20

[Resenha] O efeito Rosie

em quinta-feira, 25 de agosto de 2016
O efeito Rosie
O projeto Rosie – vol. 02
Graeme Simsion
Editora Record
416 páginas

O efeito Rosie escrito por Graeme Simsion é a segunda parte da história de um personagem socialmente inapto. O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. E já se passaram dez meses do casamento deles.

Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.”

Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos.

Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre.

Don vive uma vida cronometrada, organizada, onde qualquer imprevisto é analisado como algo frustrante, irritante que foge do padrão do seu cotidiano. Ele não tem muitos amigos e procura fazer o melhor com o seu casamento.

Com a descoberta da gravidez, ele tenta seguir os mais diversos conselhos para se preparar para a paternidade, onde acaba sofrendo mais do que esperava. Ele gosta de analisar, pesquisar, entender, para fazer o melhor, mas com isso muitos não entendem sua maneira de agir e acreditam que ele é um risco para quem está ao seu lado.


Acompanhamos as situações mais constrangedoras de Don, onde notamos sua preocupação em se preparar para a paternidade, mas acaba sendo mal compreendido pelas pessoas. Confesso que esperava mais da trama, e foi um sofrimento acompanhar a busca de Don em descobrir como ser um bom pai. E é a sua maneira única de ver a vida e de lidar com ela que salva a leitura, onde não consegui me simpatizar com Rosie e suas atitudes. O livro vale a pena ser lido, pois o protagonista conquista, mas foi uma trama que me deixou agoniada acompanhando cada uma de suas tentativas.

Nota:



20 comentários:

  1. Oi Carla!
    Não li o livro anterior a esse, mas também não tenho muita vontade... Pra ser sincera, a trama não me atrai!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu simplesmente amei o livro anterior e por isso estou morrendo de vontade de ler esse. Mas eu também tenho medo de ficar "agoniada" com o personagem como você. Sei bem como é isso, rs!

    bjs!

    Thaís

    Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,

    Essa é uma das continuações que mais estava esperando para esse ano e vou comprar hoje na Amazon.
    Eu adoro a Rosie porque ela me lembra a personagem da Katie Winslet em Brilho Eterno de uma mente sem lembranças.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!

    Logo que saiu O Projeto Rosie eu comprei e depois acabou ficando parado na estante, que acabei trocando.
    Fico imaginando como seria viver uma vida com tudo cronometrado, ainda mais eu kkkkkk. Acho que esse livro me deixaria agoniada também rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! coitado! huahuauhauha
    Embora sua nota tenha sido 3 eu achei que esse livro tem cara de render boas risadas!! Fiquei bem curiosa, mas terei que ler o primeiro antes... Assim é o esperado não é mesmo?? rs
    beijinho!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    A sua já é a segunda resenha que vejo falando sobre o nível da obra ter caído na continuação. Eu gostei do Projeto Rose, mas confesso que pra mim, não precisava de continuação não. Preferiria que ficasse so no primeiro. Não gostei também do que você falou sobre a atitudes da Rose não simpatizarem. Já sofro com enredo que os personagens não me prendem.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O primeiro livro é sensacional, todos deveriam ler. Já o segundo, tb concordo com a resenha, não é tão bom. Também fiquei meio com raiva da Rosie, e com pena do Don, afinal, ela não casou com ele sabendo de suas peculiaridades? Ele é tão bonzinho, faz tudo por ela... Mas recomendo a leitura com certeza! Valeu a dica!😉

    ResponderExcluir
  8. O primeiro livro é sensacional, todos deveriam ler. Já o segundo, tb concordo com a resenha, não é tão bom. Também fiquei meio com raiva da Rosie, e com pena do Don, afinal, ela não casou com ele sabendo de suas peculiaridades? Ele é tão bonzinho, faz tudo por ela... Mas recomendo a leitura com certeza! Valeu a dica!😉

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    O primeiro livro é maravilhoso, esse eu ainda não li, mas se mantiver a pegada do anterior, sei que vou gostar. Só não gosto é dessa capa, totalmente diferente da primeira, sinceramente, é horrível.

    ResponderExcluir
  10. Oiii Carla, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou nada meu interesse e irei pular a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu estou muito interessada nessa obra mas acredito que antes teria que ler o primeiro livro, para conhecer melhor Don e Rosie. Parece ser uma história bem gostosa onde você não vê as horas passando enquanto lê.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas quero muito!
    Uma pena que nesse segundo livro a trama não seja tão boa e que Rose não tenha te cativado.
    Ainda assim pretendo ler os dois livros, espero curtir a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!1

    Que péssimo você não ter gostado, pq a trama parece bem diferente e acharia que é comédia. Não é livro que queira ler, mesmo Don sendo tão organizado e Rosie sendo chata, rs, é ruim quando a protagonista não nos encanta. Também não conheço a escrita do autor, porém obrigada pela dica, mas não me senti atraída. Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro volume, mas confesso que está na minha lista a muito tempo. Uma pena que a premissa desse livro não me agradou tanto quanto pensei que agradaria, mas talvez seja pq ainda não li o primeiro livro.
    Adorei sua resenha, parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Olha, já fiquei agoniada da agonia dele rsrsrs Que estranho ter tudo cronometrado, é algum tipo de TOC? Não sei se leria, mas parece ser interessante, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Tenho o primeiro livro aqui mas ainda não o peguei pra ler ainda, isso já vai pra quase dois anos.Preciso ler logo pra saber o que deixou todos tão encantados, quero me encantar também <3

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla,
    Don realmente deve ter ser metido em muitas encrencas durante esse trajeto. Imagino que as pessoas estranhem ele, pela sua forma de ver o mundo e agir conforme o seu pensamento, mas é justamente isso que acho interessante no livro, essa singularidade do pensamento dele. Pretendo ler algum dia essa obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Olá
    eu li o projeto rosie e abandonei pois a leitura não estava fluindo e a proposito não curti as novas capas, mas enfim, muito boa a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carlinha, sua linda, tudo bem?
    Gente, eu não sabia que esse livro teria uma continuação. Que pena que não agradou tanto assim e fiquei triste em saber do comportamento dela, pois eu não sei o que ele irá fazer, mas é tudo tentando ser um bom pai. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas vou anotar a dica, já que é continuação. Gostei muito da sua sinceridade, como sempre. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla!
    Menina eu to doida para ler esse livro sabia?
    Adorei o livro Projeto Rosie!
    Sua resenha me pegou de surpresa, eu sabia da existência do livro, mas eu imaginava que ele seria um Efeito Rosie pelo ponto de vista do Don!
    Caraaaa que demais ser uma continuação.
    Uma pena o livro não ter te surpreendido como esperava, mas mesmo assim quero muito ler.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 
Google+