5

[Resenha] Dias Perfeitos

em terça-feira, 6 de maio de 2014


Dias perfeitos
Raphael Montes
Editora Companhia das Letras
274 páginas

Dias Perfeitos escrito por Raphael Montes é um livro surpreendente, impossível de largar a leitura, que desestabiliza os sentimentos do leitor a cada página.

Conhecemos o jovem Téo, um solitário estudante de medicina que divide o seu tempo em cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Téo não se sente confortável com as pessoas que estão ao seu lado, e são poucos os momentos que o fazem feliz. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem espontânea que sonha tornar-se roteirista de cinema.

Téo fica obcecado pela rebeldia de Clarice, iniciando uma perseguição doentia para explorar mais sobre a psique da personagem. Téo quer descobrir tudo sobre a jovem, e logo percebe-se apaixonado por ela, mesmo conhecendo-a pouco mais de algumas horas. Em sua mente doentia, ela é a mulher perfeita que ele buscava, e fará de tudo para tê-la ao seu lado. Em uma atitude extrema, Téo inicia uma rotina doentia, onde quer mostrar todo o seu sentimento para Clarice.

Antes de começar a falar sobre o livro, o leitor precisa ter em mente que a história é perturbadora. Não falo isso de forma depreciativa, mas que o enredo pode incomodar alguns dos leitores.

Com uma narrativa fluída e viciante, acompanhamos um thriller assustador recheado de tortura psicológica e sordidez. Téo justifica suas atitudes de maneira lógica, quase convencendo o leitor da razão de seus atos. Mas sua frieza, ironia e perversidade, faz com que o leitor fique chocado diante de sua engenhosidade em justificar suas atitudes, alegando agir em nome do amor.

Não existe um mocinho na trama, e em determinado momento, o leitor perde a esperança da salvação de Clarice. 

Téo é um personagem lunático, que enxerga uma realidade deturpada da perfeição, onde se acha no direito de usar medidas drásticas para mudar as pessoas. Apaixonado, ele utiliza das mais diversas torturas psicológicas para ajudar Clarice a atingir a perfeição. 

Em um determinado momento da leitura pensei até em parar, mas o ritmo eletrizante, repleto de surpresas, fez com que eu continuasse até o final.

É um livro traz a história de um amor obsessivo, sobre sequestro, atitudes extremas que chocam e impactam o leitor. É o primeiro livro que leio do autor e fui surpreendida com essa história surpreendente. Se estiver buscando um thriller que mergulha na psique doentia e perturbada de um homem apaixonado, com uma trama repleta de surpresas, não pode deixar de conferir Dias Perfeitos. Tenho certeza que poucas histórias poderão se equipar a essa trama.



5 comentários:

  1. Oi Carlinha, essa capa é tão linda que jamais imaginaria tratar de um thriller psicológico, que eu adoooro!!!
    Um livro nacional que prende atenção até o fim?! Tô dentro.
    Já estou com o coração palpitando imaginando as maluquices do Téo contra a Clarice. Esses personagens que se acham super certos sobre suas atitudes erradas conseguem um pouco de simpatia, mas a reprovação sempre prevalece.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, estou curiosa com este livro, especialmente depois da entrevista que o autor deu no Programa do Jô. Tb acompanho o Raphael no FB e vejo como ele é jovem e interage muito com os leitores. Um sucesso! Um autor brasileiro muito promissor. Quero ler, sim.

    ResponderExcluir
  3. A historia parece otima, mas acho q nao combinaria comigo nao. eu amo me apaixonar por mocinhos fofos e cliches, ai esse psicotico ai nao me conquistaria nunca kkk Eu ainda n conhecia o autor nao

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler esta tua resenha, impossível não ficar morrendo de curiosidade em relação a leitura, por ser algo super diferente e ao mesmo tempo interessante. Sua resenha me fez ficar interessada neste livro, e como já curto bastante este gênero, fiquei curiosa para saber o que irá acontecer com os personagens!!Livro adicionado no Skoob.
    Beijos♥

    ResponderExcluir

 
Google+