38

[Resenha] A máquina de contar histórias

em sábado, 9 de agosto de 2014
A máquina de contar histórias
Maurício Gomyde
Editora Novo Conceito – Selo Novas Páginas
191 páginas

A máquina de contar histórias escrito por Maurício Gomyde traz uma história linda sobre perdão e segundas chances.
Vinicius Becker é conhecido pelo seu talento em criar histórias, considerado o maior escrito do país. Nada parece ter poder de desviá-lo do sucesso, e cada livro publicado é triunfo no mercado editorial.

Na noite de lançamento de seu décimo livro, Vinicius recebe uma notícia que mudará drasticamente sua vida, uma notícia que há anos não esperava receber: sua esposa Viviana perdeu a batalha para leucemia, morreu sozinha em um quarto de hospital a quilômetros de distância.

Quando retorna para o enterro, Vinícius descobre o desprezo de suas duas filhas, Valentina e Vida, que se ressentiam pelo pai ausente, que estava apenas preocupado em conquistar uma carreira de sucesso.

Cada vez mais chateado com o comportamento da filha mais velha que parece odiar irremediavelmente, Vinicius assiste um vídeo no computador de Valentina. Nele, a esposa revela os seis desejos que gostaria de ter realizado na vida. Vinícius decide sair em uma jornada para reencontrar o amor das filhas, com muitos momentos e infinitas lições. E uma redescoberta de uma vida inteira como escritor e pai.

Com uma narrativa extremamente delicada e envolvente, Maurício tece uma história sobre um homem que não teve coragem de encarar o sofrimento da esposa, e com isso, perde o amor das filhas.

Vinicius e Viviana descobrem a doença quando ela estava grávida de Vida, a filha mais nova. Mesmo com todo o tratamento, Viviana não deixa com que o marido não lute pelos seus sonhos. Vinicius torna-se um famoso escritor, mas no processo, tornou-se um pai e marido ausente, mesmo amando a esposa e as filhas.

Valentina acompanhou todo o sofrimento da mãe, e com isso, se recente pela ausência do pai. Com atitudes revoltadas e com ódio, ela sempre o maltrata, sem se importa em perceber que ele também está sofrendo. Vida é a caçula, uma criança que não sabe o que é ter o pai por perto, e mesmo com toda a sua meiguice, não consegue confiar totalmente no pai.

A história é emocionante, e alguns trechos me levaram as lágrimas devido ao drama apresentado. Eu adoro enredos onde temos problemas familiares, e esse entrou para a minha lista de favoritos. Evidenciando o poder do perdão e da segunda chance, A Máquina de Contar Histórias é um livro que deve ser dado de presente a todas pessoas, devido a sua delicadeza e emoção.

Nota:



38 comentários:

  1. Está aí o livro que mais gostaria de ler no momento.
    Maurício se mostrou um autor cheio de sensibilidade ao escrever uma trama tão intensa e com uma alta carga emocional.
    Assim como você, gosto demais de histórias que envolvem famílias. Acho que um jeito ou de outro nos identificamos com alguma coisa e sempre podemos aprender o que fazer e o que não fazer.
    O mais bonito com certeza é ver uma pessoa admitindo para si e para o outro que errou, e também quando ela se dispõe a mudar para melhorar e restaurar o relacionamento.
    Esse livro provavelmente entrará para os meus favoritos. *-*
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Esse livro é lindo, emocionante, e eu chorei em alguns momentos \o/
      Você vai gostar!
      Bjks!

      Excluir
  2. Eu to simplesmente louca pra ler esse livro! Só li elogios até agora, mais o seu que acabei de ler, só aumenta a minha vontade de ler o livro. Também gosto muito de história de dramas familiares, acho que nos faz aprender muito e tenho certeza que da pra tirar uma boa lição desse livro. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nathalia!
      Eu sou apaixonada por dramas familiares \o/ Você vai gostar dessa trama =D
      Bjks!

      Excluir
  3. Parece bem triste esse livro. Acho interessante tbm livros que contam a história de outros escritores ou autores, fica meio "inception" Se levou 4 balõezinhos deve estar muito bom. E triste também =[ Outra coisa também é escritores terem a capacidade de sensibilizar o leitor, pq muitos são mto secos. Vlw pela resenha Carla, estava esperando por sua opinião quanto a esse livro! :) ps. Está lendo pra caramba hein!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      ahahah e você não imagina o tamanho da pilha que eu ainda tenho aqui para ler, rs.
      Esse livro é lindo!
      bjks!

      Excluir
  4. Oieee
    Adoro livros emocionantes e senti certa raiva de Vinícius pelo seu abandono a sua família
    quem sabe com a leitura do livro eu o consiga compreender,mas no momento estou
    mas como a filha mais velha dele.
    Mesmo contendo poucas paginas,o que me irrita um pouco tenho certeza que a história
    é bem desenvolvida,pretendo ler em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      A história é bem desenvolvida sim =D
      Você vai esse emocionar com esse drama \o/
      Bjks!

      Excluir
  5. Oi Carla, tudo bom?? É tão bom ver nossos autores nacionais ganhando o mercado brasileiro e podendo mostrar seu talento a todos os leitores. E ee definitivamente é o caso do Maurício, ele tem um gewito de escrever que nos envolve, e pelo que vejo em sua resenha, esse novo livro dele é tocante, cheio de emoções, superações, perdão, reconquista,perdas. Parece que ele conseguiu construir uma história fascinante. Arabéns pela resenha. Quero muito ler e ter esse livro...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      A escrita do autor me surpreendeu e emocionou \o/
      Bjks!

      Excluir
  6. eu ainda não li esse e isso me mata por dentro, pois amo o trabalho do Maurício, desde que conheci eu me apaixonei pela forma humanizadora das obras dele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila!
      Você vai se emocionar com essa trama!
      bjks!

      Excluir
  7. Oiee
    Ainda não li o livro, mas achei a resenha e a capa lindas. A trama do livro parece ser bem envolvente e emocionante. Gosto bastante de drama e também de livros que contenham problemas familiares a serem resolvidos. Fiquei muito curiosa para saber e essa viagem em busca do prejuízo e do tempo perdido vai acabar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      você vai gostar, o enredo é emocionante =D
      Bjks!

      Excluir
  8. Que livro mais lindo e olha que presentão para o dia dos pais não é ?
    COm certeza vai me fazer chorar, tenho histórico de pai ausente e mae que morreu de cancer, mas meu pai nao foi como Vinicius, para ele foi mais facil começar uma nova familia.
    Enfim, preciso ler, para ontem e ver como Vinicius recuperou o amor das filhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      É um presente lindo para se dar para quem se ama \o/
      Bjks!

      Excluir
  9. Olá Carla, eu também adoro livros que abordam drama familiares e esse parece ser muito bom, imagina como as filhas deve ser ressentidas com Vinícius por ele ter deixa sua mãe morrer "sozinha", mas também tem o drama dele se afastar por amar tanto ela que não conseguia ver ela doente e a fragilidade de perde-la a qualquer momento <3 Mais um livro que entrou para minha listinha de desejados.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      fico feliz em saber que gostou da resenha =D
      Bjks!

      Excluir
  10. Adorei a resenha! Esse é um livro que estou querendo muito ler. Adoro livros que abordam dramas familiares, só de ler a resenha fiquei imaginando o sofrimento do pai e das filhas. A história parece ser muito envolvente e emocionante, tenho certeza que vou chorar muito.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika!
      Você vai se emocionar com essa leitura, é envolvente e impossível de abandonar!
      Bjks!

      Excluir
  11. ola Carla, tudo bem?
    Esse livro parece ser encantador, mas realmente é uma pena que estou fugindo de drama. Estou em uma época que leio mais romance e drama, mas com toda certeza ele entrará para a lista de leitura futura minha...
    Bela resenha...

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gisele!
      Eu te entendo, tem alguns momentos que não conseguimos ler determinados livros
      Bjks!

      Excluir
  12. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler A Máquina de Contar Histórias! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Ah! Que emocionante *_* fiquei curiosa para ler o livro. Sua resenha me deixou instigada... Estou numa fase tãããoooo nacional que tenho certeza de que iria gostar, apesar da capa, não daria nada pelo livro por conta dela... rsrs... sim eu foco mt nas capas... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa!
      A história é linda, você vai gostar!
      Bjks!

      Excluir
  14. Não sou muito fan de historias tristes, mas essa me chamou atenção não sei se foi por a forma trágica da historia ou de um escritor escrevendo sobre um escritor acho que as duas coisas :p .

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gabiel!
      Eu achei essa história linda
      !Bjks!

      Excluir
  15. Oi Carla!
    Sempre leio resenhas positivas dos livros do Maurício, mas ainda não consegui ler nenhum. Recebi esse livro da NC, vou ver se consigo ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Vi como foi bem divulgado o livro e não me interessei para saber da sinopse - sempre deixava para depois - e agora que li sua resenha primeira coisa que passa na minha mente é: chorarei litros. E o pior que o personagem principal não é só obter o perdão das filhas, mas da esposa que faleceu.
    Que bom que foi uma ótima leitura, espero ter a oportunidade de lê-lo.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      A história é emocionante, você vai gostar =D
      Bjks!

      Excluir
  17. Oi Carla,
    O livro parece ser um livro com uma carga emocional fortíssima, e ser belo a cada página, com pai e filha tentando redescobrir a relação, tenho certeza que me emocionarei com a leitura. Como ele é pequeno deve ser uma leitura bem rápida né?
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      A leitura é bem rápida sim =D
      Bjks!

      Excluir
  18. Parece uma história tão sensível e real, com muitas emoções. Este livro pode mesmo prender um leitor do começo ao fim. Belíssimo trama. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Carlinhaaa!!
    Li este livro e o estilo do Maurício me lembrou o do Sparks, a carga emocional e descrição de sentimentos bem similar.
    Odiei o Vinícius, mas valeu a pena acompanhar a trilha dele em busca de reconquistar o amor das filhas. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Menina, eu chorei em alguns momentos da história! O livro é uma graça!
      Bjks!

      Excluir

 
Google+