5

[Resenha] Flash Foward

em quarta-feira, 9 de abril de 2014


Flash Foward
Robert J. Sawyer
Galera Record
382 páginas

Flash Foward escrito por Robert J. Sawyer é um livro de ficção científica que inspirou a série homônima estrelada por Joseph Fiennes.

Um grupo de físicos se preparam para fazer uma experiência de alta energia, mas o imprevisto acontece e acidentalmente, provocam um evento que afeta todos os seres humanos na Terra. Em um instante, todos os habitantes são levados 21 anos à frente do tempo, e por 2 minutos e 17 segundos, eles visualizam o futuro.

Todos estão com a mente no futuro, mas os corpos continuam imóveis no tempo presente, acarretando diversos acidentes de carros, quedas de avião, destruição, acidentes domésticos... Conforme as pessoas acordam em meio aos caos, percebem que realmente tiveram um lampejo do futuro.

As visões são diversas, desde as mais estranhas, a falta de visão (será que estão mortos?), e aqueles que tentam entender se o futuro será bom ou ruim. Mas é claro que muitos notam que os sonhos foram abandonados ou realizados 21 anos depois.
Os físicos se esforçam para ajudar o mundo a decidir se o futuro pode ser alterado, e se conseguem realizar o evento novamente. Mas quais as consequências esse evento trouxe para a humanidade?

É impossível não meditar durante a leitura, como eu me sentiria se tivesse um pequeno instante no futuro. Entre diversas explicações sobre os fatores que contribuíram para o evento único, acompanhamos a luta da humanidade para tentar voltar a normalidade.

Alguns descobrem que estarão mortos, outros percebem que não conseguiram realizar os sonhos, e encontra-se em uma situação desanimadora. Alguns notam em relacionamentos com pessoas desconhecidas, ou relacionamentos desfeitos. Situações adversas que chocam e estarrecem toda a população. Será que esse futuro é definitivo? Mesmo com todas as escolhas, com o livre-arbítrio, o futuro será o mesmo?

Acompanhamos o ponto de vista do grupo de cientistas, e o quanto eles estão perdidos com a visão do futuro, assim como, o reflexo no presente. Não sabem como agir, e para descobrir a verdade que poderá acontecer dentro de 21 anos, eles se desesperam.

Eu devorei a leitura do livro em poucas horas, e confesso que fiquei a meditar sobre o tema. Um tema que nos faz pensar sobre nossas ações no presente, o que elas refletem no futuro. Um livro indicado para todos! E agora sinto uma vontade imensa de assistir a série que se originou do livro (risos). 

Nota:
 



5 comentários:

  1. Olá! Eu assisti a série. Eu adorava!! Era aquele tipo de série que vicia!! Mas ela foi cancelada após o final da primeira temporada. O problema é que ela terminou indicando uma continuação, que nunca vai existir. Ou seja, é uma série sem final, o que é bastante frustrante.
    Se o livro tiver final, deve ser muito bom! Quero ler!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Carla, mas confesso que a temática abordada não despertou muito a minha atenção. Não sou muito fã de ficção científica, com exceção de alguns livros do Stephen King. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei a resenha, e adoro ficção científica!
    Parece muito interessante essa perspectiva de ter um lampejo do futuro, mas também parece perigoso saber o que vai acontecer! rsrs
    Beijos!

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de ficções científicas, mas a premissa dessa é bem interessante e original. Acho que entendo o fato de ter devorado, é uma ideia genial. Esse tipo de leitura, faz com que eu viva no livro por dias depois de terminar.

    ResponderExcluir
  5. não sei se leria essa livro, pois ficção científica não me chama muito a atenção, não é o genero literário que mais gosto, então esse eu passo, bjão!

    ResponderExcluir

 
Google+