11

[Resenha] Silêncio

em quinta-feira, 28 de julho de 2016
Silêncio
Richelle Mead
280 páginas
Galera Record

Silêncio escrito por Richelle Mead traz um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. A autora não traz o ano em que a história acontece, nem em que região do planeta, mas o leitor imagina que seja em terras orientais e em um período medieval, não na atualidade.

Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Pouco se sabe o que realmente aconteceu no passado para que todos tenham perdido a audição, e não tem mais ninguém que conheça o que seja qualquer som.

Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quem trabalha na minha de extração de minerais, não pode se envolver com os aprendizes. Assim como os aprendizes, só podem se relacionar com os da mesma casta. E Fei antes de se tornar uma aprendiz, foi apaixonada por Li Wei, mas como ele é um minerador, precisou desistir de seus sentimentos.

Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, onde se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. Sem a audição e a visão, essas pessoas não poderiam contribuir com mais nada para o vilarejo, e eram obrigados a viver pedindo esmola.

O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Misteriosamente, Fei começa a ouvir e precisa entender o que está acontecendo com ela. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, Li Wei, seu amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas.

Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.

A narrativa de Richelle é viciante, envolvente, onde o leitor não consegue parar até chegar a última página. A cada capítulo, onde descobre mais detalhes sobre a sociedade em que eles estão vivendo, o leitor se questiona a verdade por trás da situação em que eles vivem. O que aconteceu para todos perderem a audição? Por que eles vivem naquela montanha sem nenhuma comunicação? E o que mais acontece para agora eles começaram a perder a visão?

Muito mais que uma trama de romance e aventura, o livro nos faz refletir no fato de aceitarmos qualquer “verdade” sem raciocinar sobre ela. Todos do vilarejo viviam naquele lugar acreditando que não podiam sair, assim como seria perigoso se tentassem algo, e nada faziam para melhorar essa situação. Trazendo para o cotidiano, quantas vezes aceitamos algo que qualquer pessoa nos diz como uma verdade, sem pensar sobre ela. Muitas vezes até mesmo acreditamos que não somos capazes e ficamos parados diante das situações ou até mesmo fugindo delas, sem tentar nada. De forma singela, a trama leva o leitor a questionar as atitudes do dia a dia e até mesmo avaliar conceitos, modificando atitudes. Outro detalhe importante é que o livro é único! Isso mesmo, a história tem um final, e o leitor não precisará esperar para ler qualquer continuação.


Silêncio escrito por Richelle Mead foi uma leitura envolvente, que mesclou fantasia, aventura e romance, em uma trama delicada e única, que leva o leitor a reflexão.

Nota:



11 comentários:

  1. Olá
    Esse livro já me chamava a atenção só pela capa, a história parece bem interessante, fiquei curiosa para saber porque as pessoas eram surdas e porque estavam ficando cegas também.
    A parte sobre aceitar as coisas sem questinar também é um tema que me atrai muito.

    ResponderExcluir
  2. Livro único? Agora quero ler ainda mais! Eu já havia visto a capa desse livro e muitos leitores comentando que estavam ansiosos pelo seu lançamento (antes de ele ter sido publicado no Brasil), mas ainda não sabia do que se tratava. Depois de ler a sua resenha, quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Faz tempo que não leio um livro único. Me apego aos personagens e quanto maior o número de volumes, pra mim é melhor kkkk
    Mas adorei a premissa do livro e fiquei com bastante vontade de ler.
    E que capa é essa?! Adorei.
    Sua resenha está incrível.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu ainda não li este livro, mas conheci a escrita da autora em Vampire Academy (mesmo que só tenha lido o primeiro livro), e gostei. Tenho visto coisas muito boas a respeito de "Silêncio", e saber que se passa no Oriente me animou ainda mais, pois eu adoro conhecer novas culturas. Fico feliz em saber que você gostou do livro :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oie
    j´pa vi algumas resenhas sobre o livro e infelizmente não é algo que chama minha atenção por enquanto, porém muito legal o enredo e bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Que capa linda!!
    Eu adorei a premissa, fiquei intrigada com isso de todos perderem a audição.
    Gosto muito de histórias que trazem uma reflexão e essa chamou muito minha atenção.
    Eu não conhecia antes da resenha, vai entrar para os meus desejados.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Gostei muito dessa obra e de todos os elementos que a autora inseriu na obra. Gostei muito da Fei e do altruísmo dela, além dos elementos sobrenaturais na história que foram maravilhosos.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Caramba... esse livro deve ser muito legal... que desespero... audição. Visao... vish... adorei a sua resenha. Quero conhecer mais sobre a Fei.
    Www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Muito bom quando começamos um livro e ele conquista o coração. Gosto bastante de história que nos leva a reflexão.
    Parece ser uma história bem interesse e melhor ainda, é livro único.
    A capa tá perfeita, linda!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha já quero ler!
    Amei saber que é livro único, estou cansada de séries...
    Amo fantasia e a premissa dessa história é muito boa, fiquei super curiosa para saber o final :D

    Bjs

    Compulsão Literária

    ResponderExcluir
  11. Achei a ideia desse livro maravilhosa. Está na minha lista de leitura tem um tempo, mas ainda não consegui pegar nele. Estou curiosa sobre como a história irá se desenrolar, mas pelas várias resenhas que já li, incluindo essa, acredito que não me decepcionarei.

    ResponderExcluir

 
Google+