23

[Resenha] O Rouxinol

em sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
O Rouxinol
Kristin Hannah
Editora Arqueiro
432 páginas

O Rouxinol escrito por Kristin Hannah traz uma história delicada e emocionante sobre duas irmãs que enfrentam as maiores adversidades no período da Segunda Guerra Mundial.

Em um pequeno vilarejo da França, em 1939, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não quer se afastar do marido, mas sabe que não tem o que fazer. E precisará ser forte para ela e também para a pequena filha do casal, Sophie. Vianne perdeu a mãe muito cedo, e o pai não quis cuidar dela e da irmã mais nova. Com isso, nunca se considerou uma pessoa forte, e não sabe como aguentar as dificuldades sem o marido por perto.

Vianne não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes.

Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva.

Era aceitar o oficial, ou então ser despejada. Zelando pela segurança da filha, ela cede a casa para a moradia do capitão, que mostra-se um exímio cavalheiro. Sempre educado e cortes, capitão Beck começa a proteger a família de Vianne, mesmo que contra todas as ordens.

Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.

Isabelle é desafiadora, não aceita que os alemães invadam as aldeias, ou até mesmo comecem a aterrorizar qualquer judeu. Ela não quer ficar escondida, ela quer fazer a diferença, ser uma heroína. E aos poucos, sempre se escondendo, ela começa a fazer a diferença.

Irmãs de personalidades distintas, mas que lutam pelo mesmo ideal: proteger as pessoas que amam, em meio a devastação da guerra. Cada uma a sua maneira, luta pela sobrevivência e pela proteção do máximo de pessoas que possam proteger.

Vianne tem uma personalidade mais pacata, dona de seu lar. Mas é uma mulher de fibra, que andará sobre uma tênue linha para proteger a filha, a irmã e os amigos. Mesmo dizendo a todos os instantes que é uma mulher fraca, sua determinação está presente onde ela encontra forças para enfrentar as maiores dificuldades.

Isabelle é uma jovem impetuosa, que deseja ser uma heroína, e principalmente ser vista. Nunca aceitou a rejeição do pai, e também se recente da irmã mais velha que não cuidou dela. E quando a guerra começa, ela é uma daquelas que ajudam a proteger todos que puder.

A narrativa de Kristin é envolvente, e mesmo diante de tantos momentos tensos, a autora sabe conduzir cada uma das questões com leveza. É uma história emocionante, daquelas de derramar algumas lágrimas. Mas acima de tudo, é uma história de luta, amor, esperança, determinação e heroísmo.


O Rouxinol é aquele típico livro que ficará marcado na memória de muitos, e tornará uma das melhores leituras. Kristin Hannah é uma das minhas autoras favoritas, e se ainda não conhece a autora, precisa ler os seus livros urgente.

Nota:

23 comentários:

  1. Oi, Carla!
    Apesar de gostar muito de histórias que se passa na Segunda Guerra, esse livro não despertou meu interesse. Mas devo dizer que a capa dele é linda.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Me arrependo taaanto de não ter solicitado este livro à editora, agora estou participando de alguns sorteios pra ver se o ganho, hehe. Também quero me apaixonar por esta trama.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler O Rouxinol! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Genteee como está sendo publicado livros sobre a segunda guerra mundial heim, eu acho que vou ter que comprar todos mesmo, pois é cada premissa mais linda que a outra.
    Li umas 3 resenhas desse livro e cada uma me conquista mais e mais.
    Acho que não vou derramar somente algumas lagrimas, mas sim uma enxurrada, pois sua resenha já me deixou emocionada, imagina o livro hehehehehe
    Com certeza o livro vai se tornar um dos meus favoritos.
    Ah, leia Uma Saga na Toscana. É LINDO

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/02/resenha-cartas-para-voce.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana. Li O rouxinol dia desses e foi um livro que me emocionou muito e adorei saber que te marcou tanto também, com toda certeza é um livro que ficará na minha memória por muito tempo, a Kristin acertou em cheio em fazer uma história tão real e crua sobre a guerra. Sobre a Vianne as vezes ser pacata, isso me irritou bastante e só no fim do livro consegui gostar mais dela.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com a segunda guerra mundial na trama, mas o que mais me chamou atenção neste livro aqui é a autora. Li apenas um livro da Kristen Hannah, mas foi o suficiente para querer ler tudo o que ela publicar. Espero poder conferir e apreciar em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha eu ainda não li esse livro, mas tem muita gente comentando muito bem. Mas eu sinceramente ainda não tive muito interesse em fazer a leitura desse livro, mas espero poder gostar assim que o fizer, porque estou com ele em ebook sabe?

    Quero saber mais sobre essa estória, porque pelo que andei lendo me parece ser um livro bem tenso e ainda se passa nos tempos da guerra que sinceramente já não curto muito isso em livros do tipo sabe? Mas mesmo assim não custa nada dar uma espiadinha. Vou deixar pra ler mais pra frente quando eu tiver com cabeça, porque agora estou optando por outros gêneros por conta do cansaço mesmo. Enfim... Mas adorei tudo que tu abordou e seu ponto de vista ficou ótimo. Menina se tu não tivesse tanta parceria te convidaria para ser uma das minhas resenhistas rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-virando-amor.html

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Parece que os livros sobre a segunda guerra estão em alta rs
    No momento não leria o livro, principalmente por arrancar MTS lágrimas rsrs. A história parece ser boa por ter como foco as duas irmãs, e não só uma, mas não é o que procuro no momento.
    Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto muitas resenhas desse livro na blogosfera e estou sinceramente começando querer ler ele. São tanto a elogios que está se tornando inevitável ficar curiosa pela história. Apesar de ter lido apenas um livro da Kristin seu do seu talento arrebatador, estou concluindo umas leituras atrasadas e vou tentar conseguir um exemplar desse pra dar uma olhada.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla,
    Ainda não li nada da autora, acredita?
    O Rouxinol está aqui em casa para eu ler e fico adiando.
    Gostei muito da sua opinião e acho que vou chorar muito com a leitura, assim como, provavelmente, o guardarei na memória para sempre.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Carla!
    Eu estou de olho nesse livros há meses, desde quando ele foi lançado. Isabelle tem uma personalidade parecida com a minha, mas acredito que na situação pela qual estão passando, com a guerra e a ida do cunhado dela, eu seria como Vianne. Fiquei ainda mais curiosa para ler!
    Bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito de histórias ambientadas na segunda guerra mundial, creio que elas nos fazem refletir sobre muitas coisas. Viver naquele período deve ter sido muito triste. A premissa desse livro chamou muito a minha atenção. Ainda mais por duas irmãs de personalidade tão distintas mas com algo em comum proteger e amar aqueles que acreditam merecer...
    Quero esse livro!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Eu amo livros que se passam na segunda guerra! O Rouxinol não me interessou em um primeiro momento, mas lendo sua resenha vejo que eu posso sim gostar dele também. Gosto de livros que ficam na nossa memória e nos marcam de alguma forma, e esse parece ser assim :D
    Ótima resenha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla, tudo bem?

    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade. Embora não leia muito, gosto de história ambientadas na Segunda Guerra Mundial e com protagonistas fortes, como é o caso da Vianne e da Isabelle, embora de maneira diferente. Parece ser um livro bastante envolvente e emocionante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Confesso que não conheço a escritora ou esse livro. Sim, mereço ser crucificada, pois depois da leitura dessa resenha, fiquei indignada por não ter conhecido antes! Adoro livros históricos e A Segunda Guerra Mundial é um dos meus períodos favoritos. Adoro, também, livros com mulheres fortes e esse tem duas, para o meu espanto! Portanto, uma leitura indispensável.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Livros sobre os períodos de guerra, quando bem escritos, são sempre marcantes. Ao ler sua resenha fiquei imaginando pelo que elas poderiam ter passado. A personalidade de Isabela era definitivamente a mais complicada em um período como esse... Ao mesmo tempo em que ajuda a ser forte, pode causar muitos problemas.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que embora eu não curta muito a temática abordada no livro, eu quero e muito ler esse pra me envolver na trama, me sinto um otário por não ter solicitado para resenha.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  18. Oi Carl, esse livro entrou par ao meu Top 5 de melhores livros de 2015. Ele é maravilhoso, livros assim sempre me fascinam mas esse foi um dos melhores que eu li. A escrita da autora é realmente muito envolvente e eu consegui me sentir parte do livro, as angústias que essas irmãs passaram eu consegui sentir. um livro mais que recomendado né?!

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla, esse é um livro que eu morro de vontade de ler desde que eu soube sobre seu lançamento. Nunca li nada da autora e esse parece ser aquele tipo de livro que me emociona e que arranca suspiros, por isso já está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. ADOREI! ADOREI! Livros que retratam essa época são um dos meus preferidos, amor livros assim. Sempre que vejo um livro com uma história incrível eu já corro e vejo onde comprar, e já entra de vez na minha lista de desejados. Amei a história e sua resenha me fez querer ler o livro logo de cara, se pensar duas vezes. Parabéns!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie! Constantemente presenciamos a criação e divulgação de obras que têm como cenário principal a 2ª GG, mas cada um tem sua característica própria e é isso que faz com que eu tenha vontade de ler todos. Já li algumas resenhas desse livro e cada uma me deixa ainda mais empolgada. Esse acontecimento histórico foi triste, sem sombra de dúvidas, mas eu só tenho a agradecer por ter acabado. Fiquei ansiosa para conhecer Isabelle e sua determinação :3 A capa desse livro é perfeita e eu sempre fico admirando quando vejo, hahah.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada da autora, porém tenho uma grande curiosidade em relação a obra Amigas Para Sempre, e é bom saber que a escrita da autora é muito boa. As minhas leituras de obras que se passam na segunda guerra sempre são positivas, porém esse livro não me despertou uma grande curiosidade na obra.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Não sou muito chegada em romances históricos :/ mas já conheço a escrita da autora e gosto bastante, masmo tendo certa curiosidade em saber como ela desenvolveu esse novo livro eu passo a indicação.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

 
Google+