29

[Resenha] Bom dia, Sr. Mandela

em segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Bom dia, Sr. Mandela
Zelda La Grange                               
Editora Novo Conceito
432 páginas

Ao iniciar a leitura tinha uma expectativa de que iria conhecer finalmente a biografia de um dos maiores símbolos da liberdade racial do mundo. Mas tive uma grata surpresa: se trata da biografia, mas através de relatos de alguém que viveu como sombra de uma das maiores personalidades da África e do mundo. 

Zelda nos relata todo esse carinho, que o Sr. Mandela ou Madiba (pai) ou Klulu (avô), como era carinhosamente chamado pelos mais íntimos. O Sr. Mandela lutou sua vida inteira pela liberdade de seu povo e de todos, mas ele foi preso por 27 anos por não aceitar o regime apartheid criado pelos seus governantes.

Esse tão opressor regime visava separar os brancos dos negros (na África todos os outros não brancos, como índios, orientais, ocidentais eram vistos como negros, pois por motivos religiosos Deus criou uma cor só, como verdade). Tendo início nos anos 40, defendia o regime a supremacia branca e a opressão dos Negros, era um conjunto de leis rígidas que promovia a separação e a segregação entre os brancos e os negros no País.

Toda essa opressão levou a morte e o sofrimento para muitas famílias e a de Mandela não podia ser diferente, ele foi hostilizado, preso, torturado, privado de tudo por muito tempo, mas ao sair em pouco tempo ele voltou a ativa, se elegendo Presidente da África do Sul, tendo assim modificado e derrubado toda uma era de dor e opressão.

A autora narra desde a sua chegada ao gabinete do Sr. Mandela pela primeira vez, a sua radical maneira de ver esse grande ícone, até o fim da sua jornada terrena, relatos importantes, curiosos, vindo a acrescentar, com conhecimento e moralidade, onde aprenderemos com essa grande e importante figura.


Gostei muito do saber mais, da visão importante dessa autora da sensibilidade que teve em descrever sobre figura tão importante da humanidade. Parabéns a todos, a Zelda por partilhar conosco suas experiências e a editora por acreditar nela e comprar essa ideia, vale  a pena.


29 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa. Queria conhecer mais dessa visão também. Vou procurar mais desse livro!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom mesmo, foi uma grande pessoa e merece ter sua história contada para que todos o conheçam. Não solicitei o livro, mas claro que me arrependo disto.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Isso dai é livrão.
    Deve ter muita história e aprendizado neste livro. Fiquei bem curiosa e er.
    Parabéns.
    Bjs
    Kátia www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha parabéns. Muito chamativa.com certeza irei colocar na lista, não sei quando irei le já que está enorme a pilha mas som dúvidas irei ler. Parabéns

    Beijos
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um livro bem interessantes e eu sempre quis ler um livro que falasse mais sobre o apartheid e acho que finalmente encontrei um interessante para ler!
    Valeu a dica!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Fiquei muito interessada, mas não sei se tem espaço no momento na lista de leitura, porque sabe como é muito livro pouco tempo. rsrs Ótima resenha!!

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Rita,
    Tenho muito interesse em ler Bom dia Sr. Mandela, pois acredito que esse homem foi muito importante para nossa história.
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro. Esse regime era opressor demais e conhecer um pouco isso deve ser incrível.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Ola Rita lindona adoro essa capa é singela, já li algumas resenhas sobre o livro e me interessei, afinal Mandela é o símbolo de uma luta e vitória. conhecer o relato de quem conviveu com ele é sempre de grande valia. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olha quando a Novo Conceito abriu as solicitações eu não tive muito interesse em ler esse livro, mas agora lendo outras resenhas tenho notado que a galera tem curtido bastante. Eu sinceramente não sei se iria gostar, mas eu acho que seria legal para sair um pouco do que estou acostumada. Gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha e espero poder fazer a leitura quando eu puder.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-tao-insano-quanto-voce.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rita.
    Esse livro já foi resenhado lá no blog, mas não fui eu que li ele. Eu dei para uma amiga resenhar, ela ama biografias. Mas depois que ela me disse o que tinha achado dele, eu me interessei muito em ler, mas ainda não consegui encaixar na minha lista hehe. E a opinião dela foi bem parecida com a sua.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Queria muito ler esse livro, gosto de conhecer personalidades realmente importantes, e Mandela é uma essas pessoas, saber que o livro é contado na visão de uma pessoa que viveu com ela, também é muito bom, mesmo achando que pode ser uma visão contaminada pela admiração, mas mesmo assim gostaria muito de a visão dela sobre esse grande homem.


    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rita!
    Esse é um dos livros que quero para ontem, adoro ler biografias e tenho uma enorme admiração pelo Mandela. Espero pode lê-lo logo, pois pelas resenhas que tenho lido, as pessoas, assim como você, falam muito bem da escrita e do quanto ela é emocionante.

    Beijinhos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou com este livro na minha meta do ano e quero conhecer mais a história do Mandela. Mesmo que me pareça uma biografia um pouco densa, pelo que olhei pelo livro, acho que vou gostar. É legal ver que uma pessoa se dedicou tanto por um país e outra pessoa estava ao seu lado o ajudando.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oiiie,

    Sou fã do Mandela, acho ele uma pessoa de tão grande coração. Fiquei super interessada pela biografia dele, e acho que vou procurar para lê-lo. Parabéns.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosíssima para ler. Adoro livros que contam histórias reais, principalmente quando o autor consegue mexer com o leitor através dos personagens (principalmente os reais) e suas experiências.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Rita, eu li esse livro um tempo atrás e foi muito gratificante a leitura, acredito que todos deveriam ler, mesmo os que não gostam de biografias ou do assunto em si, achei uma lição de vida a história da Zelda e do Mandela.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Rita!
    O Mandela tem uma história tão incrível né?
    Todos deveriam ler e se inspirar nesse homem maravilhoso!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não tenho costume de ler esses tipos de livro, mas tenho muita curiosidade em ler por ser uma pessoa muito proxima de alguém tão importante como ele. Adorei saber que foi uma leitura surpreendente para você e espero ler em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha visto esse livro antes e não me chamou atenção por se tratar de um livro que não tenho costume de ler. Porém fique bastante curiosa depois que vi a sua resenha e acho que seria uma leitura bem interessante, mesmo sendo uma visão de uma pessoa sobre o Mandela.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei a proposta desse livro, uma pessoa tão próxima dele contando como ele era, a história dele e tudo mais. Deve ser muito emocionante, infelizmente estou cheia de leituras e não tive como ler esse ainda :/

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rita! Eu até pensei em ler este livro, mas depois acabei desistindo e retirei ele da minha lista. Foi bom, ler sua resenha e saber mais ainda sobre este homem que fez tantos pelo seu povo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. Interessante saber que a biografia é relatada por uma pessoa tão próxima a ele.
    Tenho certeza de que é uma leitura enriquecedora e foi gratificante saber que este homem era um pai afetivo e um líder nato.
    Adorei suas impressões e a sensibilidade que você transpareceu
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Oi Rita, sua linda, tudo bem
    Eu li uma resenha desse livro e nunca mais esqueci de uma informação que eu não sabia antes: quando ele foi solto ele pediu para ficar mais alguns dias, para que as pessoas se acostumassem com a ideia, pois essas pessoas tinham medo que ele se vingasse e o temiam. Esse homem, nossa, não sei nem o que dizer. O coração e a trajetória de vida dele, deviam servir de exemplo para todos nós do Planeta. Eu com certeza quero tr a oportunidade de ler esse livro e tudo mais que for escrito sobre ele.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Sou amante de história mas você acredita que não consigo ler biografias? Mas a leitura desse livro agrega valores e nos mostra como Mandela realmente deixou sua marca na história. Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Confesso que até pouco tempo esse livro não me chamava a atenção, porém eu tenho visto tantas resenhas positivas, e as pessoas tem falado tão bem da historia, que eu tenho que a ler. Com certeza o livro está na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    A história contada pela Zelda é bem interessante. Mas esse é um tipo de livro que não chama muito a minha atenção. Mas com certeza daria uma chance, pelos fatos históricos desse livro.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Afinal, é uma biografia normal ou é tipo uma história que conta a biografia? Enfim, acho o Mandela umas das maiores personalidades que o mundo já viu, um herói da vida real, deveriam existir mais pessoas como ele no mundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Rita, tudo bem???
    Bom que bom que a leitura foi proveitosa e construtiva pra você... porém eu não curto muito esse tipo de leitura meio histórica... prefiro mesmo ficar apenas nas resenhas... eu gostei do escreveu e fico imaginando a pessoa viver esse tempo todo sobre torturas, ameaças e outras coisas, não sei se conseguiria sobreviver a isso não viu... tem que ser muito forte.... essa questão do preconceito me irrita... quem eles acham que são para julgarem os feitos de Deus... nossa... fiquei indignada com essa parte... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    A história parece ser maravilhosa, conhecer um pouco mais desse grande homem é sempre bom. Nesse mundo não podemos abaixar a cabeça para que os outros falam e ele foi um grande exemplo disso.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Google+