10

[Resenha] A Lista

em sexta-feira, 21 de agosto de 2015
A lista
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
384 páginas

A lista escrito por Cecelia Ahern traz um livro reflexivo sobre os sentimentos e dúvidas dos personagens, assim como a dificuldade de perdoar a si mesmo após algum erro de escolha.

Kitty Logan uma mulher de 32 anos que aos poucos está perdendo tudo o que conquistou em sua vida. Após um erro de julgamento, vê a carreira jornalística arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente, e ela só descobre isso quando percebe que ele retirou todos os pertences do apartamento; seu melhor amigo está decepcionado com ela, deixando-a muito chateada com as atitudes. E o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Mas como descobrir o que Constance realmente queria com essas pessoas? Qual é a ligação entre elas? Será que Constance havia conversado com elas antes de adoecer?

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

A narrativa de Cecelia é reflexiva e emocionante. É impossível não se vê em diversas situações vividas pelos personagens, diante de suas dúvidas e medos. Indiretamente, a autora evidencia a importância do trabalho jornalístico, e a seriedade da profissão. Seguindo uma denúncia, Kitty acaba não investigando todos os fatos, e acaba difamando uma pessoa. Quando descobre ser infundada a acusação que fez, a carreira de Kitty acaba, onde poucas pessoas querem seu nome ligado a qualquer texto.

Durante a leitura, pouco descobrimos da ligação entre as pessoas da lista, deixando aquela sensação incomoda de que algo falta na história. Mas través da alma sensível de Kitty e de suas descobertas, desvendamos a ligação entre elas. Em alguns momentos, a narrativa da autora tornou-se cansativa, pois ela enrola em alguns temas desinteressantes na trama, onde poderia ter sido mais conciso.


Independente desse desagrado na narrativa, ler Cecelia Ahern é ter a certeza de que terá momentos reflexivos, onde nossa alma é tocada de diversas formas pelas situações e diálogos criados pela autora. A Lista traz uma história de pessoas normais, que erram, choram, sofrem, uma história de pessoas que vivem, independente de erros e acertos.

Nota:



10 comentários:

  1. Achei a ideia desse livro bem legal. Conheço a escrita da Cecelia e gostei bastante de como ela desenvolve as estórias.
    Esse livro tem elementos que me chamam muito a atenção, como o fato de a protagonista ser escritora e a missão dela seja escrever uma matéria com esses nomes, acho que deve ser bem legal.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa!
      O livro é bom, mas tece alguns momentos em que fiquei irritada com a protagonista kkk
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  2. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila!
      A trama é bem interessante \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  3. Minha amiga que leu esse livro e amou... Ela meio que já virou fã da autora RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ai sim kkkk
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler A Lista e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Depois me conta o que achou \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir
  5. Carla!
    Já tive oportunidade de ler a Lista também e até gostei do livro, embora não tenha sido dos melhores, porém a mensagem de que o simples é o melhor, me regozijou e tornou o livro mais proveitoso.
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Eu gostei mais de outros livros da autora \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      Excluir

 
Google+