25

[Resenha] Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor

em sábado, 21 de novembro de 2015
Dez coisas que aprendi sobre o amor
Sarah Butler
256 páginas
Editora Novo Conceito

Dez coisas que aprendi sobre o amor escrito por Sarah Butler traz uma história complexa, onde imaginei que apreciaria o drama apresentado, mas que acabou não me conquistando.

O livro de estreia de Sarah Butler é considerado por alguns como uma “verdadeira homenagem a cidade de Londres” e até mesmo “poema em prosa sobre os laços de afeto”. O livro foi indicado pela Oprah Winfrey e a escritora Vanessa Diffenbaugh, do livro A Linguagem das Flores, fala que o livro é essencial para aqueles que “se perguntam onde eles pertencem e a quem pertencem”.

Alice está de volta a Londres para visitar o pai que está morrendo. Seu desejo é lhe dar o último adeus. Ela se afastou da cidade por ter muitas lembranças da mãe, e não sabe mais viver em um lugar onde tanto sofreu.

Daniel tem o desejo de falar todos os sentimentos que têm pela filha, por isso tem uma folha de papel e um envelope onde lista tudo o que deseja com a filha.

Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes.

Assim que li os primeiros capítulos enviados pela editora, imaginei que encontraria uma trama recheada de emoção, onde derramaria algumas lágrimas no decorrer da história. Mas isso acabou não acontecendo.

No decorrer da leitura, acabei me distanciando dos personagens devido a característica da narrativa, onde os pensamentos acabam sendo incompletos. Mesmo com as listas descritas a cada capítulo, não consegui me aprofundar nos sentimentos de cada um, pois os personagem apresentam dificuldade em expressar os próprios pensamentos ou lidar com o que estão sentindo.

Com a narrativa é introspectiva, não senti o desenvolvimento na história de Daniel e Alice, onde a leitura acabou tornando-se nostálgica. Outro ponto que acabou me desagradando foi o final que faltou maiores explicações, tornando-se aberto. A autora evidenciou a complexidade dos sentimentos dos personagens, mas não conseguiu dar o merecido desenvolvimento na trama.


Em suma, Dez coisas que aprendi sobre o amor é uma trama que detalha o emocional dos personagens, mas sem conseguir se conectar ao leitor.

Nota:


25 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!
    Parabéns pela resenha verdadeira com seus sentimentos. Às vezes acontece do livro nos cativar pela sinopse e até por seu no início e no seu desenvolvimento e/ ou final a história não alcançar nossas expectativas.
    Abraços!
    Elaine M. Escovedo
    www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Eu li o livro e concordo com tudo que você escreveu!! Achei o final tão frustante. O livro não podia terminar daquele jeito!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie Carla,

    tudo bom?

    Que pena que você não gostou do livro, mas eu tb não senti vontade de ler quando lançou. É um gênero de livro que eu não costumo ler.
    Uma das resenhistas do nosso blog ficou com esse livro, vamos ver se ela gosta !!!

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha!!!

    Não é um livro que eu leria, mesmo antes da tua resenha, por não ser o meu estilo preferido, porém preciso dizer que adorei a sinceridade que tu trouxe à resenha! mostrando os pontos que pra ti foram negativos sem denegrir o livro ou a autora! parabéns!!!!

    pena tu não ter gostado tanto...chato quando não gostamos tanto quanto esperamos né?

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  6. Olá, eu quero muito ler esse livro, só vejo gente falando bem dele, mas a sua resenha parece que va i contra a maré kk, foi a mais sincera que eu já li e gostei disso, acabei me desanimando com a leitura mas ainda assim pretendo ler para matar a curiosidade, mas agora ele não está mais na lista dos "preciso loucamente"

    ResponderExcluir
  7. Também não cheguei a chorar, mas o livro me tocou muito e me envolveu de verdade. Com certeza gostei dele muito mais do que você, curti o modo como a história foi desenvolvida. Passei a amar os protagonistas e torci muito por eles. Mas isso é normal, cada um tem uma história de vida e se identifica mais ou menos com uma leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carla.
    A minha nota foi igual a sua. Infelizmente eu não consegui gostar da protagonista. E não encontrei essas emoções que todos falavam no livro. E também não gostei do final. Mas teve gente que gostou hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Wou!!! Estou louca para ler esse livro desde que postei o lançamento dele no meu blog. Agora só fiquei mais ansiosa ainda pela leitura. Ótima resenha.

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também achei que seria uma leitura mais sensível, mas pelo jeito foi difícil se apegar a histórias e aos personagens. Que pena. Realmente tinha curtido a trama. Que pena que não foi uma leitura muito boa. Mesmo assim irei conferir a obra, porque sou teimosa. hahaha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha. O livro tem me chamado a atenção desde seu lançamento, e confesso que apesar de você falar que não se sentiu muito ligada com os personagens, eu gostaria muito de o ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla, tudo bem?
    Sinceramente peguei uma verdadeira antipatia por esse livro... quando começaram a sair as primeiras impressões, fiquei louca da vida... porque todos os blogs só falavam desse livro e como eu não curto muito o tema fiquei irritada pra falar a verdade, claro que isso é uma questão minha rs... pelas resenhas que li incluindo a sua, percebo que a minha antipatia foi até justa uma vez que o livro realmente não é a minha praia e ele chegou a decepcionar muitas expectativas alheias, mas enfim... de qualquer forma... não é uma leitura que eu faria e mesmo a leitura não sendo da forma como esperava, você conseguiu ler... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, que pena que o livro não funcionou para você, eu tenho ele aqui para ler e só não peguei ainda por falta de tempo mesmo, apesar de tudo estou bem curiosa com a leitura e espero gostar, já que a trama me cativou.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    É uma pena que o livro não tenha lhe agradado tanto. Essa será uma das minhas próximas leituras e confesso que estou com grandes expectativas, mas agora após ler sua resenha, vou tentar me manter mais pé no chão para não me decepcionar.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carlinha, sua linda, tudo bem
    Que pena que o drama dos personagens não conseguiu lhe envolver, acho isso fundamental para conseguirmos acreditar na história e nos imaginar no lugar deles. Pelo menos a ideia é comovente e nos fazer refletir sobre as nossas próprias listas. Não sei se o leria. Mas gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    A capa é muito bonita, mas desde que lançou não senti o menor interesse em ler. É uma pena quando esperamos mais do livro e ele não chega nem perto do que imaginavamos. Sua resenha só reforçou o que eu já queria fazer, que no caso é não ler este livro hahahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oioee ^^
    O livro parece ser bom, mas é uma pena que ele tenha sido um pouco ruim para você. E terrível quando o final fica em aberto, né? Odeio quando isso acontece, e pior ainda quando a narrativa não conquista e não consegue prender o leitor. É uma pena, pois a capa do livro é realmente muito bonita.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei de ler e resenhar este livro também. Gostei da trama, mas também senti falta de um final mais completo e fechadinho, porém ainda assim me envolvi com o livro.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, como é chato quando não há essa conexão né?
    Muitas vezes o livro tem tudo pra ir e simplesmente desanda em algum ponto.
    Não conhecia esse livro, gosto de leituras nostálgicas, mas talvez com sua crítica não o leria.
    Beijos até mais.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  20. Olá! Parabéns por seu texto! Nunca o li, mas o que me chamou a atenção nesse livro, foi justamente essa temática mais reflexiva. Gosto de leituras assim, como você disse, com esse ar nostálgico. Mesmo com as suas ressalvas, gostaria de ler este livro, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Caramba, eu esperava tanto desse livro!! Eu sou extremamente exigente com esse tipo de livro, aparentemente assim como você, e com certeza terei a mesma opinião então...
    Quando pego um livro desse tipo eu espero e desejo derramar lagrimas e tirar lições de vida, fico triste mesmo que esse não tenha alcançado o objetivo...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Eu já cheguei a pegar esse livro na mão na livraria pra levar e decidi trocá-lo por outro e pelo visto tomei uma boa decisão rsrs. Eu tenho problemas com finais em aberto, então provavelmente teria ficado com raiva de lê-lo.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    eu não conhecia o livro e também não em atrai por ele agora. Eu gosto muito de me conectar com os personagens e como você enfatizou que isso se torna dificil no decorrer do livro eu me desanimei.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá flor, tudo bem?

    Li a prévia desse livro quando a novo conceito enviou e gostei bastante sabe? tenho a mesma impressão que você tinha, que irei me emocionar e até derramar algumas lágrimas. é uma pena que para você o desenrolar da estória não tenha sido tão bom.
    Desejo leituras melhores.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Tudo bom?
    Estou com esse livro aqui para ler, mas após ver suas considerações, sinceramente me desanimou, pois não gosto de nada incompleto.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Google+