19

[Resenha] A Indomável Sofia

em quarta-feira, 20 de abril de 2016
A Indomável Sofia
Georgette Heyer
406 páginas
Editora Record

A Indomável Sofia escrito por Georgette Heyer traz um romance de época com uma protagonista espirituosa e a frente do seu tempo.

Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Sophy, como gosta de ser chamada pelos amigos, é uma jovem de característica marcante, que não aceita as regras da sociedade londrina, e sempre está a escandalizar devido a essas atitudes ousadas.

Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E logo ela se apresenta trazendo animais exóticos, e ainda com cavalos para que possa cavalgar.

E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. Sophy com sua inteligência e ousadia, fará de tudo para ajudar a sua família diante desses diversos problemas, onde acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle.

O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...

Charles é um homem jovem, de apenas 26 anos que se tornou o chefe da família, onde precisa tomar todas as decisões para manter o conforto de seus familiares. Ele é austero, severa, e não aceita as atitudes ousadas de Sofia, mas ao mesmo tempo, podemos visualizar o quanto ele se importa com a sua família.

A narrativa da autora é envolvente e rebuscada, trazendo outro tom para um romance de época. E não esperem apenas aquele romance de suspirar nas páginas, os  planos de Sophy são ousados e divertem o leitor na medida em que elas os coloca em prática.

O livro tem como destaque o desenvolvimento dos personagens, assim como pequenas histórias que fazem com que o leitor fique envolvido com os outros personagens, além do casal principal. Confesso que senti essa diferença durante a leitura, e o livro não se assemelha a nenhum romance de época que li ultimamente. Foi quando descobri que a história foi publicada em 1950, deixando claro para mim, essa diferença na narração. Em suma, para os leitores que apreciam um romance leve que se assemelha aos clássicos, A Indomável Sofia será uma leitura inesquecível.

Nota:



19 comentários:

  1. Gostei da resenha Carla. Amo romances de época e acredito que ficaria encantada com este livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, eu também já li esse livro e gostei bastante. Mas sou suspeita para falar porque amo romances de época. Também me surpreendi sobre a obra ser escrita em 1950, explica muitos detalhes na narração né?! Adorei sua resenha, especialmente porque você soube descrever bem os detalhes mais especiais.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, terminei de ler este livro essa semana e que surpresa maravilhosa foi essa leitura. Amei do inicio ao fim!!! Gostei do vocabulário mais rebuscado, como você mencionou, agregou palavras novas para mim e eu valorizo muito isso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, quero ler! Agora só falta o $$$$ pra comprar kkkkk

    bjs!

    Thaís:)

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,
    Estou louca por esse livro. A sinopse dele me atrai muito e sou apaixonada por romances de época. Eu só não sabia ainda que ele havia sido publicado em 1950 também gosto muito de clássicos e certamente é uma leitura que eu me envolveria e me apaixonaria.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Não sabia que esse livro era tão antigo!
    Achei legal que a protagonista não aceita as regras da sociedade, adoro mocinhas assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Uau 1950, realmente achava que era um livro mais novo. A capa dele já me chamou a atenção quando a editora revelou. Estou me aprofundado nas leituras de romances de época e por esse ser um e trazer uma narrativa diferente dos mais recente, já acredito que foi gostar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Adoro livros inesquecíveis e acho que consigo entender porque esse livro é assim.
    O que mais me agrada nessa história é que a Sofia é muito a frente do seu tempo e que isso foi escrito há muito tempo. É como se a autora pudesse analisar como seria no futuro, sabe?
    Com toda certeza lerei esse livro e, acredito, me encantarei.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oie Carla, tudo bom??

    Vou publicado em 1950????? Chocada aqui!! huuhuh
    Não sabia disso, mas realmente, a diferença da escrita é bem grande comprado com os históricos que estão saindo por aqui.
    Embora a temática seja semelhantes aos romances de época, eu adorei a personalidade da mocinha, e mais ainda, que tem uns toques divertidos no enredo.

    =)

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, por mais que esse livro seja diferente dos livros de época que você citou já ter lido, esse gênero não me atrai. Vou pular sua dica, fica para uma próxima.
    bj

    ResponderExcluir
  11. Oii!!!

    Adoro o gênero e estou com o livro aqui mas ainda não pude ler.
    Acho ótimo mocinhas com esse gênio forte que foge dos padrões. Estava louca para ler uma resenha sobre a obra e agora tenho certeza de que farei uma boa leitura

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla, sabe que eu nunca li nenhum romance de época e devo dizer que a sua resenha me cativou muito para ir atrás desse livro o quanto antes, parece ser uma história linda e cativante. Com certeza já quero conhecer essa trama e poder me apaixonar por ela também!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Por mais que você diga que ele é bom e diferente de outros que leu do gênero, não consigo me sentir atraída por esse tipo de leitura. Amo as capas, são lindas, adoraria usa uma roupa assim, mas as histórias não me cativam.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Olá Carla,

    Não sou fã desse gênero... Mas você conseguiu me deixar interessada na história. O fato de não só ter romance é um ponto que já me ganha... Bom, estarei mentindo se dizer que irei colocar na minha meta de leitura desse ano, mas assim que tiver a oportunidade eu lerei com toda certeza.!

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Não sou muito fã desse tipo de romance, mas acredito que seja por eu ainda não ter lido nada do tipo (mesmo tendo um romance de época na estante..rs). Mas gostei da história e estou bem curiosa para saber o que vai acontecer com o casal ou se eles serão um casal.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente adoro romances de época em que sua protagonista é à frente de seu tempo e não tem papas na língua, imagino que Sofia seja isto e muito mais não é mesmo?!
    Tá na lista com certeza!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Achei a premissa da estória bem encantadora, adoro uma protagonista diferente do convencional. Penso que este romance deve ser hilário, por Charles a princípio parecer ser bem monótono e chato, e Sophia deve apronta muito com ele. Fiquei curiosa para saber que animais exóticos são esses que ela trouxe consigo. Com certeza, mais um romance de época que desejo muito ler.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oi *--*

    Adoro romances de época e tenho percebido que as editoras tem apostado bastante no genero. Esse em especial está na minha lista de desejados desde o lançamento. Fiquei ainda mais curiosa depois de saber que a escrita da autora é tão boa assim e trás um novo tom ao genero. Espero ler em breve.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Carla eu particularmente gosto de livros mais antigos, realmente é uma leitura diferente dos contemporâneos! Eu me interessei pelo livro, amo romances e clássicos então nem se fala! Vou adicionar a lista de leituras! Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Google+