5

[Resenha] O Grande Ivan

em sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
O grande Ivan
Katherine Applegate
#Irado
285 páginas

O grande Ivan escrito por Katherine Applegate é baseado em fatos reais, quando a autora ouviu sobre Ivan, o famoso “Gorila do Shopping”. O Ivan da vida real viveu por 27 anos confinado em uma jaula apertada. Após protestos da população, Ivan foi transferido para o zoológico que abriga o maior grupo de gorilas-do-ocidente dos Estados Unidos, onde ele se tornou uma celebridade. Ivan ficou conhecido por pintar quadros, “assinado” com sua impressão digital. Mas vamos falar sobre o livro (risos).

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, fora comprada pelo dono do circo.
Atendendo ao pedido da sua melhor amiga, a elefante Stella, Ivan promete fazer de tudo para que a pequena Ruby não sofra nas mãos de Mark, o dono do shopping.

Visando apenas o lucro, Mark pouco se preocupa com os animais que são expostos no shopping. Quando um deles adoece, ele sempre arruma uma desculpa para não pagar o tratamento. Quando o lucro diminui ainda mais, Mark compra a pequena Ruby, com o intuito de expô-la ao extremo.

Tentando proteger Ruby, Ivan utiliza de tudo o que conhece para se comunicar, utilizando suas pinturas e desenhos. Impossível não se sensibilizar com a solidão desses animais, que apenas tem um ao outro como companhia, separados por grades. Confesso que ficava com o coração na mão, cada vez que era transmitido o sentimento de Ivan, ou quando era contado um pouco do passado dos outros animais.


O livro é delicado, emocionante, e mesmo sendo publicado para o público jovem, indico para os leitores de todas as idades. Um livro que fala sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade, e o quanto uma verdadeira amizade pode mudar vidas.

Nota:



5 comentários:

  1. Oi Carla, já tive o prazer de ler 3 livros do selo #irado e tenho gostado muito, não só do enredo dos livros, mas da parte gráfica também, que aliás eles tem arrasado. Este é mais um livro que eu quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler O Grande Ivan! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!!!Este livro me chamou a atenção desde seu lançamento pois historias reais e ainda mais com animais. Sua resenha esta super encantadora creio que assim como a historia. Tenho ele na lista de mais desejados, e espero em breve ter a oportunidade de ler!Beijocas!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mega fã de livros infantis, infanto juvenis... às vezes eles superam os livros adultos, pois promovem muito mais reflexões do que imaginamos. É o único livro da #IRADO que eu ainda não li. Agora sei que vou ter que passar ele pra frente, pra deixar minha opinião. :D

    Beijos

    Amy - http://il-macchiato.com

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus, não posso ler essas coisas de animais que eu choro, ainda mais sabendo que é de história real rs Jurava que era mais um livro bobinho mas já vi que emociona.

    ResponderExcluir

 
Google+