29

[Resenha] A Irmandade Perdida

em segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
A Irmandade Perdida
Anne Fortier
Editora Arqueiro
528 páginas

A Irmandade Perdida escrito por Anne Fortier traz uma linda trama sobre a história das Guerreiras Amazonas, e a sua importância para o mundo contemporâneo. Mencionadas pelos gregos antigos, em registros oficiais quanto na mitologia, as guerreira Amazonas são conhecidas em período antes de Cristo.

Existem poucas evidências sobre a sua existência, mas inspiraram diversas lendas sobre seus feitos. Segundo as lendas, as Amazonas eram guerreiras que viviam em comunidades exclusivamente femininas. Uma das Amazonas famosas é Pentesileia, que se encontrou com Aquiles durante a guerra de Troia, e Myrina, rainha das guerreiras africanas.

E na trama criada por Anne, vamos conhecer mais sobre Mirina.

Diana Morgan é professora da renomada Universidade de Oxford. Especialista em mitologia grega tem verdadeira obsessão pelo assunto desde a infância, quando sua excêntrica avó alegou ser uma amazona – e desapareceu sem deixar vestígios. A avó deixou para Diana um caderno, que a ela descobre ser de fundamental importância para conseguir decifrar o dialeto que pode ser das Amazonas.

No mundo acadêmico, a fixação de Diana pelas amazonas é motivo de piada, porém ela acaba recebendo uma oferta irrecusável de uma misteriosa instituição. Financiada pela Fundação Skolsky, a pesquisadora viaja para o norte da África, onde conhece Nick Barrán, um homem enigmático que a guia até um templo recém-encontrado, encoberto há 3 mil anos pela areia do deserto. 

Com a ajuda de um caderno deixado pela avó, Diana começa a decifrar as estranhas inscrições registradas no templo e logo encontra o nome de Mirina, a primeira rainha amazona. Na Idade do Bronze, ela atravessou o Mediterrâneo em uma tentativa heroica de libertar suas irmãs, sequestradas por piratas gregos. 

Seguindo os rastros dessas guerreiras, Diana e Nick se lançam em uma jornada em busca da verdade por trás do mito – algo capaz de mudar suas vidas, mas também de despertar a ganância de colecionadores de arte dispostos a tudo para pôr as mãos no lendário Tesouro das Amazonas. 

A história entrelaça o passado de Mirina com o presente de Diana, onde as protagonistas percorrem Inglaterra, Argélia, Grécia e as ruínas de Troia.

É o primeiro livro que leio da autora, e estou encantada com sua narrativa, onde traz protagonistas de características marcantes, determinadas, que tem uma luta em comum, que é manter viva as amazonas e preservar o seu legado para a humanidade.

Entre as duas linhas narrativas, é impossível não se encantar com a trajetória de Mirina que se inicia ao proteger e acompanhar a irmã mais nova, que é dotada de intuição para futuro, além de ser deficiente visual. Mirina viaja por quilômetros até conseguir chegar a uma ilha onde tem um templo onde vivem somente mulheres. É nesse lugar que ela faz amizades inestimáveis, assim como começa a se auto descobrir.

Diana também é uma mulher que se destaca, onde continua a estudar e a descobrir mais sobre a sua paixão, sem se deixar abater com as dificuldades que já enfrentou. Quando começa a descobrir indícios sobre a veracidade das Amazonas, ela fará de tudo para poder comprovar esses detalhes.

A autora consegue mesclar com perfeição uma trama de investigação, romance, drama com a mitologia, aventura e a arqueologia, sendo um deleite para os curiosos de plantão sobre o tema.

O enredo é ousado, onde traz a importância da mulher em diversos momentos históricos. É uma aventura incrível com personagens femininas que se destacam, e deixam um leitor encantado com cada um dos perigos que elas precisam enfrentar. A Irmandade Perdida é um livro único, perfeito para os leitores que apreciam tramas que mescla mitologia, fatos históricos com uma ótima trama. Impossível não ficar vidrado as páginas, ansioso para acompanhar cada um dos feitos de Mirina e Diana.

Nota:



29 comentários:

  1. Olá!!!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem entusiasmada para ler; pois é uma história que tem vários ingredientes que gosto muito como mitologia e história e ainda ser um livro único, estou dando um tempo dos livro que tem continuação.

    Aproveitando para avisar que tem indicação de prêmio no blog, passa lá e confira.
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, adoro estes livros com segredos de família cheios de magia, com uma premissa destas fica impossível não querer ler... Pretendo comprar este livro logo pois, desde o lançamento estou de olho nele.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Carla. Já li um livro dessa autora e pretendo ler este novo título também. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, tudo bem?
    Vi esse livro quando foi lançado pela editora e achei a premissa bem interessante, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Nunca tinha visto uma história que fala sobre amazonas, então fiquei curiosa para saber como a autora desenvolveu essa história.
    Muito legal o fato de os personagens serem marcantes e de as personagens femininas terem se destacado!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida eu adoro tudo que envolva a mitologia e admiro muito as amazonas. Acho que esse livro vai ser bacana de ler pela história que me pareceu envolventes e por conhecer mais da cultura dessas mulheres guerreiras que mesmo sendo mitologia são exemplos de mulheres!
    Com certeza pretendo ler.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Oiiii

    A Arqueiro tem acertado de mais nas publicações, to com uma lista imensa de livros deles para ler, acabei de adicionais mais uma *---*
    Nunca li nada sobre as Amazonas e fiquei mega curiosa. As personagens são bem fortes e atrama parece ser muito envolvente, é ótimo a autora ter conseguido mesclar o romance, investigação e o drama, é péssimo quando a trama parece uma salada de fruta nos deixando perdida.


    Bjos


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Carla , tudo bom???

    Eu já tinha visto esse livro quando lançou, mas sempre adiei, e não sei o por quê. MAs eu adorei sua resenha, me instigou mais ainda a ler o livro, eu amo mitologia, sempre tento ler todos os livros que saem.. e das amazonas já li alguns livros não tão conhecidos sobre o assunto e adoro.
    Gostei também da junção entra mulheres fortes, mas de tempo diferentes! é uma boa tacada!

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor
    Que livro incrível né? Estava até esquecida dele, mas uma história que valoriza a mulher em diferentes momentos deve ser lido com certeza! Adorei suas impressões e confesso que me deu uma vontade danada de ler. E saber que é livro único, melhor ainda!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Carla, Carla
    Eu li esse livro e também me encantei com ele. Concordo com cada palavra sua pois o livro é realmente maravilhoso. Eu gostei que ele foi quem deu inicio ao meu canal no youtube. Tanto a história de Diana quanto a de Mirina são maravilhosas e nos prendem até o final

    ResponderExcluir
  10. Achei a história desse livro bem diferente e super interessante. Adoraria conhecer mais sobre a história das Amazonas. Gostei muito da mistura de gêneros que a autora fez e pelo que você escreveu ela soube levar isso muito bem. Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, estou apaixonada por esta capa desde o final do ano passado e a cada resenha que leio, mais empolgada eu fico para conferir o conteúdo do livro. Não sabia dessa abordagem da importância da mulher em fatos históricos e isso me atiçou mais para ler o livro o mais rápido possível.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla,
    Eu tenho visto resenhas maravilhosas desde livro ecelas tem despertado muito o meu interesse pra fazer essa leitura. A sua é uma dessas, estou simplesmente encantada com essa leitura e espero ter oportunidade de ler o livro em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu já conhecia o livro, e já li comentários bons e ruins sobre. Mas, por se tratar de um assunto diferente dos quais estou habituada, quero dar uma chance, quem sabe não acabe gostando, né?
    E como adorei sua opinião, fiquei ainda mais curiosa para saber mais sobre o desenrolar da estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A capa ficou maravilhosa, já tinha visto e só por ela, já compraria.
    Nunca li nada sobre amazonas, mas quem sabe eu leia por mesclar com perfeição investigação, drama, romance, aventura.. Melhor ainda, por ser único.
    Adorei a sua opinião, vou acrescentar no skoob para ler depois.
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  15. Sempre gostei das Amazonas e por isso já conhecia o livro. Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero fazer isso em mebreve. Essa capa é linda demais e a premissa da história é muito boa e envolvente. Eu adoro a diversidade de temas e gêneros que a história oferece, o que para mim, deixa a obra mais completa. Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  16. Olha já faz tempo que estava querendo ler esse livro, porque a trama me chamou bastante atenção e tenho certeza que irei gostar bastante, até porque me parece ser envolvente. Eu o peguei em ebook, porque estou com muitos livros na estante e estou querendo dar uma diminuida nas compras sabe? Mas mesmo assim vou me arriscar para conhecer essa estória e espero poder gostar tanto como tenho visto outros leitores comentar.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-espera-de-romeu.html

    ResponderExcluir
  17. Pausa para respirar.
    Investigação, romance, aventura, drama, mitologia e arqueologia em um só livro? UAU.
    Adorei a premissa, jamais imaginaria uma premissa dessa olhando somente a capa, que por sinal é linda. Amei saber que a personagem é forte e determinada, adoro isso hehehehehe E outra coisa que chamou muito minha atenção foi a autora destacar a importância da mulher na época.
    Eu amei de verdade, o livro não tem o gênero que costumo ler, mas acho que esse vou curtir

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?

    Logo que vi a postagem, o que me chamou a atenção foi a capa: que coisa linda! Compraria só por ela hahaha Mas, pelo jeito que você comentou na sua resenha, é realmente um livro incrível! É ótimo quando vejo livros que destacam um personagem feminino, mostrando mulheres fortes, sabe? Acho que falta muito nisso na nossa cultura.

    Excelente resenha, como sempre! Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, eu ja vi esse livro, mas não me chamou muito a atenção. Também havia lido uma resenha dele, mas a sua me encantou, me deixou com vontade de ler o livro!
    Adorei sua resenha, que bom que você gostou do livro. Nunca li nada sobre as amazonas.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Gosto bastante de livros com uma pegada um tanto histórica, então esse é um livro que eu quero muito ler, principalmente porque só vejo elogios para a história...hehe' sem contar que a capa é linda ♥ Saber que o livro tem personagens femininas marcantes e fortes me deixou ainda mais animada para lê-lo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem??
    Romance, história, mitologia e drama????? Já amei o livro!! Acho que foi feito pra mim hehe, adorei o enredo e tudo que envolve nele. A personagem parece ser bem forte mesmo, principalmente pelo contexto...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    Eu adoro livros que tenham um pouco de romance histórico.
    Sua resenha foi maravilhosa,adorei saber mais sobre o livro,pois só vejo elogios a ele.
    Personagens femininas marcante e de personalidade forte,me deixam com um interesse ainda maior pela historia.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla!

    Parabéns pela sua resenha, e adoro livro assim, que me remetem aos antepassados, a histórias de mitologias, descobertas surpreendentes e lhe apresenta um cenário único e encantador. Adorei o livro, a protagonista ser tão inteligente e determinada, além de ter o incentivo da avó para essa jornada deslumbrante.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oláá!

    Eu não li nada da autora ainda mas meudeus nunca li critica negativa. É tão importante obras com essa pegada social que mostra a importancia da mulher em tudo.
    Não li nada no estilo da obra e isso me motiva mais ainda a ler. Gostei da sua resenha!
    Bem escrita e coerente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Sou apaixonada por essa temática e nunca li nada a respeito, menos ainda um livro ficcional, fiquei super empolgada e desejosa da leitura. Mas acredito que me atrairia muito mais se na busca pela avó ela encontrasse a civilização e se tornasse ou assumisse seu lugar de direito, já que a avó dela é uma amazona. Mas acho que vou ter que ler pra decobrir né? Amei sua resenha e fiquei super curiosa pelo livro, vou providenciar meu exemplar para poder conferir de perto.

    Abçs

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Achei bastante interessante a estória, adorei o fato de focar nas Amazonas que são mulheres guerreiras. Acho muito legal essa linha por mostrar o girl power, que é muito importante. Achei legal a estória ser focada tanto em Diana quanto em Mirina e assim poder ter a visão de tudo em "dois mundos". Quero muito saber qual é o mistério escondido por trás de tudo isso. Obrigada pela dica e adorei a resenha!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    A capa desse livro é linda. E a história me ganhou assim que eu a conheci. Histórias sobre Amazonas são bem peculiares e não muito exploradas. Pelo menos eu quase não li livros desse tema.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  28. África, templos, mitos... Tem como esse livro não dar certo com uma combinação dessas? Não tem! A história parece bastante envolvente, de forma aprender o leitor do início ao fim. Gostei imensamente de conhecer.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Sua resenha ficou ótima!
    Minha amiga leu esse livro e infelizmente não gostou muito, falou que é um pouco enrolado e cansativo, e fiquei meio com o pé atras pois temos os gosots bem parecidos.
    Mas achei a temática bem interessante, e espero um dia ter a oportunidade de ler também

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

 
Google+