18

[Resenha] Na Estrada Jellicoe

em terça-feira, 12 de julho de 2016
Na Estrada Jellicoe
Melina Marchetta
Editora Seguinte
296 páginas

Na Estrada Jellicoe escrito por Melina Marchetta traz uma trama young adult com uma história envolvente, onde foi impossível descobrir antecipadamente todos os mistérios.

A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. E todos levam muito a sério essa rivalidade.

Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança.

Taylor resolve pressionar Hannah, a mulher que a resgatou, para que ela conte mais sobre a família. E ela é a única que a jovem confia, e desaparece repentinamente, deixando como pista sobre seu paradeiro um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás.

Enquanto tenta entender a história desses cinco jovens, Taylor ainda precisa liderar os alunos da escola em meio a guerras territoriais contra as outras escolas. Essa rivalidade sempre aumenta quando os cadetes estão na cidade, e a jovem tentará diminuir isso. Mas não esperava encontrar alguém do passado entre os cadetes, que a fará sentir as mais diversas emoções.

Confesso que de inicio, não consegui apreciar totalmente a história, pois alguns trechos tornaram-se confusos. A história tem duas linhas narrativas, uma por conta de Taylor e o que está vivendo no presente, e outra por conta dos cinco jovens e o que eles viveram no passado.

Ao lado de Taylor, acompanhamos o seu amadurecimento, as suas descobertas, o seu desejo de sentir inteira e assim descobrir mais sobre o próprio passado. Com os cinco jovens, descobrimos o que aconteceu e o quanto isso ainda influencia no momento presente.


Mesmo com o inicio um tanto confuso, eu fui conquistada pela trama ao ponto de ficar ansiosa para descobrir o que realmente estava acontecendo. É claro que Taylor tem muito a enfrentar para continuar na liderança da casa, assim como resolver uma paixão que não quer admitir, e ainda investigar as pistas que Hannah deixou. Um livro que pode faz muitos leitores amar ou odiar a trama, mas que me conquistou. A Estrada Jellicoe traz uma história comovente, arrebatadora com uma trama bem construída e detalhada.

Nota:


18 comentários:

  1. Hoje mesmo eu assisti a um vídeo em que a blogueira super elogiava o livro, segundo ela é um dos melhores dramas do ano, isto para mim já havia bastado, aí vem você e me diz que o livro é realmente bom, pronto, agora só preciso comprá-lo!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu estava muito curiosa para ler uma resenha sobre esse livro e adorei seus comentários. Fiquei bem curiosa, especialmente porque você se mostrou bem positiva. Imagino que seja comovente, e que bom que, apesar de o começo parecer confuso, a trama conseguiu lhe envolver. Espero poder lê-lo em breve!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Carla. Só ouço ótimos comentários sobre este livro desde o seu lançamento e agora fiquei ainda mais empolgada para lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, este livro está na minha lista de leituras e espero poder apreciar tanto quanto você. Achei diferente a linha narrativa na voz dos 5 jovens e achei bem original.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser muito legal! Gostaria de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oii Carla!
    Parece ser um livro bem misterioso, me vieram algumas perguntinhas, por que essa rivalidade entre esses três grupos? quem e a paixão mal resolvida de Taylor? coisas como essa kk vou colocar esse livro na minha lista de leitura e espero gostar e não odiar ele kk
    Beijocas....
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, já li algumas resenhas da obra, porém não me sentir cativada a efetuar a leitura, mas com tantos elogios e com essa resenha que ficou ótima e que foi sincera, vou adiciona-lo na minha lista de futuras compras haha

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carla

    Que bom você ter conseguido curtir a leitura apesar da confusão inicial. Eu costumo curtir tramas que mesclam narrativas no passado e presente, mas são poucos os autores que sabem usar esse artifício, espero que a Melina tenha conseguido. E essa capa? Acho a coisa mais linda! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Carla,
    Confesso que sempre quis ler esse livro pela capa, acho que ela é incrível.
    Gostei muito de ler sua opinião e saber que, apesar de você ter achado o começo um pouco confuso, você tenha gostado da história. Acho que me dou bem com narrativas em duas linhas distintas e acredito que farei parte do time que ama a história
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto o livro em alguma livraria, mas nunca tinha me interessado e nem sabia sobre o que era. E com a sua resenha, fiquei bem interessada nessa briga por territórios entre vários grupos. Gosto de livros que tratam de assuntos desse estilo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que esta é a segunda resenha que leio do livro e ambas foram bem positivas, mas não se exatamente porque a trama ainda não me fisgou. Acho que o mistério pode ser bom, mas não está bem formulado, sei lá! Em compensação, achei a capa muito bacana e bem diferente do que estamos acostumados a ver atualmente (modelos, modelos e mais modelos). Prometo que tentarei dar uma lida! bj! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  12. Oo Carla, essa é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro e embora eu achasse a capa interessante até então não sabia qual era o enredo e fiquei bem curiosa com os mistérios dos cinco garotos mais do que todo o restante da trama. Fiquei feliz em saber que apesar do início confuso é um livro que te cativou e já o adicionei para as minhas próximas leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas a capa já chamou minha atenção. Gosto da ideia da autora de explorar a rivalidade de grupos de jovens, sem contar que esse ar de mistério deixa tudo ainda melhor. Espero conseguir ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Eu já tinha visto o livro, contudo não fiquei com vontade de lê-lo e ainda sinto isso, talvez seja porque estou em outra vibe literária no momento e não saiba estar lidando com dramas.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? :)
    Inicialmente torci o nariz ao livro por conta da capa (sim, sou dessas, confesso), mas a trama acabou por me chamar a atenção. Mais a parte do passado da protagonista e não tanto a disputa entre as escolas, mas mesmo assim senti curiosidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Olá! Fiquei muito interessada pela premissa desse livro, a personagem principal me pareceu alguém muito insistente e que não desiste do que quer, espero poder ler o livro e também descobrir junto com a protagonista sobre o passado dela. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Realmente pela sua descrição da estória ela pareceu um tanto quanto confusa mesmo. Maa ainda assim se mostrou uma estória bem interessante e cheia de mistérios e segredos.
    Apesar de o livro náo ter me chamado muito a atenção, eu acho que leria para descobrir esses segredos que irão revelar o que aconteceu com a garota no passado.
    Sua resenha está ótima!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar brevemente sobre esse livro mas não conhecia sobre o que era a trama, e confesso que você me deixou muito curiosa e animada para conhecer. Parece ter um enredo rico em detalhes e achei o gênero bacana, com toda certeza eu daria uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
Google+