19

[Resenha] Nova Ordem

em quinta-feira, 3 de março de 2016
Nova Ordem
Mundo Novo – vol. 02
Chris Weitz
Editora Seguinte
266 páginas

Nova Ordem escrito por Chris Weitz é o segundo volume da trilogia Mundo Novo, onde acompanhamos uma trama distópica em uma sociedade onde as crianças e os adultos não existem mais, apenas os adolescentes.

Jefferson, Donna e seus amigos descobriram que os adolescentes não são os únicos que sobreviveram ao vírus. Eles são resgatados por sobreviventes da Doença, e descobrem que o mundo além dos Estados Unidos Está bem diferente do que imaginavam.

Muitos sobreviveram ao terrível vírus e são ajudados pela Inglaterra, onde são levados pela Marinha até esse lugar seguro. Mas esse mundo novo herdou diversas guerras antes do vírus, e nem todos estão felizes com essa nova ordem. E muitos estão unidos para derrubar os governos que restaram, causando uma ordem de caos e tumulto ao redor do mundo.

E em meio ao caos do resgate o grupo se separa. Jefferson volta para Nova York e tenta levar a Cura para a tribo da Washington Square. Jefferson sonha em reunir todas as tribos e criar uma nova nação, mas será muito difícil convencer os jovens que se acostumaram aos caos.

Enquanto Donna vai parar na Inglaterra, onde se depara com um mundo pós-Ocorrido inimaginável. É oferecida uma nova vida para ela, uma vida normal em Cambridge. Mas isso vem com um preço e eles querem informações.

Mas um desastre ainda maior que a Doença está prestes a acontecer, e Donna e Jefferson só poderão evitá-lo se acharem o caminho de volta um para o outro.

Com a narração alternada entre o ponto de vista de Jeff e Donna, conhecemos o que acontece com os personagens após os acontecimentos do livro anterior. Com um linguajar jovem, Chris apresenta todos os personagens e suas características, sem perder a maneira sarcástica e única que todo jovem pensa. Chris escreve com maestria, sem deixar cair o ritmo da história, trazendo um enredo de qualidade e único.

Cada um dos personagens tem sua própria batalha para enfrentar, e é impossível não se envolver com seus dramas, principalmente com a solidão de saber que perdeu toda a família. Mesmo escrito com uma narrativa descontraída e fluída, em alguns momentos a história é indigesta, com diversas cenas cruéis e de violência. O que não podia ser diferente, já que os jovens precisam sobreviver a um mundo decadente, onde apenas o mais forte e esperto tem chance de continuar vivo.

Nova Ordem traz uma excelente continuação, onde temos mais respostas sobre como está o mundo após o acontecimento dos vírus, assim como o comportamento daqueles que sobreviveram e vivem em uma relativa segurança. A trama continua a evidenciar o lado humano dos personagens que perderam tudo e todos e agora precisam sobreviver diante de tantos perigos. Eles precisaram amadurecer muito rápido, e com isso, erram demais quando o assunto é o coração.

O autor volta a surpreender, prendendo a atenção do leitor do começo ao fim. A narrativa de cada um dos personagens é única, e é claro notar a diferença de cada uma das personalidades. Com muitas perguntas respondidas, nos resta a aguardar o último volume, onde teremos ainda mais perigo para os personagens.


A Editora Seguinte seguiu a mesma edição do primeiro livro, tanto quanto a escolha da capa, como o papel para a impressão, deixando essa trilogia perfeita. Só fico a imaginar como será o terceiro volume, assim como seguro a minha ansiedade para a última parte da trama.

Nota:


19 comentários:

  1. Bom, eu só sabia que faz parte de uma trilogia, mas nunca tinha lido nada a respeito. Já me interessei por ser uma distopia, e o enredo parece ser bem interessante. Li sua resenha, apesar de não ter lido o primeiro livro, mas vou procurar saber mais sobre. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Quando li o início da resenha, em que só existem adolescentes pensei automaticamente em The 100, haha. Quero muito ler e saber como o autor surpreende. E que bom que ele responde as perguntas sobre o vírus, sempre acho as explicações as partes mais interessantes em distopias!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Eu abandonei essa série na metade do livro 1. Não gostei do desenrolar do enredo e os personagens são muitos confusos e cheios de frescuras que parecem mais de adultos do que de "crianças" em crescimento e não percebi muito nexo na construção das razões que deram vida à esse mundo destruído.

    Beijos,
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-quando-ela-se-foi.html

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Adoro distopias e achei essa bem interessante.
    Pena que li a resenha já do segundo livro! hahahah
    Mesmo assim fiquei com vontade. Adoro livros adolescente para passar o tempo e ler depois de uma ressaca literária.
    Dica anotada.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla,
    Nova Ordem me pareceu um livro interessante com algumas respostas.
    Como não li o primeiro livro, não posso opinar sobre este, mas acredito que tenha sido bom.
    Tenho muita curiosidade de ler Novo Mundo, mas um pouco de receio de ler, pois meu irmão leu e não gostou. Enfim, acho que os livros merecem uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a serie e achei a capa um pouco infantil, mas ainda assim, interessante. Faz um tempo que não leio distopias e acho que vou encarar este aqui pra sair deste jejum. Adorei a dica!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi *--*

    Adoro as capas dessa serie. Já tinha visto resenhas do primeiro livro e o pessoal curtiu bastante, mas o autor é um escritor de filmes então o jeito que escreve é diferente. Fiquei com pé a trás. Mas ai vi sua resenha do livro dois e to preparada pra começar hahahah

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha eu ainda não li essa série e sinceramente até que gostei de tudo que você falou sobre o livro, mas eu precisava ler a primeira resenha antes de qualquer coisa para poder ter um melhor entendimento sabe? Talvez eu até me interesse em fazer a leitura. Pelo que vi tu falou muito bem do livro e está de parabéns pela ótima escrita, porque tu desenvolve muito bem =]


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/reflexao-parte-3.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem??

    Adorei a premissa, achei bem criativo o enredo de só ficar jovens... uma vez eu assisti um filme que todos os adultos sumiam (não lembro ao certo oq acontecia, mas imagino que eles viajaram) e só ficavam as crianças, dá pra imaginar a bagunça né!
    A resenha me cativou, vou procurar saber mais sobre o livro e eu amei essa capa!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, em primeiro eu já enlouqueceria só por ter um lugar onde só tivesse adolescentes. Tenho uma em casa e já não suporto uma só, minha irmã, imagina um cheio deles! Mas por ser uma continuação é legal que a trama tenha se deslocado de lugar e tenha uma nova ideia, já que se tivesse ficado no mesmo lugar poderia se tornar meio monótono. Não sei sobre o primeiro livro, mas gostei da premissa deste.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia esse livro antes, mas me parece bem legal e parece que o autor criou um universo distópico bem diferente. Achei super interessante só os adolescentes sobreviverem. Porém depois descobrem que náo ne? Espero que os personagens possam alcançar os seus objetivos de um novo mundo que seja justo e sem toda essa loucura. Sua resenha esta ótimo e adorei como expressou sua opinião *-*

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla, desde que eu vi o lançamento do primeiro livro eu morro de vontade de ler, parece ser aquele tipo de trama envolvente e cativante, parabéns pela resenha maravilhosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de eu gostar muito de distopia confesso que não achei atrativa a premissa desse livro. Acho que a história de um vírus que dizimou toda a população menos os adolescentes não ia colar muito para mim.
    Fica para a próxima!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  14. Ola Carla o que mais me chamou atenção foi o fato de sobrarem somente adolescentes sendo a esperança de tudo, não conhecia a série e fiquei bem interessada adoro distopias sendo bem trabalhadas então. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. OMG... To aqui imaginando esse mundo cheioooooo de adolescentes! Que caos!
    Não li o primeiro livro, mas sabe... Estou mega curiosa com essa história e para saber mais sobre esse suposto vírus, mais curiosa ainda para entender porque só os adolescentes sobrevivem.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Ai meu Deus, preciso ler essa trilogia! Já tenho o primeiro volume parado na minha estante, então não tenho nenhuma desculpa para não ler logo. Porém, acho que vou esperar lançarem o terceiro volume, assim faço uma pequena maratona da trilogia e leio tudo de uma vez. Fico muito ansiosa quando tenho que esperar pelas continuações hahaha

    Fiquei abismada ao ver que não só os adolescentes estão sobrevivendo, mas que ainda conseguiram ver como está a situação em outros países. Fiquei mais curiosa ainda sobre essa trama.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola

    Ainda não tive oportunidade de ler a serie. Sei que foi escrito por um cineastra e a descrição das cenas são bem legais por isso. Preciso conhecer um pouco mais do primeiro livro para ter uma opinião melhor. Mas pela sua resenha já imagino que deve ser bem legal os livros. As capas pelo menos são lindas.

    https://www.facebook.com/groups/retribblogliterarios/permalink/552730808219693/?comment_id=554402034719237&notif_t=group_comment

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu já conhecia e já ouvi muitos falarem bem dessa trilogia, acho as capas muito bonitas, mas por algum motivo não senti vontade em ler essa série, não sei bem sobre o que vai falar, só li sua opinião sobre o livro, pois não quero pegar spoiler, e porque evito ao máximo saber sobre a estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Que bom que gostou! :) Achei fantástico... Também adoro livros de pós apocalipse e coisas do género; tal como neste, em que os personagens tentam sobreviver...

    Gosto muito também de "alternância" de narrações entre os personagens!! :)

    E se o estilo e formato do livro anterior se mantém nesta, ainda melhor!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

 
Google+