10

[Resenha] Beleza Perdida

em segunda-feira, 20 de julho de 2015
Beleza Perdida
Amy Harmon
Verus Editora
332 páginas

Beleza Perdida escrito por Amy Harmon é aquele típico livro que surpreende, onde o leitor espera encontrar apenas um romance adolescente, mas acaba encontrando muito mais.

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. Um jovem esportista que se destaca no grupo pela seriedade nos treinos, assim como na educação e respeito com qualquer pessoa. Ambrose tem o tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Fern é aquela típica garota desengonçada, onde a adolescência apenas serviu para evidenciar o que ela sempre acreditou: que não era bonita. Fern sempre esteve ao lado do melhor amigo e primo, Bailey, cuidando dele a todos os instantes. Bailey sofre de uma distrofia motora e por isso precisa de cuidados constantes, mas isso não significa que é uma pessoa depressiva. Ele esbanja sarcasmo e bom humor, sempre pronto para brincar com alguém.

Fern sempre foi apaixonada por Ambrose, mas como acreditou ser feia, não tinha coragem o suficiente para falar com ele. Até que sua amiga, Rita, resolver escrever um simples bilhete se declarando para Ambrose, mas Fern impede, escrevendo ela mesmo para o garoto com o nome de Rita. E assim, um conhece o intimo do outro, mas sem Ambrose saber quem realmente está por trás das cartas.

A história não fica apenas nas cartas ou na falta de coragem de Fern. A história é de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna, marcado fisicamente e psicologicamente depois do que viveu na guerra.

Para aqueles que gostam de um conto de fadas moderno, a trama traz traços do clássico A Bela e a Fera, mas sem todas as fofurices e o lado infantil da Disney.

A autora fala sobre a perda da inocência, de um ente querido, a perda coletiva. A autora traz também sobre a beleza, evidenciando o quanto nos deixamos levar e a julgar pelo rótulo, pela embalagem. A trama é um tapa para vaidade, onde muitas vezes perde-se de conhecer ou se aproximar de alguém maravilhoso, apenas porque a pessoa não está dentro do padrão de beleza que enxergamos. E além dos pontos apontados acima, a história é sobre uma jovem que nunca desistiu do seu amor, e que buscou a sua alma do ser amado no confins da tristeza e da desesperança.

Fern é ingênua, pura, traz no peito um coração enorme que não consegue julgar outra pessoa. Ambrose é um jovem integro que viu na oportunidade de ir para a guerra, a chance de fazer a diferença. Bailey é um jovem que se viu perdendo a dignidade quando precisou aceitar a ajuda dos outros, mas nunca perdeu a esperança ou a vontade de viver. Rita é uma jovem linda, desejada por muitos, mas precisará perceber que nem tudo está na beleza.

Em suma, Beleza Perdida, é muito mais que um simples romance adolescente. É um livro profundo, com uma narrativa envolvente, onde o leitor é exposto a uma realidade através dos diálogos dos personagens. Um dos melhores livros do ano, e não vejo a hora de ler mais livros da autora. A história se difere por não ser uma trama modinha, mas um livro que retrata o ser humano com todos os seus defeitos, uma trama de superação, aceitação dos próprios erros, defeitos e de fé. Uma história linda que mesmo diante dos momentos tristes, traz diversos ensinamentos. Só tenho a dizer: leiam!

Nota:


10 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro e pela capa não teria comprado, parece ser um drama daqueles, mas gostei da resenha, parece ser meu estilo de leitura, me lembrou Odiado Admirador Secreto

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Esse livro é muito bom!
      Você vai gostar \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  2. Eu, particularmente, histórias desse gênero já não me interessam mais. Porém, eu adorei sua resenha e o blog é lindo, e já estou seguindo!
    Recentemente eu criei um também, se você quiser dá uma conferida www.madrugadadeleitura.blogspot.com.br eu ficaria muito agradecida!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Opa, pode deixar \o/ Muito obrigada pela visita!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  3. Oi Carla,
    Já tinha lido algo sobre esse livro, mas ainda não sabia do que se tratava sua trama, e confesso que fui totalmente surpreendida. O fato de lembrar o conto da “Bela e a Fera”, além de trazer outros ensinamentos, já me despertou minha vontade de lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!
      Você vai adorar!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  4. Olá Carla,

    Muitas resenhas positivas desse livro, mas confesso que não me desperta interesse, mas fico feliz que tenha gostado....bjs.


    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco!
      Que pena...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  5. Oi Carla fiquei muito interessada neste livro quando soube de seu lançamento, agora que já saiu, estou acompanhando as resenhas e me deliciando, pois já tenho certeza que é um livro que realmente preciso ler.
    Bj, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Menina, você precisa ler!!
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir

 
Google+