4

[Resenha] Perdas e Danos

em quinta-feira, 26 de março de 2015
Perdas e Danos
Diane Chamberlain
256 páginas
Editora Arqueiro

Perdas e Danos escrito por Diane Chamberlain é um livro emocionante sobres escolhas, luto e perdão.

Travis Brown é um rapaz que já sofreu as mais diversas perdas em tenra idade. Aos 23 anos, já conheceu – e perdeu – seu grande amor, já precisou lutar pela guarda da filha na justiça, e agora trabalha incansavelmente para sustentá-la. Sua rotina não é fácil, mas ele consegue levar uma vida digna.

De repente, tudo começa a dar errado: ele perde o emprego, sua casa pega fogo e sua mãe morre. Sem ter a quem recorrer, precisa ir morar com a filha em um acampamento para trailers. Lá, conhece Savannah, uma jovem linda e sexy que realmente parece querer ajudá-lo. Mas como as aparências enganam...

É ela quem lhe fala sobre a vaga em uma obra em Raleigh, uma cidade próxima. Travis não quer se mudar, mas não tem alternativa: seus últimos dólares estão acabando e ele não vê a menor perspectiva de conseguir mais dinheiro. E ele não quer perder a filha, ele precisa conseguir um emprego para ter dinheiro e sustentar a filha.

No entanto, ao chegar a Raleigh e conhecer Roy, seu suposto empregador, ele descobre que o trabalho na verdade é um roubo. Roy garante que será a única vez e que a quantia que Travis receberá será suficiente para tirá-lo do sufoco por um bom tempo. Agora, de frente para a maior encruzilhada de sua vida, Travis precisa decidir que caminho seguir para continuar sendo um pai exemplar. 


Enquanto acompanhamos as escolhas de Travis, temos também o ponto de vista de mais duas pessoas: Robin, o grande amor de Travis, e Erin, uma mulher que sofre o luto pela perda da filha.

Erin conhece Travis e a filha Bella em um pequeno restaurante, quando os dois estão na cidade de Raleigh. Erin se encanta por Bella, vendo a falecida filha na criança. Aos poucos, percebe a situação financeira em que Travis se encontra, e procura ajudá-lo anonimamente.

Quando adolescente, Robin sofria de uma grave doença no coração, e devido a super-proteção do pai, ela não pode ficar com seu grande amor, Travis, e sua filha Bella. Após alguns anos, ela está noiva do candidato a prefeito da cidade onde vive, tornando-se uma figura pública, exemplo para todos na cidade. Mas no fundo, nunca esqueceu a filha que nunca carregou, ou o grande amor que não pode ficar ao lado.

A narrativa de Diane é emocionante, onde acompanhamos cada dúvida, anseio, tristeza dos personagens. Seus dramas, passado, o quanto sofrem no presente, e as escolhas que precisam fazer.

Travis é um jovem pai desesperado que quer dar o melhor para filha, mas o destino não colabora. Erin tenta viver um dia de cada vez com a perda da filha, buscando aceitar a fatalidade. Robin vive uma suposta vida perfeita, mas começa a ver as rachaduras nessa suposta felicidade.

O único ponto que me desagradou na trama é que o início é confuso. Mesmo com a indicação de quem é o ponto de vista, fiquei perdida com os personagens e em que tempo estava acontecendo trama, no passado ou no presente. Após me situar com os personagens, a narrativa tornou-se intensa, onde não consegui mais largar.

Quanto mais se aproxima da escolha de Travis e as suas consequências, confesso que fiquei com o coração na mão, temendo o pior para todos os personagens. Só posso dizer que autora surpreende no final.


Perdas e Danos é um livro intenso, com um início um tanto confuso, mas que conquista com personagens falhos e imperfeitos, que estão sofrendo e tentando decidir o próximo passo na estrada da vida.

Nota:



4 comentários:

  1. Eu gostei bastante desse livro.
    Adorei sua visão sobre ele, concordo com quase tudo. Não achei o inicio confuso, cai de cara na narrativa, rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros cujos protagonistas precisam lidar com perdas que pareciam sem sentido e sem um porque, mas que depois de muita luta consegue dar a volta por cima e voltar a sorrir. Livros emocionantes são comigo mesmo, quero muito ler este.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros cujos protagonistas precisam lidar com perdas que pareciam sem sentido e sem um porque, mas que depois de muita luta consegue dar a volta por cima e voltar a sorrir. Livros emocionantes são comigo mesmo, quero muito ler este.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Carla. Nunca li nada desta autora, mas me pareceu ser um livro bem intenso. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

 
Google+