28

[Resenha] A Rainha Vermelha

em segunda-feira, 15 de junho de 2015
A Rainha Vermelha
A Rainha Vermelha – vol. 1
Victoria Aveyard
Editora Seguinte
419 páginas

A Rainha Vermelha escrito por Victoria Aveyard é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, onde encontramos uma sociedade dividida pelo sangue, entre aqueles que tem poder e os que não têm. É o primeiro livro escrito pela jovem escritora, que surpreende em sua estreia.

Em um período entre o moderno e o medieval, encontramos um mundo onde as pessoas são divididas pelo sangue: vermelhos e prateados. Nesse mundo separado por casas, existem os prateados que detém poderes incríveis, delimitado entre casas poderosas, e os vermelhos que não passam de trabalhados braçais, sem poderes alguns que vivem em função de garantir e atender os desejos dos prateados.

Nesse mundo, encontramos a jovem Mare Barrow, que assim como toda a sua família, são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Como não tem emprego, Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Assim que completar dezoito anos, sabe que será recrutada para a guerra, como os seus três irmãos mais velhos. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Estou aqui, após ir dormir altas horas da madrugada, tentando colocar em palavras tudo o que senti durante a narrativa da história. A autora surpreende em seu livro de estreia, trazendo elementos conhecidos entre os leitores como: personagens com poderes semelhantes aos dos X-Men, um romance como o da A Seleção, e intrigas políticas semelhantes as Crônicas de Gelo e Fogo. Mas como todo livro de estreia, é perceptível algumas falhas na trama, e digo com ênfase, não diminui o brilho do volume.

Mare é a típica heroína forte e destemida, que procura fazer de tudo para ajudar a família, mesmo que os pais não concordem com os seus métodos. Quando descobre presa em mundo sem a esperança de ver a liberdade, suas falhas de caráter acabam se evidenciando, devido a complexidade do mundo em vive. Mas, ela não passa de um peão em jogo político, onde não importa o que faça, sempre está envolvida perigosamente com algum do personagem.

O romance é sutil, onde é difícil definir qual é o personagem que conquistará o coração da protagonista. O leitor fica dividido entre o melhor amigo, que Mare insiste em querer proteger, e entre os dois príncipes, que dividem a atenção da jovem. Por mais que a protagonista esteja rodeada de vários pretendentes, não se enganem imaginando que autora se aventura no triângulo ou quadrado amoroso.

O verdadeiro vilão da trama é apresentado apenas no final, deixando o leitor estarrecido com a descoberta. Inclusive, durante a leitura, é impossível não sentir que algo está errado e que Mare está confiando nas pessoas erradas. É claro perceber que algo não é certo diante de algumas demonstrações de amizade e coragem.

O livro é recheado de intrigas políticas, aonde gradativamente, a autora vai apresentando o mundo onde Mare vive, explicando a importância de cada casa, assim como os poderes dos prateados.

A trama é recheada de componentes que já conhecemos de outras tramas, tornando em alguns momentos, até previsível para os leitores. Como disse anteriormente, é o livro de estreia da autora, que tem algumas falhas, mas não diminui em nada o brilho da trama. Não é a toa que poucos meses após o lançamento, o livro já está com uma adaptação para o cinema marcada, onde estou na expectativa para ver como será essa adaptação.

Para os próximos volumes, acredito que a autora amadurecerá os personagens, assim como suas relações. No quesito intriga política, a autora usa e abusa das traições, sempre a surpreender, faltando apenas se aventurar um pouco mais no romance, lapidando os personagens masculinos, mostrando o porquê podemos nos apaixonar por ele.

Victoria inicia com o pé direito uma trilogia, mesclando elementos já conhecidos para os leitores, criando um enredo promissor que tem muito a surpreender. Agora nos resta a esperar a publicação do próximo volume, que já tem informação de que será lançado em 2016.

Nota:





a Rafflecopter giveaway

28 comentários:

  1. Essa é a primeira vez que leio algo sobre esse livro, e gostei muito! Você citou A Seleção, X-Men e As Crônicas de Gelo e Fogo. Tem referencias melhores? Acredito que não. UIASHUIAHS Muito curiosa!
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Mesmo com alguns clichês, a trama é muito boa!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  2. O QUE DIZER DESSA AUTORA QUE JÁ CONSIDERO PAKAS?
    Minha nossa Carla, esse livro tem T U D O pra ser um dos meus favoritos, tem romance (que GRAZADEUS não é tão trabalhado assim, mas é gostoso ter ataque de shippadora durante a narrativa), tem realmente um contexto político desenvolvido (sOCOROROROROR) e uma personagem que tem tudo pra ser minha queridinha, a Mare!
    Eu já tinha vontade de ler esse livro antes mesmo da Seguinte divulgar o lançamento, então TO PIRANDO e claro... to participando dessa promoção, já é meu, beijos pra todos HAUEHAUEHAUE

    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália!
      Sua empolgação foi ótima!
      Esse livro é muito bom, fiquei acordada até madrugada para terminar a leitura \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  3. Esse livro deu muito o que falar lá fora e eu não vejo a hora de poder ler. A história parece muuuito interessante mesmo.
    https://mylifeaslionheart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mand!
      É muito boa, você vai gostar \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  4. Eu tenho visto muita gente super elogiar este livro e nem fazia ideia que o mesmo será adaptado para o cinema, isto é uma boa notícia pois, caso eu não consiga lê-lo, pelo menos fico por dentro da trama, hehe.
    Vou participar do sorteio, vai que né....

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Esse livro é muito bom!!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  5. Acho legal quando um romance de estreia se torna tão bem falado e ganha destaque (até filme acho que vão fazer, ou querem). Vi que o lançamento lá fora foi um estouro e fiquei ansiosa para ver aqui. A trama já chama atenção pelo título, adorei saber dessa mistura de A Seleção, GOT e tal, porque adoro ambos e isso já me atraiu. Espero que seja bom e tenha personalidade, um livro pra não dormir enquanto não chegar ao fim. Favorito parece que vai ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      Desde que fiquei sabendo do lançamento eu fiquei curiosa, e fui surpreendida pela trama \o/
      Muito bom!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  6. OiOi Carla!
    Tenho visto muitas imagens desse livro pipocando nas redes sociais, e confesso que elogiei mentalmente a capa milhares de vezes, mas sobre o enredo pouco sabia.
    Até ler a tua resenha.
    Deu para perceber que mesmo misturando um monte de clichês, a autora consegue ter um diferencial. Fiquei bem curiosa pelo enredo, parece que as pontas soltas do enredo aguçam a curiosidade.
    Parabéns pela resenha, me passou muita empolgação :D

    Beijos!
    @pirulitolimao | A Garota da Livraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola!
      Eu acredito que no segundo livro, a autora amadurecerá bastante a narrativa. Por ser um livro de estreia, não tenho nada a reclamar \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  7. Meninaaaaaaaaaaaaaaa
    QUE RESENHA FOI ESSA! Se me convenceu? Guria se tivesse ele aqui largava tudo pra ler! ahhaha
    Quero muito agora, me pegou pelo romance alá Seleção e tudo o mais que disse nessa resenha apaixonada!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-bom-dia-sr-mandela-zelda-la.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Ahahah você precisa ler esse livro \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  8. Estou muito afim de ler esse livro, já tinha ficado desde que vi essa capa pela primeira vez...a história parece ótima por ter ação, intrigas e todos aqueles elementos que deixam um livro delicioso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Esse livro é ótimo!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  9. Olá. Já ouvi falar bastante sobre este livro e todos os comentários foram positivos, após ler sua resenha fiquei ansiosa para lê-lo, pois parece realmente interessante. Mare deve ser uma personagem forte e determinada, que luta por sua família, gosto de personagens assim, guerreiras *-* Parabéns pela resenha bem estruturada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes
      Muito obrigada! Tomara que goste da leitura \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  10. Gostei do enredo, de se dividir em dois tempos, a estrutura política e intrigas =D

    Achei engraçada suas comparações com outros livros para explicar o que encontramos em rainha vermelha, me convenceu, quero ler! Skoob nele! =P!

    Ah tb curti a capa =D

    Miquilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Aumentando a lista de desejados \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  11. Respostas
    1. Oi Helio!
      Você vai gostar \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  12. Meu amigo me falou muito bem desse livro, e saber que já tem direito pra filme aumenta ainda mais as expectativas sobre. Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Você vai gostar!@
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  13. Olá, Carla!

    Além de todas as referencias que você citou na resenha, A rainha vermelha também cita a velha lenda de que o sangue dos nobres é azul. Mas aqui, esse sangue é prata.
    O livro parece ter a dose perfeita de ação e intrigas e pouco romance, próprio para quem não aguentava autoras que no meio da ação, demoram páginas e páginas para desenvolver um triângulo amoroso.
    Só espero que a adaptação seja feita de modo que esteja à altura do livro.

    Um abraço!

    Leticia Ramos de Mello Oliveira (Letiolive tanto no Google quanto no Twitter)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      Eu acredito que vou gostar da adaptação, estou na expectativa \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  14. Eu já li sobre este livro e já tinha me interessado, agora voltei a me interessar novamente, mas vou aguardar todos os lançamentos, assim como fiz com a série "A seleção", comprei e li todos de uma vez.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela!
      Esse livro é muitooo bom!
      Bjks!

      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir

 
Google+