10

[Resenha] O Teste

em quinta-feira, 3 de julho de 2014
O teste
Joelle Charbonneau
Editora Única
318 páginas

O teste escrito por Joelle Charbonneau é o primeiro volume da trilogia distópica de mesmo nome, onde acompanhamos Cia Vale em sua jornada para ser uma das escolhidas para ir para a faculdade.
Em um mundo em recuperação após a devastação nuclear, encontramos a jovem Cia Vale em sua formatura. Com apenas dezesseis anos, Cia se esforçou para ser escolhida para O Teste, um programa que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra.

Existe pouca informação sobre a seleção, mas Cia não se importa, ela acredita que será uma das escolhidas. Quando Cia é finalmente selecionada, o seu pai, que também havia participado da seleção, mostra preocupação. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, onde o perigo e o terror a aguardam.

Será que a jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Com uma narrativa fluída e ágil, acompanhamos a história através do ponto de Cia, desde a sua seleção para O teste assim como todas as provas que ela precisará passar.
Cia é uma jovem inteligente, determinada, que acredita que poderá acrescentar para a sociedade sendo escolhida para O Teste. Mas quando percebe o perigo que existe, ela não pode mais voltar atrás.

O programa elimina de forma brutal os fracos e escolhe os fortes. É de impressionar todos os testes que os jovens são obrigados a enfrentar, assim como a punição caso escolham alguma alternativa errada ou ajam como desonestidade.

De forma gradativa a autora mostra como funciona as várias etapas do teste, e o que acontecerão com os jovens escolhidos. No decorrer da leitura, temos algumas informações sobre o passado e o que levou a guerra nuclear. O livro acaba de uma forma onde o leitor fica desesperado pela continuação. É impossível não sentir a tensão no desenrolar da história, com receio do que acontecerá com Cia.

A história tem muito a render, e estou na expectativa para ler o próximo volume, e saber como Cia agirá depois das descobertas no final do volume. A editora já divulgou a capa e o lançamento, e estou sentindo que minhas unhas ficarão roídas até poder ler o livro (risos).

Nota:



10 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido muito sobre esse livro e todas criticas positivas mas nada que me motivasse realmente a lelo mas após ler sua resenha finalmente me convenci a ler até por que adoro livros de distopias mas não tava me convencendo muito com esse.
    Vc está de parabens pelas otimas resenhas do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Muito obrigada! Torcendo para que goste da trama \o/
      Bjks!

      Excluir
  2. Pretendo ler o livro, eu gosto de uma distopia e este tem um enredo que chama minha atenção.
    Ele parece ser bem mais denso que muitos circulando por ai...
    A capa é lindissima, eu amo capas assim..sem rostos. Adorei sua resenha e so me deixou querendo ainda mais ler.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny!
      A história é muito intensa e impacta! Você vai gostar!
      Bjks!

      Excluir
  3. Esse livro é maravilhosos,Cia é uma personagem incrível.O livro tem uma pegada das trilogias Jogos Vorazes e Divergente,como eu amo essas duas,O teste me encantou logo no primeiro minuto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Não vejo a hora de ler a continuação <3
      Bjks!

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar no livro, mas nunca tinha visto capa, sinopse e muito menos resenha. E Meu Deus! Amei, estou super curiosa para ler! E me lembrou muito outras triologias( Jogos Vorazes, divergente...), como disse o comentário acima! Com certeza entrou para minha lista!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida par ler O Teste, ainda não tive a oportunidade, só mesmo resenhas. Não ficou claro para mim, o motivo dos quatro balõezinhos ao invés de cinco, teve algum ponto negativo ? Para mim, ter continuação é sempre um ponto negativo, gosto de um livro que começa e termina, rsss. Distopias são ótimas leituras e eu quero saber tudo sobre o teste de Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Eu gostei do seu ponto negativo ahahaha
      Bjks!

      Excluir

 
Google+