5

[Resenha] A Senhora das Águas

em terça-feira, 19 de agosto de 2014
A Senhora das Águas
A guerra dos primos – vol. 3
Philippa Gregory
Editora Record
531 páginas

A Senhora das Águas escrito por Philippa Gregory é o terceiro volume da série A Guerra dos Primos e acompanhamos a história de Jacquetta, Lady Rivers, mãe da Rainha Branca Elizabeth Woodville.

É o auge da Guerra dos Cem Anos, e os territórios ingleses na França encontram-se sob constantes ameaças. O rei da Inglaterra, Henrique VI, é apenas um menino, e a instabilidade do governo favorece o avanço do exército inimigo. O tio do rei, John, duque de Bedford, tenta preservar as terras do sobrinho, mas seus esforços são insuficientes. Uma atmosfera de incerteza paira no ar.

Jacquetta é membro de uma das mais importantes casas da França, e descendente de Melusina, a deusa das águas, ela tem a capacidade de prever o futuro. Seu dom chama a atenção do duque, que logo pede a sua mão em casamento para utilizar seu poder, mas sem se envolver emocionalmente ou fisicamente com ela. A única pessoa que faz companhia é seu único amigo e escudeiro, Richard Woodville.

Quando Jacquetta transforma em uma viúva abastada, ela decide abandonar tudo para viver com Richard. O casal é banido pela corte, mas não por muito tempo, já que Jacquetta se torna amiga intima e leal a nova rainha, Margarida de Anjou.

Mas logo percebe a crescente hostilidade do povo contra o casal real...

Com uma narrativa única, marcante, fluída, Philippa mescla fatos históricos com ficção abordando um período sangrento da história da Inglaterra, a Guerra das Duas Rosas.

Essa história aborda o passado do Jacquetta, uma mulher dotada de um dom único, onde será utilizado levianamente pelo primeiro marido, o dique de Bedford. Jacquetta é uma mulher com uma sensibilidade para prever o futuro dos membros da família, e vê isso como um risco para a própria segurança. Ela sabe dizer quando algum parente falecerá. Auxiliada pela tia-avó, Jacquetta aprende mais sobre a história de Melusina, a deusa das águas, por quem ela herdou seu dom.

Mesmo sendo o terceiro volume da série, os fatos narrados no volume são anteriores aos dois primeiros volumes. Eu estou começando a leitura da série pelo terceiro volume, e vou adquirir os anteriores para continuar a leitura, pois é impossível não se apaixonar pela história narrada por Philippa.


Philippa traz uma história envolvente, contados fatos históricos ricos em detalhes, desenvolvendo com maestria através dos dramas pessoais das mulheres que exerceram papel decisivo nos bastidores dos conflitos. Recentemente, a série A Guerra dos Primos foi adaptada em uma minisérie da TV pela BBC de dez capítulos, intitulada The White Queen. Foi através da série que busquei informações sobre os fatos históricos narrados nos volumes, e me surpreendi com o que encontrei na narrativa da autora. É uma história extraordinária, e a autora me surpreendeu. 

Nota:



5 comentários:

  1. Meu sonho é ler algo da Philippa!! Amo romances históricos e muitos tem ela como referencia!

    Não sabia que a mini série era baseada nos livros dela não... vou atras também! ;)

    ResponderExcluir
  2. acredita que nunca ouvi falar desses livros?foi bom conhecer algo a respeito! parece interessante o fato dela prever o futuro, ter sobrenatural + histórico misturado é um sonho meu que se torna realidade!

    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido comentários sobre essa série, mas esse éum estilo literário que não aguçou minha vontade de ler... Gostei de sua resenha, pq ela me permitiu conhecer mais sobre o livro e seus personagens...Vou indicar pra minha irmã, pois ela adora livros assim..bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. oi!
    parece ser uma história, mas eu não sei se quero ler por conta de que não quero ver a mocinha prever a morte dos outros, deve ser muito angustiante, acho que a autora não toca muito nesta parte ne.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Não sei dizer exatamente o que achei do livro. Acho que não é muito a minha praia, Mas é no minim o interessante o "poder" de Jacquetta de poder ver o futuro dos seus familiares.

    ResponderExcluir

 
Google+