23

[Resenha] Vá, coloque um vigia

em terça-feira, 3 de novembro de 2015
Vá, coloque um vigia
Harper Lee
Editora José Olympo
251 páginas

Vá, coloque um vigia escrito por Harper Lee, autora de O Sol é Para Todos, traz a uma trama ambientada vinte anos após os acontecimentos do primeiro livro, onde o leitor descobre o que acontece aos personagens.

Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout (heroína de O sol é para todos), está de volta à sua pequena cidade natal, Maycomb, no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram desde os acontecimentos do livro anterior, e os personagens encontram-se em meados anos 50, no começo dos debates sobre segregação e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais.

Confrontada com a comunidade que a criou, mas da qual estava afastada desde sua mudança para Nova York, Jean Louise passa a ver sua família e amigos sob nova perspectiva e se espanta com inconsistências referentes à ética e a pensamentos nos âmbitos político, social e familiar.

Memórias da infância voltam a Scout, que começa a questionar a própria ética. Ela não consegue acreditar no que descobre que está acontecendo em sua própria cidade, com as pessoas próximas ela considerava como exemplo a serem seguidos.

Com uma narrativa atemporal, o leitor acompanha uma obra inesquecível que traz com delicadeza assuntos como preconceito e humanidade, tornando-se um livro de suma importância para a realidade.

Os personagens apresentados no primeiro volume voltam a aparecer na trama, tornando a obra um complemento essencial para tudo o que foi sentido na história. Scout é uma hoje a frente do seu tempo, criada para ser uma pessoa de opinião, que não se deixar influenciar por qualquer um. Deseja se casar com Hank, e não aceita a opinião da tia que não quer que ela se case com ele.

Quando descobre o que está acontecendo na cidade de Maycomb, Scout fica indignada e não deixa nada ou ninguém mudar a sua opinião. Onde o leitor percebe que nem tudo é o que se espera e nunca podemos ser tão rápidos em julgar sem conhecer todos os lados da história.


Vá, coloque um vigia é um livro intenso, que pode ser trazido para a atualidade, devido aos temas abordados e que fazem presentes nos problemas do cotidiano. Confesso que após a leitura, fiquei com vontade de iniciar novamente O Sol é Para Todos apenas para me recordar de todos os fatos. Indico a leitura para todos.

Nota:



23 comentários:

  1. Adorei a resenha, parabéns. Estou ansiosa para ler essa sequencia.

    Beijos.

    Meu blog - http://adorelivres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu morro de vontade de ler O Sol é Para Todos, sou apaixonada pela premissa do livro e essa nova edição da Record está ótima (acho que a de O Sol É Para Todos é da Record). Eu também preciso ler antes de poder conhecer a continuação.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga olha eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro.
    Achei interessante, mas eu não sei se pegaria para ler, porque não sou muito chegada
    ao gênero. Mas gostei bastante do seu ponto de vista sobre a obra

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-paris-do-oriente.html

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conheço o sol é para todos, mas gostei da premissa desse livro.
    O título é meio estranho e confesso que passaria longe se não tivesse lido sua resenha.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade para conhecer o outro livro, e mega famoso, da autora. Esse eu conheci a pouco tempo e claro, quero ler tb.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro intenso. Eu tenho O Sol é para Todos e nunca parei para olhar duas vezes para ele... que feio né? Depois de ler sua resenha posso garantir que fiquei bem curiosa para conhecer os dois livros que citou.
    A capa é bem estranha e acho que por isso, sem ler uma resenha, o livro talvez não chame tanta atenção, mas é bom saber que nesse caso as aparências enganam.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Estou doidinha para ler esse livro. Eu adoro O sol é para todos, e tenho a impressão de que este livro será tão bom quanto o primeiro. Gosto muito da capa, também, é simples e despretensiosa, mas muito bonita. Já queria ler o livro antes, a sua resenha só aguçou a minha vontade! Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Gostei muito da sua resenha.
    Infelizmente, não gostei muito de O Sol é Para Todos, achei a leitura cansativa e não gostei da atitude de alguns personagens, mas eu quero ler Vá, coloque um Vigia, espero me apegar a história nesse livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que proposta incrivel essa de voltar a mesma história tantos anos depois!!!
    Isso é algo que todos queremos que aconteça com nossas leituras preferidas!!!
    Adorei a premissa e a resenha está ótima!!!!
    Parabéns
    bjs

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Comprei O Sol é Para Todos e estou louca para ler, e vi que saiu este novo livro com esta edição linda e estou de olho nela. Gostei da resenha e sei que vou me emocionar com os dois livros, e é importante abordar estes temas, pois estão bem fortes no cotidiano, infelizmente o preconceito ainda existe.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carla!
    Eu não sabia que esse livro é uma continuação de O Sol É Para Todos. Pensei que só era da mesma autora.
    Agora mesmo que preciso ler os dois livros e assistir a adaptação do primeiro, que falaram que é magnífica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla!!

    Eu não conhecia esse livro e nem o anterior! Nem a editora para ser bem sincera rs>
    Fiquei super curiosa com sua resenha, não consegui captar muito bem a trama, mas da pra ver o quanto vc gostou e isso me anima muito!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li O Sol é para todos, mas vejo tantas pessoas falando a respeito que fico curiosa. Confesso, que não curto muito livros do gênero. Mas, gostei do seu ponto de vista sobre a estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Carla ainda não li o livro anterior, mas todo livro que aborde temas como preconceito, e a luta contra ele deve ser lido, para nos trazer a realidade que muitas vezes o mundo disfarça. Amei essa capa e fiquei curiosa com a trama, vou correr para ler os dois livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Carla!
    Você sabia que esse livro foi escrito primeiro do que O Sol é para todos?
    Por isso que as personagens aparecem novamente.
    Pelo que entendi, a autora não se conformou apenas com essa história e resolveu escrever o outro livro, contando sobre o passado das personagens aqui, legal, né?
    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  16. Olá. Eu quero muito e muitooooo ler este livro. Mas primeiro quero ler O sol é para todos que eu ainda não li. Li um pouco em pdf, mas acabei desistindo porque quero ler em fisico. Mas quero ler o mais rápido possível.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Já escutei muitos coisas boas em relação ao primeiro livro, mas não imaginava que havia uma sequência que não é sequência pelo que li nos comentários. O.O
    A sua resenha está ótima e acabou me deixando ainda mais curiosa para ler o primeiro livro e conhecer os personagens e dessa forma me situar melhor na história dos personagens.

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oii,

    Ótima resenha, parabéns.
    Eu ainda não li O sol é para todos, e estou curiosa por que todos falam tão bem do livro. E esse segundo livro parece ser bem interessante também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Não li nenhum dos livros, mas confesso que curiosidade não me falta. Parabéns pela resenha e por nos deixar curiosos

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla,
    Confesso que, pela capa e por esse título, eu não leria esse livro, ainda mais pelo fato de não ler sinopses rs
    Esse é um tema muito legal, sempre gostei de ler sobre a política americana dessa época. Vi muitas opniões positivas sobre O Sol é para Todos, quem sabe eu não leia os dois no futuro?
    Parabéns pela resenha,

    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla, tudo bem?
    Não li o primeiro livro, mas não me interessei também por nenhum, não sei.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carla!
    Eu morro de vontade de ler "o sol é para todos", não sabia que tinha mais esse livro. Agora quero ler os dois! Adoro livros intensos. Por que você deu nota 4? Fiquei curiosa rs

    ResponderExcluir
  23. Olá! Desde que conheci o canal da tati f e vi sua resenha de O Sol é para todos tenho vontade de ler. Pela sua resenha irei adicionar mais um título à lista de desejados. Apesar ver muitas opiniões divergentes, tenho muita curiosidade desde o lançamento de ler este também.

    beijos!

    ResponderExcluir

 
Google+