18

[Resenha] A arte de ser normal

em sábado, 17 de outubro de 2015
A arte de ser normal
Lisa Williamson
Editora Rocco
384 páginas

A arte de ser normal escrito por Lisa Williamson é um livro sensível, retratando um problema atual: o preconceito sobre a transexualidade. Para os leitores que não gostam do tema, acredito que não apreciará a leitura. Mas para os outros que não se importam a leitura é mais que indicada.
David Piper tem 14 anos e um desejo: “Quero ser uma menina”. Mas este é um segredo que ele compartilha apenas com Essie e Felix, seus únicos amigos, pelo menos até a chegada de Leo Danton à escola Parque Éden. David deseja contar para os pais, mas sempre perde a coragem. Ele é conhecido como a aberração do colégio, sendo um dos excluídos.

Após um acontecimento, Leo precisou mudar de colégio e agora deseja passar sem chamar a atenção. Mas quando defende David dos valentões da escola, ele acaba traindo os olhares da jovem mais popular do colégio. Apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio, David e Leo iniciam uma profunda amizade.

O romance de estreia da atriz e escritora britânica Lisa Williamson é envolvente, emocionante, com diálogos engraçados e relatando situações cotidianas na vida de adolescentes que estão descobrindo a própria sexualidade. De maneira delicada e sem ser apelativa, a autora aborda uma questão da atualidade que é sobre a identidade de gênero, conquistando ao leitor desde a primeira página.

A narrativa é por conta de David e Leo, onde acompanhamos o dia a dia em seus lares e no colégio. David tem pais amorosos e compreensivos, mas isso não significa que não tenha medo de contar a verdade. Leo vive a cuidar da irmã mais nova, e sempre está a acusar a mãe, colocando a figura do pai que não conheceu em um pedestal.

As incertezas, o desejo de ser aceito, o sonho de encontrar o amor, são sentimentos que estão presentes entre os dois protagonistas que terão muito que enfrentar de preconceito durante todo o livro. É um livro delicado, belo, emocionante, envolvente, que aborda um assunto atual com delicadeza do início ao fim, onde o leitor consegue sentir o conflito e desejo de aceitação de quem ainda está se descobrindo sexualmente. 

Nota:



18 comentários:

  1. Adorei!
    Gostei mesmo desse enredo e vou colocar agora a minha estante do skoob. Valeu a dica. Sua resenha ficou ótima.

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um ótimo livro, lerei em breve. Um tema que pode gerar excelentes debates e pontos de vistas. Parabéns pela sua resenha que ficou nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    gente!!! eu acho que um autor que explore a homossexualidade super inteligente, sério. É um tema que todo mundo precisa compreender e apoiar quem está passando pela aceitação. E quando se fala de adolescentes o cuidado é maior.
    Adorei saber do livro, uma ótima resenha e ótima dica.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla, tudo bem?
    Não conhecia, Arte de ser Normal, mas fiquei bastante curioso ao ler sua opinião. Me pareceu uma história simples, e com mensagens profundas. Pretendo ler um dia.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carla.
    Pela capa, pensei que era um livro de auto-ajuda hehe. Ainda bem que não porque não gosto do gênero. Não tenho nenhum problema em ler livros com esse tema, se forem bem escritos, não me importa o tema abordado, e sim a qualidade da história. Eu me interessei e leria ele com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Amei a resenha. Gosto de livros que abordam esses temas polêmicos que deviam ser simples rsrs.
    Acredito que iria adorar ler. Gostei de saber que a narrativa é divida entre os meninos, acho muito legal ter um livro escrito pelo ponto de vista de dois personagens.
    Beijos!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Nossa Carla, quando vi a capa do livro, não tinha ideia sobre o que se tratava e nem dei bola, mas amei a premissa. Acho esse assunto tão importante de ser discutido hoje em dia e fico feliz que tenha sido abordado em um livro direcionado aos jovens. Valeu a dica. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Primeira vez que vejo esse livro e fiquei curiosa por evolver um tema que ainda é muito delicado. Espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  9. Quando vi algumas divulgações do livro achei que era tipo auto ajuda... Eu nem tinha me tocado em olhar o selo na capa do livro, que tinha me passado batido.
    Interessante a ideia do livro, ainda mais com um tema bem delicado. Me lembrou um pouquinho os livros do Levithan, então eu super daria uma chance para esse.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Estou bem curiosa para ler o livro. Gostei da sua resenha e fico feliz em saber que ele é livro belo e delicado. Apaixonante!!!
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Eu confesso que a capa é linda, mas não é um tema que eu gosto de ler.
    Não leria por esse motivo, realmente não me interessou.
    Mas sua resenha está muito bem escrita e bem estruturada.
    parabéns

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem!?
    Poxa, eu via o livro por ai , mas nunca tinha lido uma resenha, achava que era outra coisa completamente diferente!. Gostei bastante da premissa e do que o autor aborda, já quero conhecer a história, os personagens... Jà estou desejando!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Eu vi esse livro no evento fanáticos rocco me interessei. É legal qnd um livro apresenta diversidade em seus personagens.
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Carla,
    Apenas o título desse livro havia chamado minha atenção, pois, recentemente, estava conversando com uns amigos e eles falaram o seguinte: Ser normal é uma arte e não posso deixar de concordar.
    Achei a ideia desse livro bastante interessante, um garoto que possui pais amorosos, mas é considerado a aberração do colégio e quer apenas ser uma menina. É um livro que leria, fiquei encantada..
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla.
    Fiquei um pouco decepcionada com sua resenha… :( Nada a ver com a sua opinião, que foi ótima e bem estruturada. É que quando li a sinopse e vi a capa desse livro imaginei que fosse uma obra não apenas sobre homossexualidade, mas sobre identidade de gênero. Achei que abordasse a vida de um garoto que queria ser menina, mas notei que a autora deu ênfase propriamente à homossexualidade – que seria a orientação sexual e não a identidade de gênero do protagonista. Enfim, mesmo assim, pelos seus elogios, mantenho meu desejo de ler o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ola!
    Que livro fantástico! Trata de um tema muito polêmico e maravilhoso! E o personagem é tão novinho! Já me apaixonei, já está na lista de compras!
    Beijos, tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Adorei a premissa do livro e sua resenha,já vi outras resenhas desse livro, acho importante ler livros assim, porque ele pode até a ajudar a gente,quando uma pessoa próxima tiver passando por uma situação assim, dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu curti muito a premissa do livro! Tenho certeza de que a historia é maravilhosa, cativante e envolvente. Com certeza está na minha lista de desejados.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Google+