20

[Resenha] Encrenca

em terça-feira, 16 de agosto de 2016
Encrenca
Non Pratt
307 Páginas
Verus Editora

Encrenca escrito por Non Pratt traz um emocionante YA sobre amadurecimento e segunda chance, com personagens falhos e críveis.

Hannah Sheppard é uma jovem que está descobrindo sua sexualidade, e com isso, já se relacionou com alguns rapazes. Devido esse comportamento é considerada uma “vagabunda” no colégio, e como todo adolescente é cruel em seus comentários, tantos as meninas quanto os meninos pensam isso dela.

Quando o colégio inteiro descobre que Hannah está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. Ela só teve uma relação sem camisinha, e não pode revelar quem é o pai. Ele é o único que ela se apaixonou, e se revelar esse segredo, algumas pessoas sofrerão com isso.

E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.

Hannah até tentou algo com Aaron, antes de descobrir sobre a gravidez, mas ele não quis nada. Ele não quer se relacionar com ela, mas quer ajudá-la. Aaron quer compensar algo que fez no passado, e está tentando ajudar todos que consegue.

A história é narrada pelo ponto de vista de Aaron e Hannah, dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.


A narrativa alternada permite ao leitor melhor compreensão de cada uma das atitudes dos personagens, assim como suas escolhas no presente. De maneira delicada e comovente, a autora mostra as dificuldades do amadurecimento, onde nem sempre se consegue aquilo que tanto deseja, que a vida pode ser muito dura. Mas que também, é possível encontrar pessoas boas, sinceras e que se importam, independente do que já fez na vida. Encrenca é aquele típico livro onde deixa o leitor refletindo sobre a vida, ao mesmo tempo, sorrindo por saber que mesmo diante de todas as dificuldades, no final sempre dá certo. 

Nota:




20 comentários:

  1. Oiii Carla

    Eu gosto da temática desse livro, apesar de ser um tema até que "comum" e "batido", continua sendo muito atual e além disso, só ouço elogios sobre esse romance

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oie Carla!

    Adoro a capa desse livro!!
    Gostei muito da temática do livro, muito atual. Eu já lido uma resenha do livro e fiquei com imensa vontade de ler, gosto de histórias reflexivas.
    Fiquei curiosa também pra saber o que houve com Aaron no passado.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla
    Eu achei muito legal a ideia do romance da Pratt. Gostei bastante da leitura, mas me decepcionei com a protagonista em particular. Ela me chateou demais no começo com aquele ego ou então com as atitudes infantis e egoístas. Acabou prejudicando minha visão 🙁

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa vai ser a minha próxima leitura estou em falta com YA li poucos livros desse gênero recentemente espero não me decepcionar adorei a resenha.
    Bju.
    https://borroesdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que livro fofinho!!!
    Adorei o enredo e saber que no final, tudo acaba bem, é muito melhor.
    Adoro esses livros que te fazem pensar sobre a vida.
    Mais um pra minha listinha eterna de leitura...

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei a premissa desse livro bem interessante e tratar gravidez na adolescencia e no colegial acho bem pertinente e interessante de ser retratado nos dias de hoje e acho que esse é um tipo de livro que devia ser lido e discutido em sala de aula. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu gosto bastante da premissa desse livro. Acho bacana o livro tratar de uma temática importante como gravidez na adolescência e as consequências das nossas escolhas.
    Gostei de saber que o livro possui narrativa alternada, é algo que adoro nas leituras. Realmente deve ser um livro que traz boas reflexões ao leitor quando finalizada a leitura.
    Adorei tua resenha e anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já estava na minha lista de desejados e depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa. Tenho certeza que vou me emocionar com a história. E livros que nos permite refletir sobre a vida são maravilhosos.
    Adoro narrativa intercalado, realmente nos permite ficar mais proximos dos personagens.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom? Sua resenha ficou ótima! Adorei saber tua opinião. Encrenca parece ser um jovem adulto bem legal, e trata de um assunto importante e atual. Gostei e já quero ler :D Ah, adoro essa capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi. Assim que teve o lançamento desse livro, fiquei interessada em ler, ainda quero, mas não sei quando vou poder realizar a leitura. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Sabe aqueles livros que você tem vontade de ler mas acha que vai se arrepender? Eu meio que senti isso com esse livro... Mesmo assim, resolvi arriscar e curti bastante a leitura. acho que tem muitos pontos interessantes na história e que faz pensar sobre a vida, sobre como podemos nos importar e encontrar pessoas que se importam independente de nossas atitudes do passado... Adorei a leitura - só esperava um pouquinho mais do final. Não dele em si, mas que fosse um tantinho mais longo... Fiquei com a sensação de ter a história cortada e não concluida...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Eu gosto de YA e esse pelo visto é uma leitura bastante interessante, gosto de ler sobre as descobertas dos adolescentes.
    O livro traz um tema bastante discutido entre adolescentes que é a gravidez que muitas vezes ocorre por pura desinformação o que nos dias de hoje não deveriam acontecer, pois informação é o que mais temos, por diversos meios, aquela sensação de que aquilo só acontece com os outros, ah foi só uma vez.
    A questão da amizade que é abordada mostra que encontramos ajuda com quem muitas vezes não esperamos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Vi algumas resenhas sobre esse livro e gostei muito da premissa, além de tratar de um assunto recorrente. Espero em breve poder dar uma chance a essa obra.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu estou querendo ler esse livro desde o lançamento. Inicialmente criei interesse por causa da capa, mas conforme ia vendo resenhas sobre ele foi me encantando também pela trama, que parece ser linda. Com certeza o lerei assim que possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    li o livro recentemente e achei um tema muito legal de ser abordado principalmente no gênero juvenil, com certeza sempre indico e adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem??

    a resenha tá ótima, a sinopse até que é interessante - sim fui fuçar para saber mais sobre o livro -, mas essa coisa de YA me dá coceira. Isso e a narração alternada de personagens. Estou em um momento "3ª pessoa", então narração em primeira estou tentando ao máximo evitar.

    bjsss

    ResponderExcluir
  17. Oi
    gostei da sinopse desse livro! A bem da verdade, os YA tem me dado muitas alegrias ultimamente e minha opinião pode ser tendenciosa sobre ele. Fiquei bem curiosa com o Aaron, o que ele quer compensar? Que curiosidade!!

    Abraços
    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Poh! Quero muito ler esse livro, já está na minha lista de compras, o problema que estou com falta de grana rs. Mas amei sua resenha e já quero ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  19. Oie!!
    Gostei muito da sua resenha, não conhecia o livro, mas adoro muito o gênero.. YA é a tendência do momento na minha opinião. Sua resenha me chamou a atenção e ahhh fiquei curiosa!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Olá Carla!!!
    Eu tenho ouvido muita coisa sobre o livro "Encrenca" e cada vez que leio algo fico um tanto curiosa pelo livro.
    Eu amei a capa do livro e a história parece ser cativante ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Google+