14

[Resenha] A Garota na Teia da Aranha

em quarta-feira, 2 de março de 2016
A Garota na Teia de Aranha
Millennium - vol. 4
Stieg Larsson - David Lagercrantz
472 páginas
Companhia das Letras

A garota na teia de aranha escrito por David Lagercrantz é o quarto livro da série Millennium, onde acompanhamos uma trama eletrizante protagonizada por Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist. Após o falecimento do autor, muitos queriam uma continuação para os casos investigados, e o David Lagercrantz escreveu uma ótima trama para os fãs que estavam na expectativa.

Na trama, Blomkvist recebe o telefonema de uma fonte confiável, dizendo que tem informações vitais aos Estados Unidos. A fonte está em contato com uma jovem hacker conhecida por Blomkvist, e as implicações do que descobre são assombrosas.

Blomkvist, que precisa desesperadamente de um furo para a revista Millennium, pede ajuda a Lisbeth. Ela, como sempre, tem objetivos próprios. Juntos, eles precisarão unir forças para enfrentar essa nova ameaça. Mikael não tem mais o status de celebridade, enfrenta uma crise na Millenium, onde foi comprada por um grupo que deseja modernizá-la. E ele sente falta dos velhos tempos, onde o foco era o jornalismo investigativo.

Confesso que quando iniciei a leitura, estava com receio de não gostar de uma nova narrativa, mas fui surpreendida. Com uma narrativa fluída e uma trama que prende a atenção do começo ao fim, a história me conquistou totalmente onde não consegui parar a leitura até completá-la.

O autor não se prende apenas ao ponto de vista de Lisbeth e Mikael, trazendo mais detalhes para a trama, deixando um leitor em meio ao um thriller psicológico, ansioso para descobrir cada detalhes da ameaça eminente. O autor soube conduzir a trama com maestria, mas dá para notar algumas diferenças de narração. David consegue introduzir a trama temas atuais, como segurança nacional, autismo e inteligência artificial.

O enredo é recheado de ação, suspense e mistério, junto a personagens marcantes que muito nos conquistaram outros volumes, e ainda uma trama intrincada e inteligente fecha o pacote de uma continuação imperdível. O volume termina com algumas pontas soltas onde deixa a entender uma continuação, que acredito que acontecerá. Agora é só aguardar informações sobre um quinto livro da série.

Nota:



14 comentários:

  1. Oi Carla, não comecei a ler a série ainda, apesar de meu interesse. Pensei que terminava neste volume, pelo visto me enganei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros como este pelo fato de serem inteligentes e nos instigarem a imaginar, a pensar. Fiquei com um pé atrás com esta 'continuação', mas gostei de saber que você foi tão surpreendida pela trama, até me animo a ler...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    eu ainda não conhecia essa série, mas tenho que assumir que ela não me atraiu muito, a premissa sua resenha estão otimas, mas não consegui me vendo ler este livro :(
    Quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, nossa!!! eu sou louca por esse tipo de livro, é o gênero literário que eu mais gosto. Ainda não conhecia essa obra e já fiquei super interessada, só de saber que é recheada de mistério e suspense já me deixou instigada. Gostei muito da sua resenha, me deixou com muita vontade de conhecer o livro e ver o desenvolvimento dessa história, sem dúvida é um thriller muito bom

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Acredita que nunca li a,agora, série Mileniun. Assisti aos filmes suécos e amei, mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros. Nossa eu tinha um certo receio com essa continuação, sei lá toda a polemica que foi fiquei com o pé bem atraz, mas pela sua resenha parece que o livro é muito bom.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Preciso ler todos os livros, me apaixonei pela série desde quando vi o primeiro filme (o sueco). Larsson escreve como poucos, pena que tenha morrido tão precocemente. E esse quarto volume promete, hein?!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!

    Adoro essa série. Eu estou no terceiro livro.
    Tenho o mesmo receio que vc teve, fico pensando se vai seguir o mesmo ritmo do Larsson. Ler sua resenha me deu um alívio agora.
    Preciso ler logo o terceiro!!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla! Preciso comprar essa série!! Não li nada, mas já adoro hahaha
    Eu também tenho medo, mesmo não lendo, qdo li algo a respeito das continuações escritas por outro autor (se nao me engano, foi até aqui que li) fiquei completamente receosa e até pensei em desistir completamente da série. Agora que li sua opinião, não pretendo desistir tão cedo.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem dessa série, mas ainda não li. Que bom que teve a continuação que os fãs tanto queriam. E melhor ainda você ter gostado a ponto de não conseguir largar o livro. É bom demais quando um livro nos pega assim, né?

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Sempre leio comentários muito positivos sobre o livro. Li diversas resenhas, mas ainda não dispertou em mim aquela vontade de ler, embora o livro tenha uma premissa muito rica e como você disse os personagens são marcantes e tal, isso realmente é algo que gosto nos livros, além de ter aquela pitada de um bom suspense e mistério.
    ótima resenha

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/03/para-refletir-construcao-do-amor.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Estou louca para começar esta série, pois desde que vi o filme fiquei muito interessada nos livros. Já até comprei o primeiro volume com as novas capas que são lindíssimas. E espero começar em breve. Fico feliz que este quarto livro não tenha decepcionado, pois muitos criticaram a continuação, acredito que muitos até antes de ler. Mas eu estou super animada... Adorei a resenha.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, não sabia que esse livro pertencia a uma série, mas o conhecia ele de capa e sempre achei a capa bem bonita. Fico feliz que tenha sido surpreendida pela estória e narrativa, não sei se leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Ainda não li nenhum livro dessa série, sempre ouço pessoas falando super bem, mas nunca me interessei muito pelos livros. Mas depois de ler tantas resenhas deles, fiquei na terrível dúvida se leio ou não. Vou esperar ter mais tempo para novas leituras, até lá eu decido o que vou fazer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi

    ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho vontade e a tua resenha está tão incrível que eu estou pensando seriamente eu passar esse livro na frente dos outros e ler de uma vez!!!!

    me deixou bem curiosa!!!

    bjs

    ResponderExcluir

 
Google+