24

[Resenha] Enquanto Bela Dormia

em terça-feira, 8 de março de 2016
Enquanto Bela Dormia
Elizabeth Blackwell
368 páginas
Editora Arqueiro

Enquanto Bela Dormia escrito por Elizabeth Blackwell traz a releitura do clássico A Bela Adormecida, mas sem a magia ou o mundo perfeito dos contos de fadas. É uma história bela sobre amor, amizade, lealdade, mas permeado de perdas e sofrimentos, evidenciando que nem tudo na vida é perfeito.

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa.

A história é narrada por Elise, uma jovem que sempre foi mal tratada pelo padrasto, e após sobreviver à varíola e perder a mãe e os irmãos por essa doença, vai embora de casa para tentar um emprego no palácio. Com sua timidez e discrição, Elise conquista a confiança da rainha Lenore, não revelando nenhum dos segredos da mesma. Com isso, ela torna-se mal vista pelos outros empregados, já que em pouco tempo, ela conseguiu um cargo de confiança no castelo.

Aos poucos, Elise começa a descobrir mais sobre a melancolia da rainha onde há anos tenta engravidar, mas mostrou-se estéril. O rei e a rainha eram um casal apaixonado, mas com o passar dos anos sem a vinda de um herdeiro, o trono precisaria passar para o irmão do rei.

Lenore recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent e com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei.

Sempre fiel a rainha, Elise deixa de se casar com Marcus, o jovem por quem estava apaixonada, passando a viver plenamente para cuidar de Rosa. Quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva.

Fui totalmente surpreendida com essa narrativa, trazendo uma história crível para um conto de fadas. Na trama, através dos olhos de jovem criada, descobrimos a inveja, a intriga, o medo, e as crenças de pessoas humanas, falhas, que erram e acertam como todos nós.

A história não traz magia, não existe uma bruxa má, e a própria maldição é medo enraizado dos pais em perder a única filha. Elise é uma jovem sem igual, que devido a grande afeição tem pela rainha, sacrifica da própria felicidade para proteger a única pessoa que faz Lenore feliz, a pequena Rosa. Com sua abnegação, Elise torna-se a única confiável para proteger a jovem.

Impossível não se deleitar com o final que traz de forma singela que o amor pode vencer muitas barreiras, e que somente ele pode criar o verdadeiro final feliz. A trama é um tanto melancólica, pois trata do ser humano, com seus vícios e vicissitudes. Ao mesmo tempo, é uma leitura delicada e intensa, evidenciando também, o lado bom, corajoso e bondoso do ser humano.


De todas as releituras dos contos de fadas que já tive a oportunidade de ler, Enquanto Bela Dormia é uma das melhores. Indico para todos que busca uma história única e crível, com certeza ficará encantado com essa trama.

Nota:



24 comentários:

  1. Oi

    Eu não conhecia essa versão. Vou confessar que gosto muito dos livros que envolvem o sobrenatural, mas achei legal essa versão não ter isso.
    É um olhar diferente para este clássico.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi carla, foi uma releitura maravilhosa mesmo, adorei! A capa está linda, e o fato de ser uma empregada contando a história deu um novo olhar ao conto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi carla!

    Este livro realmente está em alta,só hoje já é a terceira vez que leio resenha dele e todas falaram muito bem. Gosto desta ideia de ser uma releitura de conto de fadas sem magia, com uma trama bem mais crua. Quero ler!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, esta não é a primeira vez que leio uma resenha deste livro, assim como não é a primeira vez que desejo tanto tê-lo em minha estante. Achei essa capa linda e sou fascinada por releituras, principalmente porque é um universo que pode ser explorado de diversas maneiras. Acho que nunca vou cansar de ler sobre estilo. O fato de o enredo ser mais realista, garante novas percepções e oportunidades, e é por isso que estou ainda mais curiosa para conferir. Parabéns por sua resenha. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu estou louca para ler esse livro,pois,além de ser uma releitura, só tenho ouvido elogios sobre ele e a sua resenha só me deixou mais convicta de que preciso ler esse livro.
    Beijos!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também não tinha ouvido falar nessa versão "real" da história. Me despertou curiosidade... A propósito, você escreve muito bem! *_* Adorei o post!

    Dá uma passada no meu blog quando puder:
    http://sinapseliquida.blogspot.com/ <3

    ResponderExcluir
  7. Essa capa está fantástica! Não curto muito releituras de contos de fadas, mas a sua resenha me instigou tanto que to pensando seriamente dar uma chance. O que chamou a minha atenção foi o destaque que você deu à angústia dos personagens por um perigo que nem é, de fato, real (E não ao romance que muitas pessoas acabam dando destaque e falando somente sobre esse lado da história).

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Não curto releituras e nem conto de fadas, então, acredito que este livro não é pra mim, mas ainda assim, achei vários pontos na sua resenha que me despertaram curiosidade, principalmente com o final que você demostrou ser muito bom. Acho que darei uma chance sim, e não vai demorar...
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já li várias resenhas desse livro, nenhuma delas foram positivas; gostei de saber que você gostou tanto do livro e que ele não é de todo ruim. Gostei muito do tema, gosto de tudo relacionado à conto de fadas e apesar de muita gente ter falado mal, quero ler e tirar minhas próprias conclusões. Interessante o fato de não ter nenhuma bruxa má e que a maldição ter sido o medo dos pais, é bem diferente do que estou acostumada!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla
    Esse livro está na minha lista de desejados. Adoro releituras de contos de fadas e saber que esse livro não deixou a desejar está me empolgando bastante.
    Gostei de saber que a narrativa tem um tom melancólico. Costumo gostar de livros assim.
    Amei suas impressões e espero gostar tanto quanto você.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Já li bastante resenhas positivas sobre esse livro e lendo sua resenha me deu muita vontade de ler. Eu amo releituras e tenho absoluta certeza que vou gostar desse livro, visto que trata de amor, amizade e lealdade. O livro é bem realista, empolgante e não vejo a hora de te-lo na minha estante.
    Amei sua resenha simples e objetiva.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi *--*

    Cada vez que vejo uma resenha desse livro fico ainda com mais vontade de ler. Sou apaixonada por recontagem de contos de fadas e quando vi esse livro achei muito inteligente, nunca tinha parado para pensar o que aconteceu com o castelo enquanto ela dormi.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Como eu adoro releituras de contos de fadas (principalmente as mais cruas, sem aquela magia toda), esse é um livro que eu quero muito conhecer. Acho que só encontrei resenhas positivas dele até agora *-* é um bom sinal...hehe' me deixa ainda mais animada para ler saber que o pessoal está gostando. Fico feliz que você tenha gostado também, e saber que essa foi uma das melhores releituras que você já leu me animou ainda mais ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Carla, eu estou maravilhada com esse livro. Foi a primeira releitura que eu fiz e viciei em contos de fada, Depois dele já li mais 3 que gostei muito também. É um livro para ser lido com calma, prestando atenção aos detalhes, uma história que nos envolve completamente.

    ResponderExcluir
  15. O enredo realmente é cativante a forma como a jovem passa, e depois é alvo de fuxicos, me despertou uma raiva por eles, porém fiquei triste por ela não se casar cuidar da da menininha, porem eu tive boa impressão do livro.

    ResponderExcluir
  16. Oie Carla, tudo bom ??

    Vi várias resenhas desse livro e todo mundo que leu achou absolutamente perfeito.
    Eu adoro livros com releituras de contos de fadas, mas atualmente andamos saturados com esses livros, e tudo acaba sendo mais do mesmo. Fico feliz de ver que isso não se aplica à esse livro.
    Vou add na minha lista!!

    BJoks

    ResponderExcluir
  17. Ola Carla qualquer releitura sempre chama minha atenção e com esse livro naõ foi diferente estou doida para ler, ainda mais com uma mensagem tão linda que é o amor e a forma como ele transforma tudo. Bom saber que não teremos uma bruxa má, já estou com o livro para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Já faz um tempo que tenho visto resenhas desse livro e admito que apesar de não curtir esse negocio de recontagem estou ficando bem curioso pra saber do porque terem gostado tanto. A premissa é bem legal, não tinha parado para pensar no que aconteceu no castelo, e ser narrado por uma das criadas parece ser bem interessante

    Everton Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gnt que eu quero ler esse livro faz tempo =D
    Pena ainda não ter a oportunidade, eu não gosto muito de releituras de contos de fadas pq geralmente eles só fazem transferir a história para outro momento, a essência dela continua a msm, mas esse traz uma visão diferente de alguém.
    Sou apaixonada por essa capa, o bosque tá lindo *-*
    Espero nao me decepcionar quando for ler kkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Oie!!
    Estou MALUCA para ler esse livro, amo essas releituras modernas de contos de fadas. Principalmente quanto elas trazem esse quê de realidade e sentimentos humanos. Amei sua resenha! ficou simplesmente lindíssima.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para ler esse livro.
    Tenho lido elogios maravilhosos e ja tenho meu exemplar... E o que está faltando? Tempo... São tantos livros de parcerias, posts pra fazer e um bebê pra cuidar que ainda não econtrei tempo para apreciar essa leitura.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu estou vendo muitas resenhas positivas desse livro, e achei a capa linda! Eu não sou muito de ler historia com uma pegada nos contos de fadas, mas eu gostei muito da sua resenha e a mensagem que o livro traz, então pretendo dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  23. Na época do lançamento eu tinha ficado bem curiosa com o livro pois a capa é sensacional e o livro é uma releitura (amo releituras), mas vi uma galerinha reclamar da escrita e passou a vontade. Gostei dessa do foco nos problemas humanos e ter tirado a magia porém permaneceu o foco na maldição, é uma pegada interessante.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Carla... eu tinha muita curiosidade para saber do enredo do livro e sua resenha foi inspiradora... adorei saber a premissa... e saber como a história acontece... caramba jamais imaginei que a história fosse seguir desta forma e gostei muito do que li... sua resenha ficou ótima... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Google+