26

[Resenha] As irmãs e o mar

em quinta-feira, 17 de abril de 2014


As irmãs e o mar
Lucy Clarke
Editora Rocco
351 páginas

As irmãs e o mar escrito por Lucy Clarke é história surpreendente, que prende a atenção do leitor do começo ao fim. 

O mundo perfeito de Katie é destruído quando recebe a notícia de que sua irmã caçula, a rebelde Mia, foi encontrada morta em Bali. As circunstâncias indicam que foi suicídio, mas Katie não acredita que a irmã fez isso.

Mia estava com o seu amigo de infância, Finn, a visitar alguns países, como uma forma de se afastar da irmã perfeita. O que restou, foram apenas algumas roupas que ela levou na viagem, e o diário, onde relatou vários momentos vividos.

Na tentativa de entender o que aconteceu, Katie deixa tudo para trás e refaz a viagem idealizada de Mia, usando o diário como guia. A cada página lida, a cada cidade visitada, ela vai desvendando os mistérios que cercam a morte de Mia, descobrindo fatos que podem mudar tudo, até os sentimentos pela irmã. 

Katie é a irmã certinha, responsável, que tem uma vida organizada e planejada. Ama a irmã mais nova com todas as forças, ao mesmo tempo, se irrita com as atitudes inconsequentes de Mia.

Mia é rebelde, não gosta se de prender a regras ou aos empregos. Sempre está em uma viagem, curtindo a vida, deixando as responsabilidades para a irmã mais velha.

As irmãs sempre foram completamente diferentes, em atitudes, ideias e convicções. Quando Mia decide passar meses viajando pelo mundo, Katie briga com a irmã, julgando-a irresponsável. O plano era percorrer a costa oeste dos Estados Unidos até Austrália e Nova Zelândia, mas algo desviou Mia do caminho, e Katie fará de tudo para descobrir o que aconteceu.

A narração é alternada entre o passado e o presente, narrados pelo ponto de vista de Mia e Katie. Acompanhamos Katie no presente tentando assimilar o falecimento da irmã. Ao mesmo tempo, acompanhamos Mia no passado, e as atitudes que a levaram a largar tudo para viver uma aventura.

A narrativa é fluída, leve, delicada. A autora construiu duas personagens fortes e imperfeitas, humanas. Os medos, anseios, as brigas e picuinhas entre elas, ligam o leitor ao enredo. É impossível não se identificar com as duas personagens e todos os sentimentos que transmitem no decorrer da leitura.

Eu tenho um ponto fraco por histórias que envolvem dramas familiares, e quando li a sinopse, fiquei curiosa. E posso dizer que fui surpreendida com esse enredo tocante, delicado e emocionante. Os personagens são marcantes, e a dor e dúvida transmitida por eles, tocam o coração do leitor.

As irmãs e o mar narra sobre a difícil relação familiar, a imprevisibilidade da vida. Com uma viagem de autoconhecimento, de transformação, acompanhamos Katie e Mia na descoberta dos sentimentos, e o de quanto são parecidas, mesmo que pensem ao contrário.

É um livro que indico a todos os leitores! Tenho certeza que se emocionarão com essa história.

Nota:
 



26 comentários:

  1. Estou apaixonada pela resenha! Quero muito ler! Espero ganhar no sorteio aqui do blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carla!
    Vi algumas vezes a capa desse livro, que por sinal achei muito bela, mas não tinha atentado para sua sinopse, nem alguma resenha. Já li alguns livros que também tratam de dramas familiares e também acho interessante, faz com que venhamos refletir sobre nossas ações e, geralmente, as reflexões são muito ricas.
    Gostaria muito de ler esse livro. =)
    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que também sou apaixonada por livros que retratem dramas familiares e esse já foi para minha lista. Gostei bastante do enredo, da premissa e de saber como a autora vai levando a história. Ainda não conhecia o livro, mas agora o quero muito!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, primeira resenha que leio sobre ele.... também tenho fraco por livros que contem dramas familiares, fico pensando o que faria no lugar do personagem, e nesse livro, com certeza faria igual a Katie e iria atras de descobrir o q aconteceu. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Até entrar no seu blog ainda não tinha visto esse livro, mas também gosto de dramas familiares, então já me interessei!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, nunca havia escutado falar sobre este livro, mas acho. que ja tinha visto essa capa..
    Nao sou muito chegada a drama porque me derramo em lagrimas lendo um livro , mas achei interessante a sinopse deste, parece ser bom, alem de que tambem nao parece ser aqueles cliches.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nada como um bom e velho drama familiar, não é mesmo? Não conhecia o livro, mas já anotei a dica, quero descobrir todo este mistério junto com a Kate.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Honestamente? Não sei. A sinopse/história não me atraiu muito não. Parece ser um livro bonito, mas não sei se faz muito o meu estilo.

    bjs!')

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carla,

    Fiquei com vontade de ler o livro assim que vi a sinopse no Skoob. Toda história que envolve irmãos/ irmãs me interessa muito (sou a caçula na família) e depois desta resenha, quero ainda mais ler. ;)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom a historia parece ser muito boa, também tenho uma pequena queda por dramas familiares, já vou colocar o livro na minha pequena listinha de futuras leituras, a unica coisa que podia ser melhor é a capa que não me chamou a atenção *--*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. A trama é bem intensa e fiquei curiosa com a estória das irmãs. Vou tentar ler, pois quero saber se Katie consegue descobrir quem foi que causou a morte da irmã. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro ler um drama depois de ler um livro mais adolescente rsrs, gosto de intercalar a leitura.
    O livro parece ser bem fluido e de leitura gostosa mesmo sendo um drama,
    fiquei curiosa pra saber se ela se matou mersmo ou algo aconteceu,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha Carla. Não conhecia o livro, mas saber que envolve drama familiar, algo que me chama bastante a atenção, acabou me deixando bem interessada pela obra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Também gosto muito de dramas familiares e fiquei curiosa com a historia.Parece singela e emocionante. Só acho que a capa poderia ter tido um apelo maior. Bjkss

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de historias que emocionam e nos aproximam dos personagens, com certeza essa é uma delas, pois esses dramas familiares nos sensibilizam e nos deixam tocadas! Fiquei doida nessa historia e espero poder ler em breve, parabéns pela resenha excelente!

    ResponderExcluir
  16. Achei bem legal a história, imagino que o livro deve ser maravilhoso, tanto pelo o que você disse na resenha, quanto pela sua classificação. Estou doida para ler esse livro e descobrir tudo sobre as irmãs. Adorei a resenha, ficou muito boa, me deu uma visão geral da história :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Adoro também um drama familiar. E ainda mais com duas irmãs! E tendo como pano de fundo uma viagem tão gostosa como essa, esse livro deve ser mesmo uma delicia de ler. E espero que não confunda esse lance de capitulos alternados entre o passado e o presente! A capa está sensacional, linda demais
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Carlinha essa capa me ganhou... e também gosto de um bom draminha familiar.
    Pena que a irmã acabe morta, mas deve ser bacana acompanhar a certinha tentando descobrir como a Mia funcionava, o diário deve servir bastante, agora estou curiosa se foi suicídio ou não.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  19. Eu também adoro tramas que envolvem dramas familiares, acho que tornam a história mais rica em muitos sentidos.
    Esse livro parece muito bom. Tem mistério, tem drama, mas ainda assim consegue ter uma narrativa fluida e sensível
    Espero ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa, estou vendo pela primeira vez o livro me parece bem interessante amo livros presente e passado história muito surpreendente... tenho irmã e sem bem o que ela passou querendo demonstrar sentimentos e tal..
    Beijinho ♥ Tiau

    ResponderExcluir
  21. Nao sei porque mais esse livro me lembrou OS 13 PORQUES. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, uma trama otima! Fiquei curiosa para poder ler esse livro, sem duvida é otimo!


    xx

    ResponderExcluir
  22. Quando li que ela usou o diário como guia me lembrei de PS Eu te amo! Eu realmente não gosto de dramas, muito menos dramas familiares, porém adoro um mistério. Esse livro é perfeito para a minha mãe que adora tudo o que a resenha diz do livro.

    Adriana Nascimento

    ResponderExcluir
  23. Estou completamente apaixonada pela resenha, quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  24. Parece ser mesmo um livro bem interessante, adoro estórias que abordam esse tema, de relações familiares e esta parece ser mesmo uma obra cativante! Fiquei curiosa, o enredo e os personagens parecem ter sido muito bem construídos, gosto muito quando eles são bem humanos, como você comentou. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Também gosto bastante de livros em que o tema são os conflitos familiares, acho que vou gostar muito desse livro.

    ResponderExcluir

 
Google+