20

[Resenha] O Círculo Rubi

em sexta-feira, 25 de março de 2016
O Círculo Rubi
Bloodlines - Livro 06
Richelle Mead
336 páginas
Editora Seguinte

O Círculo Rubi escrito por Richelle Mead é o último volume da série Bloodlines, onde acompanhamos o encerramento com chave de ouro de uma trama jovem e envolvente. Para quem ainda não leu os volumes anteriores, a resenha terá spoiler sobre a trama.

Depois que Sydney Sage escapou das garras dos alquimistas, que a torturaram por viver um romance proibido com Adrian Ivashkov, o casal passou a viver exilado na Corte Moroi. Hostilizada por todos ao seu redor por ser uma humana casada com um vampiro, a garota quase não sai de casa e perde a noção do tempo, trocando o dia pela noite.

Mas logo Sydney se vê obrigada a abandonar seu refúgio, já que seu coração continua apertado desde que Jill Dragomir desapareceu. O sumiço da jovem princesa vampira coloca em risco toda a estabilidade política dos Moroi… Então quem estará por trás desse sequestro? Sydney precisa dar um jeito de trazer a amiga de volta — e ao mesmo tempo alcançar sua própria liberdade.

Richelle tem o dom de conduzir uma história com leveza, fazendo com que o leitor se apaixone pelos personagens desde o primeiro instante. Desde que iniciei a leitura da série e conheci Sydney assim como Adrian, fiquei envolvida com a trama que além do mistério e perigo existente para os personagens, ainda continha o encontro de mundos totalmente diferentes.

Sidney cresceu temendo os vampiros, e no início foi difícil deixar de lado esse antigo conceito e conviver com eles. Mas aos poucos, ela começa a conhecer o intimo de cada um, criando um vinculo de amizade que faz com que ela deixe os velhos conceitos. E Sidney se apaixona por Adrian, levando a jovem a admitir os sentimentos que nunca pensou que um dia iria sentir.

Adrian sempre foi inconsequente, e ainda com o dom do Espírito, usava dessa desculpa para não se responsabilizar por nenhum dos seus atos. Mas é Sidney que faz com que ele resolva amadurecer, e assim usar sabiamente os poderes, como ser responsável em cada uma das suas atitudes.

E nesse último volume, notamos o quanto o casal amadureceu no decorrer de todos os livros. O quanto eles deixaram de lado os antigos conceitos, aceitaram suas imperfeições, e ainda, evidenciam o amor que sentem um pelo outro.

A autora conclui as pontas soltas apresentadas no outro volume, e até deixa um detalhe que pode ser usado para uma nova série. Não que esse detalhe deixe o final em aberto, apenas é algo que pode ser usado em uma trama futura, caso seja decidido ser criada. E posso dizer que o epílogo é fofo, daqueles que deixa o leitor feliz em saber como estão os seus personagens favoritos. Não vou me estender nos detalhes sobre o último volume, pois a autora deixou uma grande surpresa para a história, onde qualquer detalhe pode estragar a emoção.

Em suma, a série Bloodlines trouxe uma trama envolvente, que vicia, deixando um leitor ansiando por mais e mais da série. A autora sabe como envolver seus leitores, onde cada volume foi um deleite descobrir mais detalhes da trama, assim como acompanhar o amadurecimento de cada um dos personagens.

Outro detalhe que não posso deixar de apontar é sobre a Editora Seguinte, que manteve o padrão das capas, assim como o tempo entre uma publicação e outra, onde os leitores não precisaram esperar muito tempo para ler a continuação. Em tempo, O Circulo Rubi encerra com chave de ouro uma trama que vai deixar saudades.

Nota:





20 comentários:

  1. Oi Carla, tudo bem?
    Então, eu só li o primeiro livro dessa série, mas pretendo continuar o mais rápido possível, especialmente porque gosto bastante dos personagens. Sem contar que sou apaixonada por essas capas e acho que a editora está mesmo fazendo um excelente trabalho. Espero poder completar minha coleção. E fico feliz que você tenha se envolvido nessa trama.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Que liindo o lay daqui, adorei! Calhou de combinar com a capa do livro haha. Li só o primeiro volume de Academia de Vampiros e fiquei curiosa com o resto, mas a quantidade de livros desanima bastante :( adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Se eu morrer antes de você", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oie, Ana. NUnca li essa série e apesar de ser grande, seis livros já me deixam com um pé atrás, a trama parece interessante, sim, eu li e peguei os spoilers, rs. Faz tempo que não leio nada de vampiros e gostei disso de a humana, Sidney é uma? se apaixonar por um vampiro. E isso de ter uma princesa vampira faz parecer que o livro tem uma espécie de realeza dos vampiros? Em fim, gostei e anotada para o futuro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, ainda não li a série e não foi por falta de elogios e indicações, não só para esta série como para os livros da autora. Não curto muito essa pegada de vampiros e assim, vou deixar a dica passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Como assim, livro 6?!
    Eu li o primeiro e gostei bastante...mas acabei deixando a série de lado. Preciso correr atrás do prejuízo! :P

    bjs!

    Feliz Páscoa!

    Thaís:)

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Eu adorei Academia de Vampiros e queria ler essa série, mas a quantidade de livros me dá preguiça... Mas que bom saber que ela é boa, quem sabe eu animo!

    Obs: Te indiquei em uma tag no blog :)
    http://www.meujardimdelivros.com.br/2016/03/tag-10-perguntas-literarias.html

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia esse livro e nem a série, mas achei a sinopse desse bem interessante e vou procurar saber dos outros livros. Como você disse, houve um amadurecimento dos personagens e creio que também houve um amadurecimento na escrita e forma de apresentação da autora em relação a historia. O fato do livro falar sobre seres sobrenaturais, nesse caso, vampiros, chamou mais a minha atenção e com certeza irei procurar saber mais sobre a série. Aqui no blog tem a resenha dos outros livros da série?
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Como ainda não li a série e tenho muita vontade de ler, não li sua resenha completa para evitar spoilers.
    Ouso concordar com você de que a série é bastante viciante mesmo e acredito que a autora encerrou ela muito bem.
    Espero ter a oportunidade de ler os livros e conferir sua resenha completa.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ooi,
    Não li nenhum livro da série mas como quero ler fiquei com medo da sua resenha e pulei várias partes kkk Espero poder ler a série em breve e gostar bastante, faz muito tempo que não leio nada com vampiros e acho que é essa série que vai me reapresentar a eles.
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Sou apaixonada por essa série! E devorei os cinco livros anteriores, eu simplesmente não conseguia me conter, é muito viciante! Ainda não li esse último volume, e confesso que estou adiando ao máximo, pois é o último livro :( e eu não queria que tivesse um fim. Mas, ao mesmo tempo, estou mega ansiosa para saber o futuro do Adrian e da Sydney <3 #melhorcasal

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, sabe que eu morro de curiosidade de ler essa série desde que eu acabei de ler Academia de Vampiros, pela sua resenha essa parece ser uma série cativante e envolvente, e eu não vejo a hora de ler o quanto antes!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conheço a trama, então provavelmente peguei spoilers, que não fizeram diferença pra mim. rs Mas já vi muitos comentários sobre a autora, e tenho bastante curiosidade. Todos dizem mesmo que a narrativa dela é leve, mas ao mesmo tempo que fisga e cativa o leitor. Mesmo sem ter lido, adorei saber que o casal amadurece no decorrer dos livros, acompanhar isso é sempre muito prazeroso numa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu não gostei muito da escrita da Mead, achei muito rasa. Não sei se ela melhora ao decorrer das obras publicadas. A questão é que esse série parece ser envolvente e fiquei interessada. É, eu tomei spoiler, mas como vou ler mais a diante, eu terei esquecido, rs. :)

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha uma grande curiosidade em ler essa série até descobrir que se tratava de um spin off de uma outra série, daí até eu descobrir o quão independente elas são eu ignoro :P
    É bom ver que a série conclui sem deixar pontas soltas e deixa uma brecha para uma série futura (ótimo para os fãs), adoro epílogos em gerais, principalmente se fofos *-*

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oieee,
    Primeiramente essa capa é fechosa, né não? Olha eu acho que não conhecia a série e esse livro em especial eu nunca tinha visto. Gostei bastante da premissa que você descreveu, fiquei bem curiosa vou adicionar a série a minha wishlist para ler em alguma oportunidade. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Poxa eu acho as capas dessa série bem bonita, só não gostei muito dessa, talvez pela cor escolhida... mas fiquei feliz em saber que a finalização da série foi satisfatória o que me dá mais vontade de ler, mas pretendo fazer isso só quando terminar academia de vampiro haha... adorei a sua resenha empolgante e gostei de saber do amadurecimento final do casal, tenho certeza de quando vier a ler, não me lembrarei de muita coisa.... xero!

    ResponderExcluir
  17. Oiee Carla, tudo bom???

    Eu não li ainda essa série, mas ela está na lista de próximos, ainda mais que foi finalizada. Sem comentários para Titia Richelle, ela é diva master, não esperaria menos do que uma série excelente. Acho que não li, porque ainda escuto as meninas xingando no final de VA, mas enfim, certeza que essa série será lida e resenhada !!! <3

    ResponderExcluir
  18. Ah sim, as capas são lindas, concordo! <3
    Eu não li nenhum, nem nada da autora, e tenho muita curiosidade jpa que todos falam muito bem dela. Ms acho que por serem vampiros, eu tenho receio, um pouco enjoada sabe? Mas é um livro que pretendo comprar e ler um dia!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Olá!! :)

    As capas são bonitas, realmente...

    Bem, é ótimo quando gostamos assim de uma coleção e a lemos à procura de mais detalhes que nos esclareçam sobre a história... Quanto mais uma coleção não tão pequena...

    Algo que adoro mesmo é o facto de as personagens irem amadurecendo..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Olá

    O pouco que sei sobre essa série foi o que li em resenhas, vários pontos chamaram minha atenção na resenha e me fizeram ter vontade de ler o livro como o amadurecimento dos personagens e de certa forma você também pode meio que dizer que existe uma crítica social na história,pois casais que tem origens diferentes quase sempre são vítimas de algum preconceito, vou aproveita pra ler já que a série está completa.


    Bjss

    ResponderExcluir

 
Google+