14

[Resenha] Inverno de Cinzas

em sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Inverno de Cinzas
Foi assim que te amei – vol. 01
Adriana Brazil
Editora Novo Século
280 páginas

Inverno de Cinzas escrito por Adriana Brazil é o segundo volume da série Foi Assim Que Te Amei, onde cada volume o leitor acompanha o romance entre Helen e Andrew em uma das estações de emoções em que vivem no relacionamento. Assim como o próprio título sugere, é nesse volume que Helen conhece toda a dor de um relacionamento, sofrendo pelo afastamento de Andrew.

Helen depara-se com o momento mais crítico da sua vida. Tristeza, solidão, ressentimentos, lágrimas e dor começam a apagar o momento idílico que Helen viveu, trazendo um frio em seu interior.

O cinza que cobre seus dias a leva para uma profunda depressão. Ela encontra nos amigos, na família e na fé a força para continuar. Ela desabafa seus sentimentos na sua agenda, colocando suas emoções sufocadas pela saudade, como um Inverno sem cores, onde tudo ao seu redor está completamente frio, cinza e sem vida.

Com uma narrativa envolvente e emocionante, acompanhamos toda a depressão e solidão vivida por Helen, assim como sua raiva e mágoa devido ao abandono de Andrew.

Nem mesmo a amizade de Sarah e Evelyn, ou de Alan e Richard fazem com que ela se anime a continuar a viver. Tudo é sofrimento, tristeza, raiva, mágoa e nada ou ninguém consegue tirá-la desse tormento.

Helen despeja toda a sua frustração em Alan e Richard, ignorando-os ou recusando a aceitar qualquer conversa com eles. Confesso que fiquei com muita da raiva da protagonista, pois nenhum dos dois personagens merecia tudo o que ela faz com eles. Eles sempre foram o exemplo de melhores amigos e ela se recusa a ver isso. Esse segundo livro ainda traz uma linda lição de esperança para todos aqueles que passam por algum sofrimento. Helen sente toda a tristeza em ser abandonada, a ponto de começar a agir impensadamente.

É interessante acompanhar a forma que a autora aborda velhos conceitos morais que a muito não vemos nos jovens, assim como a importância da fé e acreditar em Deus. O romance está presente no livro, assim como temos a certeza de que teremos um novo dia após uma noite tenebrosa.


O que volta mais uma vez me incomodar na história é o excesso, desde o sofrimento de Helen, assim como o amor entre ela e Andrew. Não diminuo o brilho ou a emoção da trama, tanto que li três livros em um único dia devido ao meu envolvimento com o romance. Apenas que não precisa ter tanto “eu te amo” e “você é lindo” na maioria dos diálogos (risos).

Nota:


14 comentários:

  1. Eu tenho o livro 2 e ainda não consegui comprar o 1 pra ler.
    Não sabia que era tão dramático, mas quero ler mesmo assim.
    Beijo, Mari Scotti
    Coração de Papel

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Não costumo gostar muito de livros tão dramáticos, mas acho que vale a pena dar uma chance para o livro ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Oiê
    Eu estou pensando seriamente em ler essa serie! As notas desses livros no Skoob são as maiores que eu já vi!kkk sem falar que meu amigo de blog me indica bastante eles! Mas em relação as capas eu não curti muito a do ultimo livro publicado! achei estranha a capa
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu realmente odeio diálogos desse jeito hahaha. EU não li a obra ainda e não faria no momento pois estou fugindo de dramas assim, estou precisando de ler chicklits.
    AMO quando a autora consegue nos fazer pensar e refletir sobre atitudes nossas durante a leitura!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Acho desnecessários diálogos repetidos, pra mim, soa falso. Mas, gostei da premissa, não conhecia essa série e, acho a leitura válida sim, não só por ser romance, mas pela mensagem que ele transmite. Vou pesquisar mais sobre, porque me interessei por ele!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiie Carla,

    Menina estou com esse livro e o dois para ler e não vejo a hora. A princípio comprei eles só pela capa, que achei magnifica, e depois que conheci a estória passei a querer mais. Mas sabe, eu sou meia esquisita que só consigo ler uma série se eu já estiver com ela completa kkk sou mega ansiosa e não gosto de esperar. Então sou vou começar a ler depois que eu comprar os outros dois.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Apesar da resenha positiva não tenho interesse em ler o livro...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus, me ensina como se faz para ler três livros em um único dia? Eu ando levando uma semana inteira para ler apenas um livro, sniff. Sempre QUIS MUUUITO ler os livros da Adriana, sou completamente apaixonada pelas capas e imagino que vá gostar bastante...De 2016 não passa, haha.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai meu Deus, me ensina como se faz para ler três livros em um único dia? Eu ando levando uma semana inteira para ler apenas um livro, sniff. Sempre QUIS MUUUITO ler os livros da Adriana, sou completamente apaixonada pelas capas e imagino que vá gostar bastante...De 2016 não passa, haha.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho lido muitas resenhas positivas sobre essa série e, a cada uma, fico mais curiosa. Achei excelente a ideia da autora de "brincar" com as quatro estações. E as capas são belíssimas, né? Uma mais linda que a outra! Entendo a sua raiva da protagonista, afinal, é muito chato isso de "despejar" as frustrações em cima das pessoas que não têm nada a ver com a história. Mas isso é bem típico dos deprimidos. Menina, você leu três livros em dia! Uau, que fôlego, hein!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla.
    Tudo bom?
    Eu ainda não li essa série, pois quero comprar o último livro pra ler em sequência.
    Sinceramente, sou igual a você, não gosto de nada exagerado e acho que vou me sentir um pouco incomodada lendo.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi....
    Não conhecia essa série. Triste ela né?
    Mas entendi pela sua resenha que esse fase triste vai passar então fiquei interessada em ler.
    Mas só quando tiver todos em mãos. Pra não parar bem no meio e bem nesse triste .....hahaha....
    Ótima resenha

    Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Oi....
    Não conhecia essa série. Triste ela né?
    Mas entendi pela sua resenha que esse fase triste vai passar então fiquei interessada em ler.
    Mas só quando tiver todos em mãos. Pra não parar bem no meio e bem nesse triste .....hahaha....
    Ótima resenha

    Bjssss

    ResponderExcluir
  14. Helloo, tudo bem?!
    Sou daquelas que gosta de gostar de nacionais. Curto muito descobrir osa talentos da nossa literatura e obras fascinantes que me prendam e chamem a atenção. Essa obra eu já tinha visto por aí, mas não me chamou a atenção. Acho que porque o enfoque maior é o romance. E eu certamente ficaria irritada com todos esses "eu te amo" e "você é lindo" como você mencionou. Gosto que o romance venha acompanhado e não seja por completo!
    Ótima resenha!
    Beijin...

    ResponderExcluir

 
Google+