32

[Resenha] Se eu ficar

em segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Se eu ficar
Gayle Forman
Editora Novo Conceito
224 páginas

Se eu ficar escrito por Gayle Forman traz uma história linda e emocionante, e é impossível começar a escrever esse texto sem algumas lágrimas nos olhos. Desde que vi a divulgação da publicação pela Novo Conceito, assim como o trailer do filme, fiquei curiosa quanto ao enredo. Após a leitura da história, compreendi mais sobre algumas cenas do trailer e posso dizer que quero assistir esse filme urgente.

Mia é uma jovem apaixonada pela música e sonha entrar para Julliard. Desde pequena, Mia se dedicou a aprender a tocar violoncelo, e tem um talento nato para isso. Os pais imaginavam que ela gostaria de rock, devido ao passado deles; mas a filha gosta de música clássica, o que nunca os impediu de a apoiar. Mia tem um irmão mais novo, Teddy, por quem ela tem um carinho especial.

Mia nunca imaginou chamar a atenção de Adam, o vocalista e guitarrista da banda Shooting Star, uma banda desconhecida, mas de talento e futuro promissor. O início do relacionamento entre eles é confuso, algo normal para a tenra idade deles, mas o amor que sente é único e transformador.

Mia tem um futuro promissor pela frente, uma família que ama e a apóia, um namorado que ama... mas tudo isso muda drasticamente, quando Mia sofre um acidente de carro com toda a família.

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música, acompanhar tudo o que acontece com o próprio corpo e ao seu redor, mas não sente nada. Mia acompanha o esforço dos médicos para salvar sua vida, assim como, acompanha o sofrimento de toda a família e amigos na sala de espera aguardando alguma notícia, e também Adam, que lutar para ficar ao seu lado.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha”

Pelas próximas horas, Mia terá que compreender com o que aconteceu com sua vida depois do acidente. Ela tem uma difícil escolha para fazer.

“Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe, conversando baixinho enquanto lavamos louça?Ficar sem eles?Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.”
Se ela ficar...

Com um enredo emocionante, com uma delicadeza única, Gayle Forman nos fala sobre a força do amor, da família e das decisões que precisamos tomar em nossas vidas.

A história se alterna entre o passado e presente, onde acompanhamos toda a história de Mia e sua família, assim como amigos, sonhos e sobre seu romance com Adam. O livro é composto por poucas páginas, mas tem um enredo intenso, onde cada trecho pode-se notar a sensibilidade da história, que toca fundo em nossa alma.

Fiquei emocionada em vários trechos, onde a família se desespera querendo Mia de volta, ao mesmo tempo, precisam aceitar se ela não quiser mais viver depois de tudo o que aconteceu no acidente. O amor abnegado, único e puro onde mesmo que sofra, aceita a decisão que a outra pessoa deseja tomar.

“– Tudo bem. Se você quiser partir – diz ele. – Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. (...) Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir para de lutar.”

Posso passar horas a separar trechos do livro que me fizeram emocionar, e mesmo assim, não conseguiria transmitir todas as emoções que senti durante a leitura. É um livro que tocará as pessoas, e cada um encontrar um trecho emocionante e único.

Confesso que não vejo a hora de assistir ao filme e também ler a segunda parte da história, Para onde ela foi, que também será publicada pela editora Novo Conceito. E posso dizer, a caixinha de lenço enviada no kit é de muita utilidade (risos).


“Viva para amar.”
Nota:


32 comentários:

  1. Oi Carla, tudo bem?
    O livro parece ser bem emocionante. Quase chorei aqui lendo sua resenha! Quando vi os lançamentos da Nova Conceito, nem li a sinopse desse porque meu foco era (e é) A menina mais fria de Coldtown, mas poxa, esse livro parece ser bem lindo! Já está na minha lista de leitura, com toda certeza! Só que como sou uma manteiga derretida não poderei ler em publico! Até posso me imaginar chorando horas a fio kkkkk!! É sério, me apaixonei pela história só por causa da sua resenha! Você me apresentou um livro que antes nem dava muita atenção e que agora vou comprar! Obrigada!!!

    beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!
      Ahhh menina, eu chorei em vários momentos! A história é linda!
      bjks!

      Excluir
  2. Ai que emoção... também fiquei louca para ler esse livro quando li sobre ele na page da NC :'(
    Muitos lencinhos precisam ser usados na leitura dele ein? Imagina ver o filme...
    Adorei sua resenha, me deixou muito intrigada quanto ao desenrolar, mas ja vi que vou chorar oceanos,.... aiai ai... lá foi ele pro topo da minha listinha de desejos... ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa!
      Já estou preparando a caixinha para quando for assistir o filme \o/
      Bjks!

      Excluir
  3. Eu já estava muito ansioso para ler esse livro, mas não sabia que ia virar filme e agora com sua resenha e sabendo que vai virar filme tenho que correr para ler.
    ótima resenha, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Já estou contando os dias para assistir no cinema \o/
      BJks!

      Excluir
  4. Oie...
    Estou também muito ansiosa para ler o livro. Está havendo grande divulgação de seu lançamento e mal posso esperar para garantir o meu. O enredo parece ser muito emocionante e envolvente. Preciso correr par ler para então assistir ao filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Essa história é linda, me emocionei em vários momentos =D
      Bjks!

      Excluir
  5. Gente, este livro está "explodindo", vários blogs fazendo resenhas, muitas pessoas comentando e eu descobri hoje que vai sair um filme. Depois de ler esta resenha entendi o porquê. Me imaginei na pele dela na hora de escolher se iria ficar, é um momento muito triste e que nos envolve de imediato. Amei. Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse!
      Eu fiquei sensibilizada com a escolha e foi impossível não derrubar algumas lágrimas, rs
      Bjks!

      Excluir
  6. Se eu já me emocionei só de ler a resenha imagina lendo o livro? Vi o trailer do filme e estou louca pra assistir, mas quero muito ler o livro primeiro. Adorei os trechos que vc selecionou, são emocionantes e deixam um gostinho de quero mais. Com certeza precisarei de vários lencinhos durante a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika!
      Leia sim, confesso que entendi mais alguns trechos do trailer \o/
      Bjks!

      Excluir
  7. oi!
    Como assim não saberei pra onde a menina foi..chorarei litros, porque só com o seu relato já me emocionei, é impensável o que essa personagem passa e é uma escolha difícil, todo mundo morre? até o irmão? Acho que só assistirei o filme depois que sair pras locadoras porque acho que não combina pipoca, refri e papel higiênico (o pacote de lencinho será pouco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Já prepara a caixa de lenços quando for ler o livro, rs
      Bjks!

      Excluir
  8. Eu tinha ficado confusa com o trailer, pq parece ter muito mais na história dela que ela nem mesmo sabia. É como se nesse tempo ela descobrisse coisas ruins né. Acho curioso pq ela fica em duvida? Só lendo pra entender melhor, parece uma história muito complexa! Ficou boa a resenha, só preciso entender melhor o enredo. Ah, o filme assistirei com certeza!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!
      Ahhh eu preciso assistir esse filme =D
      Bjks!

      Excluir
  9. Não sabia que ia ter segunda parte. Todos os blogs tão falando desse livro, fazendo resenha. Eu vi o trailer e parece ótimo, bem emocionante. To meio sem dinheiro pra comprar o livro então acho que vou ver o filme primeiro dessa vez rs. Mas com certeza eu quero ler, me interessei muito. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      A história é linda!
      Bjks!

      Excluir
  10. Que história incrível! Não vejo a hora de ler o livro e também de ver o filme.
    Achei fantástica essa alternância entre passado e futuro na narrativa. E também adorei a sensibilidade da trama e toda a carga emocional envolvida.
    Expectativas altíssimas. Acho que não vou ficar desapontada!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Já prepara os lencinhos =D
      Bjks!

      Excluir
  11. Vai ter uma segunda parte?OMG preciso ler esse logo então.
    Todo mundo está falando tão bem da história e isso só aumenta ainda mais a minha
    curiosidade em relação ao livro.
    Acho que vou ter que comprar até uns lencinhos pois é muita emoção :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Vai ter sim! E não vejo a hora de ler, rs.
      BJks!

      Excluir
  12. Nossa, já etou me preparando psicologicamente pra aguentar o choro e a emoção que sentirei ao ler o livro. Pelo que pude percebr em sua resenha, a Gayle soube fazer uma trama envolvente, tocante, que vai nos prender a cada página lida. parabéns pela resenha...estou louca pra ler esse livro.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Caixas e mais caixas de lenços para a leitura do livro e para assistir o filme, rs
      Bjks!

      Excluir
  13. O Livro deve mesmo ser muito lindo e comovente, afinal os lencinhos que a NC mando no kit todo mundo disse ter usado rsrs. Lendo esses quotes fico imaginando o quão bela é a história, com certeza quero me emocionar com esse livro e chorar muito porque me comovo facilmente hehe.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Sim, é item essencial para a leitura, rs
      Bjks!

      Excluir
  14. Carla,

    Que livro lindo. Adoro livros que fazem chorar, sei la, sou meio maluca mesmo.
    Imagino que todas as pessoas em coma, devem viver assim como Mia, vendo o que acontece e decidindo se luta para voltar ou se decide partir.
    Ja estou me imaginando no lugar dela, chega a arrepiar. Ganhei o livro e estou esperando chegar, mas tenho certeza que vou me emocionar como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Menina, eu gosto também de livro assim , vai entender, rsrs.
      Bjks!

      Excluir
  15. Olá Carla, Esse livro parece ser incrível, muitas pessoas falando dele e uma boa propaganda da editora além é claro desse enrendo perfeito, ainda não li mas pela sua resenha ele é bem dramático e cheio de momentos emocionante, com essa luta que Mia tem que fazer para sobreviver e ao mesmo tempo decidir se quer ficar. Espero poder lê-lo em breve também <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Você precisa ler, vai se emocionar =D
      Bjks!

      Excluir
  16. Essa é minha próxima leitura, contando os minutos!!

    ResponderExcluir

 
Google+