10

[Resenha] O Diamante

em sexta-feira, 11 de julho de 2014
O Diamante
J. Courtney Sullivan
Editora Novo Conceito
479 páginas

O diamante escrito por J. Courtney Sullivan traz um enredo envolvente sobre o casamento, focando em quatro uniões, evidenciando as perfeições e imperfeições dos relacionamentos.

Evelyn está casada há quarenta anos, e já passou por dois casamentos. Faz quarenta anos que seu marido Gerald tirou o seu dedo do anel do primeiro casamento, e colocou outro no lugar. Evelyn tenta encontrar meios para ajudar ao filho Teddy a se responsabilizar com o próprio casamento, ao mesmo tempo, tenta não se intrometer no relacionamento do filho.

Delphine vive a fúria de um fim do relacionamento.

James, um paramédico, tenta sobreviver com a esposa e os dois filhos com a pouca renda que eles têm. Sempre está endividado ou usando o limite do cartão de crédito que não imagina quando conseguirá pagar.

Kate que vive com Dan há anos, já viu festas de casamentos de vários tipos, e prometeu que nunca daria uma festa como essa.

Junto com essas quatro histórias, conhecemos Frances Gerety, uma jovem redatora publicitária, que precisa criar um slogan para um importante cliente. E em uma noite pouco antes de dormir, ela anota a frase “Um Diamante é para Sempre”, e essa frase muda tudo.

A história é alternada entre os capítulos, onde cada um conta um pouco da história desses cinco protagonistas. Cada um deles vive em um ano distinto, evidenciando a dificuldade que cada um deles com o relacionamento que estão vivendo.

Entre todos os enredos apresentados, o que eu mais gostei foi a história de James e sua esposa. Impossível não sentir o seu drama financeiro, tentando fazer o melhor para sua família, ao mesmo tempo em que enfrenta os comentários da família da esposa.
A narrativa é envolvente, fluída, e não se percebe o virar das páginas. Como acompanhamos várias histórias do decorrer da narrativa, não nos sentimentos entediados durante a leitura.

O diamante é um livro delicado, mostrando casamentos singulares, evidenciando alguns dos problemas vividos pelos casais. O enredo também delineia a história dos diamantes nos Estados Unidos, mostrando o quanto essa pedrinha começou a significar para as pessoas.

Nota:



10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler O Diamante! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Torcendo para que goste da história :)
      bjks!

      Excluir
  2. Oiee
    Já ouvi falar muito desse livro e também quero muito lê-lo mas tenho medo da história não ser tão bem desenvolvida quanto eu esperava,por que são cinco protagonistas com vidas em situações diferentes e o livro não é tão longo assim.Mas tirando isso essa insegurança minha acho que o livro vale a pena. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Torcendo para que você goste da história \o/
      Bjks!

      Excluir
  3. Sua resenha ficou muito boa e facil de ler, adoro o jeito que vc apresenta o livro sem cansar o leitor.
    O livro dividido em varios personagens acho que a leitura flui mas rapido e não da espaço pra vc cansar dos personagens, eu tenho vontade de ler o livro, quem sabe uma hora eu acabe trazendo ele para casa,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny!
      Muito obrigada! Torcendo para que consiga o livro <3
      Bjks!

      Excluir
  4. Já vi algumas resenhas desse livro a um tempo atrás, e ele em interessou, mas até hoje não li, tenho o receio de ser uma leitura que não flua, e que o enredo seja forçado, porque aliás, pra ter 479 páginas, o livro tem que ser leve e tem fluir né? Mas pela sua resenha parece ser uma boa opção de resenha! Vou ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Torcendo para que goste da história =D
      Bjks!

      Excluir
  5. Oi Carla, olha, num primeiro momento acho que Diamante não é um livro que eu vá curtir. Essas coisas envolvendo casamento tendem a ser chatinhos, rsss. Quem sabe, se eu ler, te conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Entendi seu ponto de vista =D
      Bjks!

      Excluir

 
Google+