7

[Resenha] Escravas da Coragem

em segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Escravas da Coragem
Kathleen Grissom
Editora Arqueiro
331 páginas

Escravas da Coragem escrito por Kathleen Grissom traz uma história delicada sobre laços de família e do mais puro amor.

Lavínia, uma criança de apenas sete anos, perde os pais durante a travessia da Irlanda para os Estados Unidos, e ainda é separada do irmão mais novo. Como os pais deviam para o capitão James Pyke, ela é levada para a sua fazenda em Virgínia.

Lavínia fica aos cuidados de Belle, uma escrava mestiça, filha ilegítima do capitão. Mesmo não compreendendo o que a pequena está passando, logo Belle começa a ver Lavínia como sua filha, e sempre a protege.

Não demora muito até que Lavínia se habitue completamente a rotina da cozinha e seja abraçada pela família de escravos formada por Mama Mae, Papa George e seus filhos, biológicos ou de criação.

Mesmo contra a vontade, Lavínia é afastada das pessoas que ama devido a sua pele clara. Ela considera os escravos como sua família, mas as pessoas não entendem como ela pode sentir isso. À medida que cresce, ela começa a ser aceita na casa-grande, tornando-se fundamental para a esposa do capitão, que luta contra a dependência do ópio.

Lavinia se vê dividida entre dois mundos, entre a escravidão e a liberdade, onde a sua lealdade é questionada. E as suas escolhas trarão consequências para a vida de todos.
Escravas da Coragem foi uma leitura intensa, marcante, onde não consegui parar, devorando cada página. Os sentimentos entre Lavínia e a família de escravos vai muito além dos laços sanguíneos. Ela não vê o preconceito por eles serem negros, assim como também não percebe que eles são escravos. Para ela, eles são seu pai, mãe e irmãos.

Com o passar do tempo, ela também começa a construir laços com a família do capitão, mesmo com toda desestrutura que existe naquele lar. O abuso que o filho mais velho sofre, assim como a depressão da esposa do capitão que não consegue superar.

A história é delicada, e acompanhamos o crescimento de Lavínia, de uma criança assustada a uma jovem linda e educada, mas que ainda tem um coração de criança, que não consegue ver a malícia e a maldade das pessoas.

Escravas da Coragem traz uma história irresistível, que evidencia o amor entre as pessoas que não tem o mesmo sangue, mas que sentem os mesmo sentimentos. A luta dessa jovem e suas famílias atravessam alguns anos, e é impossível não se emocionar com algumas das passagens. Em outras palavras, Escravas da Coragem é aquele romance belo, tocante, envolvente, que faz sorrir e faz sofrer, onde não conseguimos deixar de devorar a leitura.

Nota;


7 comentários:

  1. Concordo em número, gênero e grau. E assino embaixo!
    Bjs Ká!

    ResponderExcluir
  2. ola Carla,tudo bem?
    é uma premissa interessante essa de abordar a escravidão, diferente até e é muito interessante livros assim meio que contras o racismo...

    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Carla, que livro chocante. Adoro livros que trazem como tema racismo e escravidão. Imagino o quanto foi dificil para a pequena Lavinia passar por tudo isso, afinal, ela estaria perdendo sua segunda familia não é ? Fiquei pensando em que tipo de abusos o filho mais velho do capitão sofria.

    ResponderExcluir
  4. Que historia tocante! Eu simplesmente amo historias onde o amor fala mais alto que tudo, que sangue, posição social, raça e tudo mais! Com certeza é um livro marcante, e já está na minha lista de desejados, adorei ler essa resenha! Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o livro pelo que li em sua resenha é bem intenso e com certeza o título veio a calhar.Já vi que vou chorar,sofrer muito, mas apreciar a intensidade da leitura e torcer pela superação e felicidade dos personagens... Amei sua resenha.bj

    ResponderExcluir
  6. Com certeza é uma história linda! acho que todos devemos ser assim não reparar a cor da pele, se tem dinheiro ou nao, qual é o credo e sua opçao sexual, devemos sempre ver pelo coração da pessoas, mas isso é dificil ne.
    Espero poder devorar o livro logo.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Livros com temas relacionados a familia,onde envolve questões sérias são bem interessantes.
    Um dos meus preferidos é Histórias cruzadas que se trata da luta pela igualdade e tambem aborda temas familiares.

    ResponderExcluir

 
Google+