8

[Resenha] Procura-se

em segunda-feira, 27 de julho de 2015
Procura-se
Giovanna Vaccaro
Editora Novo Século
200 páginas

Procura-se escrito por Giovanna Vaccaro traz um trama sick-lit envolvente, mas superficial onde o assunto abordado não foi explorado em sua totalidade.
O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã Becky.

Ela procura viver a vida normalmente, sem dar a devida atenção ao problema com que convive. Sim, ela sabe o quanto é perigoso a coronariana, mas quer viver todos os momentos de adolescente.

Após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar o mais urgente possível por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estão por um fio. Mas contar isso para o pai que sempre se preocupou com ela? Com desabafar com alguém que seus dias estão contatos?

Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhes resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.

A narrativa de Giovanna é envolvente, fluída, com capítulos curtos e de rápida leitura. Mesmo com personagens adolescentes eles não são imaturos,o que contribui para o desenvolvimento da trama.

O que fez com que a trama perdesse o brilho foi a superficialidade que foi desenvolvido o tema. Poucos detalhes foram passados sobre o transplante, mostrando como algo superficial e até mesmo fácil de resolver. Sei que é um livro de ficção e que nas páginas, tudo pode acontecer. Mas com um tema dessa magnitude, a gama de possibilidades de intensificar a carga dramática do texto é extensa, onde poderia torna-se um livro inesquecível e ainda mais emocionante.


Procura-se é um livro indicado para os leitores que gostam de tramas dramáticas com foco em adolescentes com doenças incuráveis. Mesmo não me conquistando totalmente, indico a leitura para os leitores que buscam livros sobre o tema.

Nota:



8 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que drama não é nem de longe algo que goste de ler.
    Esta dica vou deixar passar.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Esse livro não me agradou....
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, parece ser interessante mas confesso que livros assim que tem doença eu fico com medo de ficar triste e até chorando durante a leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Eu não gostei muito do livro...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  3. Oi Carla!
    Eu tento evitar livros sobre doenças, pois sei que vou chorar!
    Pena que a autora não desenvolveu mais sobre o tema, poderia dar um livro interessante.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      Eu pouco gostei do livro...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  4. Oie, eu ouvi falar muito desse livro em blogs, inclusive sobre a autora que é um prodígio, mas não procurei me aprofundar em saber mais sobre o livro porque a história não me chamou a atenção, achei um pouco "A culpa é das Estrelas" e como eu não gostei muito até desse que é meio que sensação, imaginei que outro semelhante tb não faria meu estilo. Uma pena que faltou profundidade no assunto, talvez isso tivesse dado à trama bons ingredientes para ser um baita sucesso. Mas a autora tem só 14 ou 15 aninhos, ainda tem muito pela frente e acredito que ela ainda vai fazer muita coisa boa por ai. Sua resenha ficou muito boa e imparcial. Parabéns

    Beijokas, Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Eu gostei bastante da narrativa, apenas a trama que não me conquistou totalmente...
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir

 
Google+