6

[Resenha] Dois Garotos se Beijando

em quinta-feira, 2 de abril de 2015
Dois Garotos se Beijando
David Levithan
Galera Record
224 páginas

Dois garotos se beijando escrito por David Levithan traz um livro sensível, como só o autor sabe trazer, muito mais que uma história sobre garotos se beijando.

A história é baseada em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer. 

Mas o autor não foca sua histórias apenas em Harry e Craig, mas também em outros garotos homossexuais e suas lutas diárias.


Peter e Neil são um casal. Enquanto um tem o apoio da família, o outro esconde os sentimentos dos pais através de uma fachada de amizade, para não sofrer pelo desprezo ou negação.

Avery acaba de conhecer Ryan, e como todo início de relacionamento, estão naquela fase insegura de descobrir o que vem pela frente. Avery precisa descobrir uma forma de contar a Ryan que é transexual, mas teme ser rejeitado.

Cooper passa as noites em claro no computador, criando falsos nomes e vidas online, seduzindo homens que jamais conhecerá. Mas quando seus pais descobrem o que faz, o mundo dele desaba. Cooper sabe que não pode voltar para a casa e enfrentar o pai, e suas opções estão acabando.

Cada um desses jovens vivem uma situação diferente, uns com o apoio dos pais, outros não; uns sofrem bullying da escola, outros tentam sobreviver a um coração partido. Mas em todas as histórias, um sentimento é igual em todas, o amor. E através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

Quem já leu algum livro do autor, sabe o quanto David é perito em escrever sobre os mais controversos assuntos com delicadeza sem igual, despertando os mais diversos sentimentos dos leitores.

O livro foi escrito em uma estrutura diferente (não temos capítulo na história), onde acompanhamos momentos da vida de cada um dos jovens. O interessante da narrativa é que não é pelo ponto de vista dos protagonistas, mas de homossexuais que morreram por outros motivos, como a Aids, em um período onde se conhecia pouco da doença e quase não se tinha um tratamento.

O drama de cada um dos jovens é pungente, emociona e ao mesmo tempo incomoda por saber o quanto ainda são estigmatizados pela sociedade. A narrativa do autor é poética, sensível, traz de maneira clara os problemas vividos no passado e atualmente pelos homossexuais, alguns sendo aceitos e outros não.


É um livro que indico para todos, tanto pelo fato do entretenimento, como por tratar de um assunto que faz pensar. E acima de qualquer preconceito ou diferença, o amor se faz presente no coração de todos os jovens, mesmo que alguns não consigam transmitir de forma clara o sentimento.

Nota:



6 comentários:

  1. Oi Carla!!!Tenho vários livros do autor na lista de desejados, pois ainda não tive a oportunidade de ler ou adqurir nada do autor, mas pelo visto este também já entrará na lista de futuras compras. Acho bacana ler algo do gênero, ainda mais de uma forma tão leve como aparenta ser deste novo livro dele. Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih!
      De todos os livros que li do autor, somente um que não gostei, Invisível. Mas os outros, adorei!
      Bjks!

      Excluir
  2. Sabe, eu não havia ficado muito interessada, mas depois que vi que foi inspirado em fatos reias, passei a ter vontade de ler, sem contar que a escrita do autor é maravilhosa né.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Balaio-de-Livros/784871551588381?ref=bookmarks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      A história é muito delicada, o autor consegue escrever de uma forma que toca o coração dos leitores.
      Bjks!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler Dois Garotos se Beijando! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

 
Google+