26

[Resenha] Cova 312

em terça-feira, 27 de outubro de 2015
Cova 312
Daniela Arbex
Editora Geração
344 páginas

A longa jornada de uma repórter para descobrir o destino de um guerrilheiro, derrubar uma farsa e mudar um capítulo da história do Brasil. Podemos iniciar assim, pois ao ler as páginas desse importante dossiê investigativo da jornalista Daniela Arbex, ela que trabalha em um  importante jornal de Minas Gerais a Tribuna de Minas, especialista na área de direitos humanos, premiada por vários trabalhos investigativos,  importantes tanto ou mais que esse, sendo reconhecida no meio jornalístico.

Ela relata toda a sua trajetória desde que teve a brilhante ideia ou curiosidade em descobrir o real motivo da morte e o desaparecimento de um guerrilheiro conhecido como Milton Soares de Castro. Dado como encontrado morto em sua sela por suicídio, do qual todos os prisioneiros ou amigos e familiares de Milton sempre contestaram, sendo atitude não conivente com ele, com agravante, para onde foi seu corpo, porque  de todo esse mistério e de tantas ameaças a família para nunca buscar a verdade. Como uma boa repórter, sua curiosidade falou mais alto, e tendo autorização do diretor chefe do jornal, ela foi a fundo atrás da verdade, até então desconhecida por todos.

E assim saiu a campo atrás da verdade culminando com mais uma brilhante reportagem investigativa, revelando mistérios até hoje desconhecidos para nós.

Para todos aqueles que gostam de conhecer mais das verdades da nossa história, vale a pena ler e conhecer mais dessa triste historia vivida pelos nossos, num passado não tão distante, de uma época onde o povo não se contentavam em ficar calados diante de tanta repressão.


Os tempos difíceis se foram, mas a dor dos que ficaram ainda habita o peito, o medo e as dúvidas também. Um trabalho de grande importância para todos nós, de grande valia, de excelente sensibilidade e atenção para não ferir a imagem de ninguém, parabéns. 


26 comentários:

  1. Oi Rita!
    A história do livro parece ser interessante, ainda mais que é real! Porém, não é o tipo de leitura que eu curto, preferiria assistir um documentário sobre o assunto do que ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita
    Um livro bem diferente do que estou acostumada e achei legal ser real.
    Gostei da resenha e anotei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Que livro doido! É o tipo que só lendo para palpitar né? Mas fiquei curiosa.

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  4. Gosteiiiiiiii da resenha.Parece meio maluco,doido, mas despertou minha curiosidade.E é isso o que conta, no final das contas :)

    <3

    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Rita. O livro tem um teor bem interessante, mas infelizmente não faz muito o meu gênero. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que não quero saber o que aconteceu com ele... deve ter sido algo horrível. E não me interesso por enredos que focam na verdade da história, então prefiro não ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olááá!
    Nossa! Que livro legal... amo enredos que se misturam com histórias reais... acho que todos os acontecimentos da obra serão bem intensos, né?
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos,
    Alexandra
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rita,
    Adoro ler sobre história, de verdade. Gosto muito de conhecer esses novos lados e acho que vou gostar bastante desse livro.
    Gostei da sua resenha e já estou anotando a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olha eu sinceramente não sou muito fan desse tipo de livro.
    Normalmente livros assim que contam histórias me dão muito sono
    e eu acabo ficando bastante entediada, mas gostei de tudo que você colocou em sua resenha. Acho que vai interessar algumas pessoas que gostam do gênero, mas eu sinceramente não o compraria pra mim não. Mesmo assim gostei muito de tudo que você falou do livro =] Muito bem escrito.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-vandre-o-homem-que-disse-nao.html

    ResponderExcluir
  10. Oláá´
    Sua resenha está ótima mas não sou fã desse tipo de leitura, mas o enredo está bem interessante para quem gosta desses livros.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hmmm... eu tenho probleminhas com os livros de não-ficção da Geração.
    Não consigo vê-los sendo imparciais nas questões políticas e essa veia esquerdista deles me afasta sempre de livros como esse que resenhou.
    Infelizmente, o livro não me chamou atenção.


    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Não curto muito livros de biografias ou fatos históricos, mas esse livro parece ser bem interessante, ainda mais sendo da historia do nosso pais, ainda sim, não leria ele :(

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, parece ser um livro meio forte né, rs
    Falando sobre o nosso país, e acontecimentos históricos.
    Não sei se leria, mas adorei a sua resenha!

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola Rita confesso que a premissa do livro não me chama atenção, ainda mais por ser um período de muitas injustiças, e concordo com você o tempo passa mas quem sofreu carrega as marcas até hoje. Dessa vez vou deixar a dica passar por não ser meu estilo de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rita.
    Dificilmente eu leria esse livro. Prefiro ler ficção. Mas achei bem interessante o desenrolar da história. E mesmo sendo história real, como rolou uma investigação, eu até me interessei. Mas vou repassar a dica para uma amiga que adora histórias reais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Não leio muita coisa neste gênero, mas sua resenha me deixou bem curiosa quanto a parte de investigação. Quero ler
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  17. É um livro de não-ficção? Jurei que era uma história de suspense a mais. O engraçado é que leio muito histórias de outros países e nunca leio sobre o meu e não sei explicar muito o porque. Mas leria este livro pela premissa dele, até porque muitos desapareceram de forma assim né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. uau mudar a historia do brasil, essa foi forte o livro me chamou atenção pelo fato de ela ser reporter mas eu fiquei com um pé atrás sobre a narrativa desse livro!

    ResponderExcluir
  19. Oi amada!

    Eu gosto de leituras com temas fortes, e mesmo com tantos elogios e uma resenha muito bem feita, esse ainda não me conquistou!

    Beijos
    Paulinha - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/10/semanaproibido-editoravalentina_38.html

    ResponderExcluir
  20. Sua resenha veio resgatar o valor dessa leitura. Eu havia esquecido dela, sabe? Li resenhas tão positivas, incluí a obra entre as minhas desejadas, e esqueci. Deixei meu ânimo morrer. Agora percebo que é uma obra de grande valor e riqueza cultural. Acho que a história por detrás dessa investigação não pode se perder, deve ecoar nas lembranças dos brasileiros.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee.

    Não tive vontade de ler essa obra, mesmo se tratando de algo baseado em realidade.
    Bom, parabéns pela resenha

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito de livros de não-ficção, então essa obra apesar de parecer ter uma história incrível, não me interessou muito. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Não conhecia o livro,mas adorei a premissa,gosto muito de livros assim,fiquei curiosa pra ver se ela descobriu e o que ela descobriu,adorei a resenha simples e direta.

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Adorei a proposta do livro. A ditadura foi um período horroroso da nossa História, acho super válidas as pesquisas sobre guerrilheiros em busca da verdade dos fatos, o ideal é que os responsáveis fossem punidos por seus crimes, mas sabe como é né?! rs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá. Achei muito interessante a ideia desse livro e sou simplesmente fascinada por este tipo de livros, que contém algo histórico. Já está anotado na minha lista.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Eu adoro esse tipo de livro, onde os repórteres narram a 'verdade', e contam mais do que aconteceu pra gente.
    Ótima indicação

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

 
Google+