2

[Resenha] Outro conto sombrio dos Grimm

em terça-feira, 31 de maio de 2016
Outro conto sombrio dos Grimm
Um conto sombrio dos Grimm – vol. 02
Adam Gidwitz
Galera Junior 
352 páginas

Outro conto sombrio dos Grimm escrito por Adam Gidwitz é o segundo volume da trilogia Um Conto Sombrio dos Grimm, onde traz a história do conto de fadas, mas sem o lado bonitinho, e sim com o lado sombrio e realista.

No primeiro volume, o autor narra a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm. Neste volume, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão.

Na trama, acompanhamos a ventura de João e sua prima Jill, que precisam encontrar um espelho mágico que resolverá todos os problemas.

João sofre diariamente bullying de Maria, um garoto que sempre está a aprontar com ele. Sim, nessa história Maria é um garoto e o autor explica a origem desse nome. Por outro lado, temos Jill cuja mãe é um tanto apavorante e devido a uma roupa nova feita de uma seda diferente, a jovem passa por uma terrível vergonha.

A dupla contará com a ajuda de um sapo falante de três pernas, que os ajudará a encontrar esse espelho. Nessa trama o sapo fala e ele quer apenas ter um amigo, já que o poço onde ele vive não é um dos mais fáceis. Para esse trio encontrar esse espelho, eles precisarão subir em um pé de feijão... e o leitor se prepare, pois é impossível imaginar tudo o que acontece com esse trio.

A narrativa é muito envolvente, onde não consegui mais parar até chegar a última página. Mesmo sendo o segundo volume de uma trilogia, os livros são independentes e não há necessidade de ler na sequência.

O que mais me chamou a atenção foi a forma como o autor intercalou vários contos em uma única história, tornando o enredo recheado de aventuras. Cada capítulo é uma surpresa, onde o leitor não consegue imaginar o que virá em seguida. E o que mais me atraiu é que a história não traz a parte fofa dos clássicos, evidenciando o lado sombrio da história.


A leitura da trama é rápida e divertida, que prende a atenção do leitor devido a maneira como foi criada, assim como a mensagem que transmite para o leitores. Adam evidencia o quanto é importa conhecermos a nós mesmos, tanto o lado bom quanto o ruim, e nunca nos esquecermos do que realmente buscamos. Uma história envolvente e divertida, que vai agradar todos os leitores.

Nota:



2 comentários:

  1. Bha, que livro diferente hein. João ganhou uma prima e Maria é um garoto, por esta eu não esperava...rsrs. Acredito mesmo que seja um livro muito divertido e eu bem que gostaria de ler...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!
    Eu adoro releituras de contos de fadas, principalmente essas mais sombrias...
    Não conhecia o livro ainda mas já vi que vou gostar!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

 
Google+