6

[Resenha] After

em quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
After
After - vol. 01
Anna Todd
Editora Paralela
524 páginas

After escrito por Anna Todd é o primeiro volume da série de mesmo nome, onde acompanhamos o conturbado romance entre Hardin e Tessa. A série foi publicada originalmente no Wattpad, sendo uma fanfic baseada em um dos integrantes da banda One Direction, e devido a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura, a autora resolveu transforma a história em livro.

Na trama, acompanhamos a jovem Tessa, de 18 anos, quando sai de casa, onde mora apenas com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança.

Tessa é uma jovem ingênua, doce, que apenas leva a vida nos estudos e na leitura. Ela nunca foi para uma festa, ou bebeu, nunca usou maquiagem e suas roupas são conservadoras. Seu relacionamento com o namorado Noah nunca evoluiu dos beijos e os amassos, e ela ainda continua virgem.

No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha.

Hardin é grosseiro, estúpido, sempre está a humilhar ou criticar Tessa, deixando-a chateada ou chorosa depois das discussões. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.

Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

Minha curiosidade para ler esse livro se iniciou quando vi a informação sobre os acessos no Wattpad. Além disso, fiquei intrigada com o enredo apresentado e logo quis conhecer mais sobre a história. Foi uma leitura complicada, pois senti diversos sentimentos com o acompanhar do enredo, e ainda estou tentando processar todos os acontecimentos do livro.

Um dos pontos onde senti que a história é prejudicada é pelo excesso. Tudo é exagerado ou acontece repetidas vezes, transformando a história em um círculo: Hardin é grosseiro, Tessa chora; Hardin pede desculpa, Tessa perdoa. Além das situações repetidas, as atitudes dos personagens são exageradas. Tessa é inocente e ingênua demais, não consegue se defender, e sempre está a chorar. Hardin é grosseiro e estúpido ao extremo, e quando vemos alguma atitude gentil, logo pensamos que ele está louco ou mentindo.

A trama é interessante, mesmo não trazendo novidade para o gênero, e a autora tem uma narrativa que prende a atenção do leitor. Mas o excesso de situações repetidas faz com que o livro torne-se cansativo, e até irritante, já que atitudes dos personagens me irritavam.

O volume termina com a revelação de um dos segredos de Hardin, onde fiquei ainda mais irritada com o personagem, que tem um longo caminho a percorrer para enfim me conquistar e tirar a imagem de ogro literário. É claro que Tessa não fica de fora, já que ela precisa amadurecer nos próximos volumes para que eu possa vê-la com outros olhos, do que mais de uma criança irritante.


Em suma, After é um livro controverso, onde os leitores amam ou odeiam. As opinões sobre o livro são as mais diversas, entre leitores que adoraram e outros que desistiram da leitura. Mesmo com esses pontos negativos, ainda estou dando uma chance para a série, e vou continuar na expectativa do próximo volume. Apenas espero que Hardin e Tessa amadureçam e não me façam sentir tanta raiva como senti nesse primeiro volume (risos).

Nota:



6 comentários:

  1. Eu Diria Que essa historia de amor ,seria um amor bandido ,porque cara , ela é toda certinha e ele todo descolado ,nada a ver os dois ,mas depois que acontece o que acontece da nisso ,Eu curtir a resenha .

    BLOG : http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/
    Der uma Olhadinha ,e siga o blog pelo gfc .

    ResponderExcluir
  2. Já li e concordo com o que você falou. Na resenha, falei que essas brigas acabaram me irritando e me enjoando. Logo no começo as coisas eram aceitáveis, mas depois se tornou muito cansativo.
    O livro é bom, não maravilho nem ruim, mas não sei se seguirei nas continuações. Eu acho que a trama poderia ser mais enxuta, porque são muitas páginas onde só acontecem as mesmas coisas. E se não me falha a memoria, o próximo livro é ainda mais grosso, ou seja, mais páginas e dúvidas e brigas!?

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Também fiquei curiosa quando vi esse livro, mas agora lendo sua resenha, acho que não vou gostar dele. Fiquei com a impressão de que os personagens são bem infantis, e isso me irrita...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Seguinte: eu não gosto dessa banda. E só isso já é um empecilho enorme pra eu começar a ler o livro. Ok, isso não é desculpa. Mas acontece que esse também não é meu gênero literário preferido, e eu não me interessei pela sinopse, achei bastante clichê os mocinhos de personalidades diferentes que enfrentam tudo pra ficar juntos e darem certo. Eu não leria.

    ResponderExcluir
  5. Então, quando vi título pensei que era sobre um outro livro, o lançamento da Verus, sabe? Honestamente não sei não isso de fanfic de banda... adoro fics, até já escrevi...mas de banda? Acho que já passei da idade. :D

    bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla....Quando comentei sobre o lançamento da continuação deste livro estava meio "perdida" pois ainda não conhecia o primeiro livro e tal, mas depois de conferir confesso que a historia não me chamou muito a atenção pelo fato de ser repetitiva e não curto em nada isto.Mas quem sabe mais futuramente?Beijos e ótimas resenha

    ResponderExcluir

 
Google+