14

[Resenha] Primeiro e Único

em quarta-feira, 22 de julho de 2015
Primeiro e Único
Emily Giffin
448 páginas
Editora Novo Conceito

Primeiro e Único escrito por Emily Giffin traz um romance delicado, mas com uma trama que se tornou cansativa desde o primeiro capítulo.

Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.

Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos, e essa situação a obriga confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.

A trama se inicia com o falecimento da mãe de Lucy, onde visualizamos como é a vida de Shea. Ela tem uma paixão enorme pelo futebol americano, e com isso, vê o treinador Carr como um mito, uma lenda, onde sempre se sente intimidada para falar com ele. Ao mesmo tempo, Lucy sente ciúmes da amiga, já que ela consegue entender o que o pai fala quando assunto é futebol, enquanto a própria filha sente-se excluída.

Após insistência de Lucy e do treinador, Shea percebe que é hora de começar a arriscar, e decide terminar o romance com o namorado, e também procurar outra oportunidade de emprego.

Uma particularidade da história que a tornou cansativa, é que a autora escreve muito sobre o futebol americano como nomes, prêmios, feitos que marcaram o esporte. Como pouco conheço do esporte, fiquei muito perdida na leitura o que tornou-a cansativa. Mesmo tentando aprender um pouco mais sobre o tema, confesso que não me senti interessada em acompanhar tudo o que Shea cita na história.

Outro ponto que me incomodou foi o romance que eu não posso dizer muitos detalhes, pois seria um spoiler enorme sobre a trama. Mas em suma, por mais que eu saiba que foi algo fictício e pode acontecer com diversas pessoas, senti certo incomodo, como se alguns relacionamentos fossem de aparência, e não de amor eterno como a autora desejo retratar.


É impossível negar que a autora tem talento na narrativa, tanto que já li outros livros da autora nos quais apreciei muito. Primeiro e Único é um livro para os apaixonados por futebol americano, que de bônus, ganham um romance com uma enorme carga dramática. 

Nota:


14 comentários:

  1. Carla!
    muito chato quando o autor fala sobre um esporte que não temos aqui no Brasil e ainda mais com detalhamentos, deve mesmo tornar a leitura maçante.
    Já li outros livros da Emily e sempre gostei, porém não sei se esse me fará suspirar como os outros.
    “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Eu já li outros livros da autora dos quais adorei a leitura, mas esse não me conquistou...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  2. Oi Carla! Hoje em dia ando bem cansada desses romances pra falar a verdade. Antes eu só lia esse tipo de livro, mas parece que agora se tornou só "mais do mesmo", sabe?! Também não curto muito livros cheios de detalhezinhos, então já fico com um pé atrás.
    No mais, a trama até pareceu ser bacana, mas não me empolguei pra ler. Quero livros diferentes, que tenham mais que um final feliz, hahah

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Também estou sentindo isso, os livros estão mais do mesmo, e poucos me animam para ler.
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  3. Taí um livro que não faço questão de ler; já não sou fã da autora e as críticas que venho lendo não são das melhores. E isso de ficar se esmiuçando num assunto (no caso, Futebol Americano) é muito chato, né? Eu adoro futebol ( o verdadeiro!) mas não gostaria de ler um livro (de romance!) cheio de detalhes sobre isso.
    Vou economizar dessa vez! hahaha

    bjs!

    Thaís;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Esse livro não é dos melhores, e nada contribuiu para continuar a leitura....
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  4. Oi Carla!
    Eu também iria boiar nessa história de futebol americano, não entendo nada! Acho que não gostaria desse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      A leitura foi desanimadora...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  5. Olá =D

    Olha, eu já não tinha me interessado muito por este livro, mas agora lendo sua resenha, vou passar longe dele XD Sinceramente, se eu fosse o ler passaria muita raiva. Também não gosto destes romances rasos e acho que boiaria muito com este lance de futebol americano, apesar de já ter visto muitos filmes sobre o tema.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livy!
      Eu tentei procurar mais sobre o esporte, mas não consegui me interessar ou fazer com que ficasse interessada na leitura...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  6. Oi Carla, também sou meio perdido com o futebol americano, acho bem violento e não sei como vou reagir diante destes detalhes, mas sendo um livro da Emily, acho que vale o risco, pois em geral costumo gostar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Torcendo para que goste da leitura \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  7. Eu acabei não solicitando este livro...não sei dizer o que foi, acho que a capa mesmo, mas ele não me chamou a atenção, apesar de eu já ter lido dois outros livros da autora e ter gostado bastante...

    Beijo, Van Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Eu comecei a leitura achando que iria adorar, e acabei frustrada....
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir

 
Google+