6

[Resenha] Ruínas de Gorlan

em terça-feira, 4 de novembro de 2014
Ruínas de Gorlan
Rangers – Ordem dos Arqueiros – Vol. 01
John Flanagan
Editora Fundamento

A resenha de hoje foi escrita pela colunista convidada Elis Miranda, do blog Cotidiano de Leitora. Confiram:

Em uma época medieval, os jovens que ficavam órfãos eram educados pela generosidade do senhor do feudo. Aos 15 anos, esses jovens tinham a oportunidade de melhorarem de vida ao se candidatarem para aprender um ofício.

Will é um dos órfãos, diferente dos outros, não sabe nada sobre os seus pais além do que estava escrito no bilhete que estava com ele “seu pai morreu como um herói”. Com somente essa informação. Ele criou uma história majestosa sobre a vida e morte de seu pai, por isso quer ir para a escola de guerra e assim ser tão herói quanto o pai que ele imaginou. Porém como ele é pequeno e magro foi recusado.

Halt é o arqueiro do feudo, depois de ver Will ser recusado na escola de guerra, se oferece para treiná-lo para o oficio de arqueiro.

Andava somente na minha zona de conforto literário, os romances. Mas eu gosto muito de histórias desse estilo, época medieval, cavaleiros, arqueiros. Quando um colega de trabalho não parou de falar bem dos livros, eu não resisti e fui ler.

E amei! O mundo criado por John Flanagan é bem fundamentado, com isso completamente crível. Ele mistura o fantástico com situações familiares, por exemplo o bullying que Will e Horace sofrem. A história é dinâmica, os personagens cativantes, logo de cara eu comecei a torcer pelo Will, queria ser amiga do Halt e que os outros órfãos tivessem sucesso no oficio que escolheram.

Me envolvi completamente, não conseguia virar as páginas rápido o suficiente para saber o que viria a seguir.

Em meio ao treinamento de Will, um antigo inimigo do reino reaparece. Com a ameaça iminente, Will será mais testado que o planejado. As cenas de perigo são bem legais.

Eu não gosto de livros narrados em primeira pessoa, eu acho que algo da história acaba se perdendo, mas isso não acontece aqui. John Flanagan narra em terceira pessoa dando voz a todos os personagens envolvidos na cena. Seria até um pouco confuso se o autor não fosse tão bom, porém ele consegue deixar tudo uniforme.


Amei a história e amei a narrativa, me conquistou totalmente.


6 comentários:

  1. Oi Carla! Oi Elis!
    Esse é um livro que está na minha lista de desejados faz tempo... Parece ser tão legal!
    A única coisa que me desmotiva a comprá-lo é pensar que faz parte de uma série enorme...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu pretendo comprar esta serie mas é para meu filho ler, ele gosta de livros deste estilo, eu ja não curto muito, a não ser que tenha romance de fator principal..dai adoro rs.
    Eu ja tinha lido outras resenhas falando bem desta saga.
    Qualquer hora eu compro, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, já tinha lido resenhas falando muito bem desta série, e já estou pensando em ler também. Legal o autor usar este recurso na narração e ainda assim não deixar o leitor perdido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eeeeebaa! Rangers! Eu sempre fiquei curiosa quanto a esse livro, se lia ou não, já que a lista de espera é grande e mais uma saga fica difícil.
    Mas depois de ler a resenha, sua avaliação das narrativas, e os elementos do livro, fiquei com muit vontade de ler! Amo amo livros medievais!! *-*-*-*-*-*-* Vlw Carla!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro depois dessa resenha pronto, mais dinheiro no final do mês porque né.. kk
    O livro deve ser bem emocionante mesmo, livros medievais são sempre reconfortantes e ao mesmo tempo não tem como não esperar por aventuras. No caso desse livro, já espero a mto tempo e para confirmar só tendo-o para mim *-*
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro depois dessa resenha pronto, mais dinheiro no final do mês porque né.. kk
    O livro deve ser bem emocionante mesmo, livros medievais são sempre reconfortantes e ao mesmo tempo não tem como não esperar por aventuras. No caso desse livro, já espero a mto tempo e para confirmar só tendo-o para mim *-*
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir

 
Google+