3

[Especial Leya] Culpa na Literatura

em sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Culpa, sentimento que se apresenta quando, após a avaliação dos atos, nos sentimos responsável pelos erros que prejudicaram outra pessoa, ou a nós mesmos. É um sentimento que nos machuca, impedindo de aproveitar qualquer outro momento com o pensamento fixo de que é errada a felicidade. O sentimento de culpa dilacera o nosso interior, a ponto de conseguir mais ver o lado bom da vida.

Na literatura, encontramos as mais diversas tramas onde o personagem é consumido pela culpa de atos cometidos e até mesmo pela omissão de algo. As situações são tensas, diversas complicações acontecem em todo enredo até que o/a protagonista aceite esse sentimento e volte a viver. Qual personagem não passa por um pouco disso?

Em A Última Chance, Ellie se culpa por não ter coragem de entrar em contato com o melhor amigo, por se sentir inferiorizada, já que não realizou nenhum dos sonhos.

Em No Limite da Atração, o irmão mais novo de Noah não aceita a nova vida devido a culpa que sente pelo que aconteceu aos pais, e esconde esse sentimento de todos.

Na Trilogia Amada Imortal, Natasya é corroída pela culpa de não ter aproveitado a imortalidade, onde passou séculos vivendo futilidades, sem fazer algo para melhoria do próximo.

Em O Jogo Perfeito, Jack Carter faz algo impensado, que coloca a perder o seu relacionamento com Cassie Andrews, e para aliviar o sentimento de culpa, ele se afasta dela.

Todos os enredos sobre culpa levam o leitor ao mais puro sentimento, onde nos sentimos presos a trama, ansiando acabar com o sofrimento do personagem. E em cada final, aquele momento de redenção onde o protagonista aceita os erros que cometeu e deixa o sentimento de lado, nos levam as lágrimas.

A Editora Leya está lançando Willow, onde a personagem central é tomada pela culpa devido ao que aconteceu aos pais. Na trama, a vida de Willow muda drasticamente em uma noite chuvosa quando os pais acabam bebendo muito durante o jantar e pedem a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perde o controle do veículo e seus pais morrem no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo.

De forma sensível e emocionante, acompanhamos a luta de uma jovem ao lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade. 

Será uma das minhas próximas leituras, e não vejo a hora de poder me emocionar com Willow e sua história de amor. Mais uma indicação de leitura, que está em pré-venda na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/8065205


Boa leitura!


3 comentários:

  1. Aguardo a resenha completa..
    não é o que eu gostaria de ler no momento.. mas
    parece ter uma trama bem interessante..

    ResponderExcluir
  2. Adoooooro estas postagens coletiva !
    E claro seu blog não poderia ficar de fora e logico!
    Adoooooreii o livro e ansiosa pra que sabe ler este livro
    irei conferir alguns resenha pra ver como esta historia de fato


    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlinha!!Realmente culpa é um assunto sempre super falado em livros.Adorei demais a capa e a sinopse do livro. ótimo lançamento!

    ResponderExcluir

 
Google+