2

[Resenha] Treze Almas

em segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Treze Almas
Marcelo Cezar
Vida e Consciência
480 páginas

Em seu 15º romance, Treze almas, o autor, apresenta a surpreendente história de Lina, uma moça nascida no sertão nordestino, que, após vivenciar uma série de acontecimentos tristes e marcantes, muda-se para Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e passa a viver com um casal que a acolhe como filha. Teimosa, inflexível, muito resistente às mudanças, mas de bom coração, Lina não se dá conta que cultivar valores extremistas só lhe causa dor e sofrimento. 

Após descobrir fatos reveladores que envolvem sua família, Lina decide construir uma nova vida e muda-se para São Paulo. É quando seu destino vai de encontro à tragédia do Edifício Joelma, local marcado por energias pesadas por ter sido cenário de muitas mortes, como o açoitamento de escravos durante os séculos 17 e 18 e um assassinato envolto por mistérios - também revelado no romance -, conhecido como "crime do poço", que aconteceu na década de 1940. 

Repleta de personagens marcantes e surpreendentes, a narrativa de Marcelo Cezar mostra a importância de superarmos padrões comportamentais fixos e nocivos e ainda desvenda o mistério das treze almas e de que forma os milagres acontecem.

Treze pessoas que perderam suas vidas carbonizadas em um dos piores incêndios que São Paulo já vivenciou. O romance vai abordar a vida desses personagens antes do incêndio e como eles ficaram após, quando em espírito liberto do plano terreno.

A trama é tão bem desenvolvida que não tem como não se envolver, quando vemos estamos grudados na história que não queremos que termine mesmo tentando segurar a curiosidade.

Há muito tempo eu conheço a prece das treze almas e nunca imaginei do que se tratava, estranhei apenas, mas não questionei. Ao receber um exemplar do romance, fiquei curiosa com o enredo quando descobri que se tratava doa incêndio do Joelma. E fiquei surpresa sobre a tal famosa oração que eu tenho e até então desconhecia a história.


O enredo é ótimo, rico em detalhes e com conteúdo belíssimo, de emocionar. O romance aborda a trajetória de vida de uma das treze almas que ficaram presas em um elevador do Joelma e que até hoje não foram identificadas por algum conhecido. Emoção e surpresa o leitor terá do início ao fim. Uma leitura recheada de surpresas que qualquer detalhe que deixe escapar, tirará todas as surpresas dos leitores.


2 comentários:

  1. Olá Carla!Ainda não conhecia este livro, mas com certeza é quase impossível não ter estudado ou ter algum conhecimento sobre o tema.E com certeza creio que seja uma leitura muito rica e emocionante.E sua resenha deixa a gente super curiosa por ela estar tão rica em detalhes e entusiasmo. Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que é o único gênero que não tenho o costume de ler. Mas a trama, mesmo que não seja algo que eu leia de fato, me deixou curiosa. Você sempre trazendo novidades, Carla. Adoro ♥




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir

 
Google+