivendo na tristeza. Ela procurou ajudar outras pessoas, e ao acompanhar a história, podemos notar o quanto de culpa ela carregou nas costas.

É complicado entrar em detalhes da história, pois cada página é uma surpresa e uma nova revelação, e não quero interferir na emoção do leitor revelando qualquer detalhe importante da trama.

O tema abordado pela autora traz uma emoção pungente, e confesso, não me imagino na pele de qualquer personagem. Só posso dizer que os leitores se sentirão tocados com o que acontece com cada um dos personagens de tal forma, que desejará entrar na história para confortar suas dores.

Em outras palavras, Segredos e Mentiras é um livro perfeito para os leitores amantes de histórias tocantes e reflexivas, que nos levam a emoção e a lágrimas. 

Nota:
 



3 comentários:

  1. Gostei da resenha Carla. Quando a Arqueiro lançou este livro, confesso que não me chamou muito a atenção, mas depois de tantas opiniões positivas, assim como a sua, fiquei bastante interessada em Segredos e Mentiras. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa para lero livro, adoro historias que surpreende a cada pagina lida!

    ResponderExcluir

 
Google+