2

[Resenha] A Invenção das Asas

em quinta-feira, 27 de março de 2014


A Invenção das Asas
Sue Monk Kidd
Editora Paralela
328 páginas

A Invenção das Asas escrito por Sue Monk Kidd é um livro tocante sobre duas amigas de classes sociais distintas, que enfrentam preconceitos da sociedade em busca da liberdade.

 Sarah Grimké é filha de um escravocrata da alta sociedade de Charleston. É uma jovem que dá asas a sua imaginação sempre quando frequenta a biblioteca do pai, escrevendo carta de alforria para os escravos, e em pleno século XIX, sonhe em ser advogada – em uma época em que as mulheres não estudavam. Mas na realidade, ela é obrigada pela mãe a escrever cartas de desculpas a todos os seus conhecidos pelo seu comportamento incomum.

No dia do seu décimo primeiro aniversário, é presenteada com uma escrava. A jovem Hetty “Encrenca” Grimké de dez anos será a dama de companhia de Sarah. O primeiro encontro delas para a sociedade não poderia ser pior, pois Hetty de tão nervosa, acaba fazendo xixi no vestido e no tapete da sala dos patrões.

Mas o inesperado acontece e Sarah e Hetty tornam-se amigas, mesmo contra todos os costumes da época. 

Com uma narrativa leve, envolvente e tocante, acompanhamos as lutas das duas amigas através dos trinta e cinco anos. Ambas ambicionam sonhos que questionam a sociedade que vivem. Elas descobrem forças que nunca imaginavam ter, e cada uma, luta pela oportunidade de conquistar a liberdade, tanto física quanto de ideias.

Impossível não torcer por cada uma conquistar os sonhos, assim como quebrar antigos conceitos da sociedade em que vivem.

A narrativa é composta por capítulos narrados pelas duas protagonistas alternadamente. Em vários momentos, fiquei dividida em pular alguns capítulos apenas para saber o que aconteceria com as personagens. Mas consegui segurar meus impulsos e li toda a história sem pular nada (risos).

A edição e a revisão do livro estão impecáveis, só tenho a parabenizar pelo trabalho da editora com tanto carinho no momento da edição.

A invenção das asas é um livro que fala sobre liberdade, sobre luta de ideais, sobre virtudes, amizade entre duas pessoas distintas. Em suma, fala sobre os sentimentos e as escolhas que amadurecem o ser humano. Um livro imperdível que deve ser lido por todos.


Nota:


*

2 comentários:

  1. A capa foi a primeira coisa a me chamar atenção e ao contrário do que costumo fazer, resolvi ler a sinopse primeiro. E antes mesmo de ver a sua opinião, já estava querendo o livro simplesmente por saber do que a história tratava. Com sua resenha apenas tive mais certeza ainda. Ótima indicação, já está nos meus desejados!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro,mas fiquei super animada ao ler sua resenha, um livro repleto de sentimentos que nos faz ficar intrigada com sua historia. Creio que livros assim sempre nos dão ótimos aprendizados!!Amei demais esta indicação e já inclui ele na lista de desejados!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

 
Google+