26

[Resenha] Os Escolhidos

em quarta-feira, 28 de maio de 2014
Os Escolhidos
The 100 – volume 1
Kass Morgan
Galera Record
287 páginas

Os escolhidos da escritora Kass Morgan, é o primeiro volume da série The 100, que narra a história cem jovens escolhidos para voltarem a Terra com a missão de recolonização. A história foi tão bem aceita pelo público que inspirou a série homônima The 100 que recentemente, foi renovada para sua segunda temporada.

Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade sobrevivente passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros do planeta natal. Tudo nas naves é racionalizado: comida, água, medicamentos, cada casal não pode ter mais que um filho, em alguns casos, não se pode ter filho nenhum, garantindo assim a sobrevivência da população. Agora, cem deliquentes juvenis considerados gastos inúteis para a sociedade, foram escolhidos para recolonizar a Terra. Essa pode ser a segunda chance deles... ou uma missão suicida.

Acompanhamos a história de quatro personagens distintos, todos eles escolhidos para a missão.

Clarke é uma jovem que sonha em se formar em medicina. Devido a traição de alguém muito próximo, ela foi presa por traição, apesar do real motivo de sua prisão ainda atormentar seus sonhos.

Wells, o filho do Chanceler, tinha um futuro promissor na guarda. Mas decide jogar tudo para o alto para ficar ao lado da garota que ama, indo para a Terra. Mas será que ela um dia irá perdoá-lo?

Bellamy é um rebelde que não estava no confinamento, mas arrisca a própria vida para entrar no módulo de transporte dos cem escolhidos, e assim proteger a irmã, sua única família e provavelmente o último humano do universo a ter um irmão.

Glass é uma jovem confinada que aproveita a chance é foge da missão, para ter a oportunidade de rever o garoto que sempre amou. Mas descobre que a vida na nave será mais perigosa do que a missão que abandonou.

Com capítulos alternados entre os quatro protagonistas, acompanhamos os fatos do presente desde o início da missão para recolonizar a Terra, assim como os acontecimentos do passado, quais as atitudes que eles tomaram onde a consequência foi o confinamento.

A narrativa de Kass Morgan é fluída, e como contamos com a narração por quatro protagonistas, a história se torna ágil, e gradativamente, as lacunas observadas na personalidade de cada um, são preenchidas com a revelação do passado.

As situações vividas pelos cem jovens na Terra me lembrou do seriado Lost, onde eles tem pouco material para sobrevivência, necessitando recorrer a natureza para segurança, proteção e alimentação.

Confesso que senti que esse primeiro volume foi uma enorme introdução para o que teremos em seguida, e foi escrito apenas para descobrir que nenhum dos personagens são os mocinhos que esperamos em qualquer livro. Todos eles têm uma faceta obscura, onde deixa o leitor receoso do que eles farão em seguida.

A história tem muito a render e a autora pouco indicou do que teremos no próximo volume da série. Não consegui informações de quantos volumes teremos dessa história, e estou na torcida que seja apenas mais um, pois é cansativo acompanhar séries intermináveis.


Enquanto o próximo volume não é publicado, só me resta acompanhar o seriado e descobrir como foi a adaptação dos personagens.

Nota:


26 comentários:

  1. Eu viciada na serie, enlouqueci logo no 1ºcapitulo, fiquei super chateada qndo soube q nao tinha o finn no livro :/ perdi ate o gosto de ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa glass é a raven? O.o um dia vou ler o livro, mas ainda vai demorar! infelizmente

      Excluir
  2. Gostei da resenha Carla. Só ouço elogios a respeito desse seriado e também do livro, mas ainda não decidi se pretendo ler/assistir. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!!
    Quando este livro foi lançado confesso que não sabia nada sobre o seriado, mas teve tanto comentários que acabei ficando super curiosa em relação ao livro e ao seriado! Não vejo a hora de ter a oportunidade de ler! E sua resenha somente me deixou ainda mais curiosa!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, menina essa capa é legal, mas essa leve comparação com Lost quase me desanimou, porém o desânimo maior veio com a falta de informação sobre quantos livros terá. =/
    Destes quatro personagens eu gostei do Bellamy, levando em conta o que você apontou sobre ele, se arriscar pela irmã é impossível de evitar um sorriso bobo. =)
    Vou deixar esse de reserva na fila. =)

    ResponderExcluir
  5. Amo muito a série e quero ler esse livro um dia. Se for metade do que a série é ja posso garantir que vai ser um daqueles livros que nao dá pra fazer pausa nem pra ir ao banheiro.
    Bellamy tbm é meu personagem preferido. Arriscou tudo pela irmã *-*
    Tbm adoro isso na série. Ninguém é o que agente pensa. No inicio pensava que - sem querer spoilar - a Clarke era a boazinha da serie e ela tem vindo a surpreender. Adoro isso num livro

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas comecei a ver a série e ameei ♥
    Vi bastante gente elogiando o livro e dando nota máxima, uma pena você não ter gostado taaanto dele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A primeira vez que vi algo dessa série foi quando vi o seriado e me apaixonei,quando soube que era baseado em livros, fiquei imensamente feliz. Imagine minha alegria em ver que a Galera lançou o primeiro livro The 100 aqui...
    Além disso, sua resenha ficou excelente..parabéns...Estou doida pra ter o livro.

    ResponderExcluir
  8. Assisti a primeira temporada da série, estou muito curioso pq sei que houveram mudanças na adaptação!

    ResponderExcluir
  9. Nossa fico imaginando como seria viver em espaçonaves,com absolutamente tudo sendo controlado. Acho que até eu ia querer voltar pra Terra se estive lá nessas condições.
    Assisti um filme com o Tom Cruise um tempo atrás e era mais ou menos assim,a Terra completamente não habitada ,mas nem lembro quais eram os motivos do por que ela ficou assim.
    Fiquei curiosa ,acho que vou começar a assistir o seriado já que ainda só há um livro :)
    bjoos

    ResponderExcluir
  10. Confesso que estou louca para ler esse livro! Gosto de histórias assim, que se passa em um futuro onde a Terra já não é tão capaz de sustentar a vida que conhecemos. Gostei dos personagens. Concordo com o fato de que a história flui mais rápido com a narrativa de vários personagens,além do mais deixa tudo mais emocionante! Não fazia a menor ideia de que havia um seriado, acho que vou assistir XD Adoro séries!

    ResponderExcluir
  11. Assisti já a série e gostei muito por causa das reviravoltas que tinha em cada final de episódio. O livro me interessou muito e já li em alguns blogs que a série é muito diferente do livro. Super curiosa para descobrir se é verdade. Ótima resenha mas discordo de você em uma coisa: na quantidade de livros da série. Tem muito a ser explorado , pelo menos foi a impressão que a série me passou, pode tranquilo mais de 4 livros. Ta na moda fazerem trilogia mas eu acho que se a escritora soube conduzir os personagens e a trama para não ficar algo cansativo , vai render bastante livros.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero m,uito ler este livro, vi que vocÊ comenta que ele parece com Lost..eu não cheguei a ver esta serie e quando vi que teria esta serie The 100 lembrei na hora de lost rs,
    estou acompanhando o seriado e gostando e concordo com você ninguém ali é mocinho o tempo todo e nem o vilão é ruim sempre.
    Espero que tenha uma continuação, mas não seja eterna rs, concordo que é ruim essas series que não acabam nunca.
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Só ouço elogios a respeito desse livro, não sabia que tinha um seriado, mas se resolver assisti-lo tenho q ler o livro antes. Não sou mto fã de livros estilo futuristas, mas já ouvi tantos elogios sobre esse que acho que vai entrar na lista dos quero ler!

    ResponderExcluir
  14. Caramba, parece muito interessante! Já tinha visto o livro a venda e vi o lançamento no skoob, mas não tinha parado para ler nada sobre e agora estou muuuuito afim de ler. Adorei a trama, só não começo a série (que descobri agora que existia) se não o livro perde a grraça D: Mas fiquei muito interessada. Ótima resenha! beijos

    Mariana Carvalho
    maricarvalho5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Desde de quando soube desse livro que estou bastante interessada nele e não sabia que existia a série. Gostei muito do enredo da história, fiquei bem curiosa pra ler! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Honestamente, meu primeiro contato foi com a série de TV e só então descobri que era baseada nos livros. Me arrependi no mesmo instante, devido as grotescas diferenças entre ambas. De qualquer forma, quero muito ter a chance de ler e conhecer a historia original.

    ResponderExcluir
  17. Eu comecei a assistir o seriado e adorei, estou doida pela próxima temporada =)
    Já ouvi bastante gente falar do livro, e que esse não é tão bom. Então ainda não sei se vou ler o livro, ainda mais sabendo que parece ser só uma introdução =x
    Bjss

    ResponderExcluir
  18. SEGUIDOR: WILLIAN

    Resenha muito boa, abordando o conteúdo do livro de forma simples e inteligente, facilitando o entendimentto

    ResponderExcluir
  19. Ai meu Deus!!!

    Eu não sabia que tinha um livro não!! Comecei a acompanhar a serie e estou adorando!! Dizem que não tem muita coisa a ver a com o livro, mas vou procurar saber mais e quem sabe não gosto também! Até porque a ideia é muito boa!

    :*

    ResponderExcluir
  20. Se lembra Lost, ja passou a ser meu favorito, rssss. Adoro livro que mostra o ponto de vista de cada personagem, poder entrar na cabeça deles e entender melhor o que se passa. O que sera que Wells aprontou para sua amanada hein ? Adorei toda historia dos quatro.

    ResponderExcluir
  21. Eu já apaixonei por esse livro nas primeiras linhas que eu li. Parece ser super perfeito e um pouco diferente do que estou acostumada a ler! Com toda certeza está na minha lista de leitura!!! Espero que a escritora não demora a escrever os outros....

    ResponderExcluir
  22. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Achei a série bem interessante, mas o livro sempre é melhor.

    ResponderExcluir
  23. Estou muito interessada na série..... adoro esse tipo de história que coloca os seres humanos em desafio com seus limites...
    quero ler os livros, para depois ver a série de tv.

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh eu quero ver a série kkk Mas estou esperando para ler primeiro, hehe.
    Falam que ambos são ótimos né... apesar de alguns pontos negativos.
    Quero conferir os dois em breve.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que este livro nunca tinha me chamado a atenção, mas depois de ler a resenha fiquei curiosa, nem sempre os mocinhos tem que ser perfeitos, mas posso ver traços de honra em alguns dos personagens que entraram nesta "roubada" para proteger ou ficar com alguém que amam, isso é nobre e corajoso aos meus olhos, amo livros em que os capítulos são intercalados entre os personagens, isso me faz ter uma visão melhor da história, acho que este livro está conquistando meu coração....

    @jan_araujo7

    ResponderExcluir

 
Google+