24

[Resenha] Ben-Hur

em segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Ben-Hur
Tradução integral do livro que deu origem ao filme
Lewis Wallace
528 Páginas
Editora Jangada

Ben-Hur escrito por Lewis Wallace traz o clássico romance histórico, publicado originalmente em 1880, onde já rendeu várias adaptações e entrou na lista de livro mais vendido. Meu primeiro contato com a história foi através do filme de 1959 protagonizado por Charlton Heston, onde conheci um pouco mais de toda a trama. Foi um dos melhores filmes que assisti, tanto que sempre procuro acompanhar qualquer adaptação do livro, e para mim, esse filme ainda é o melhor.

Sempre ouvi comentários de que a história era ótima, mas nunca tinha conferido nada. Até que por indicação eu assisti primeiro esse filme clássico, que me conquistou desde o inicio, onde procurei para saber mais e descobri sobre o livro de Lewis.

O diferencial desse exemplar é que ele é a tradução integral do que livro que deu a origem ao filme, então o leitor tem ainda mais detalhes sobre a trama. A história se passa nos tempos de Jesus Cristo e começa com uma traição, quando a família de Judá Ben-Hur é injustamente acusada por um crime, sendo o acusador o melhor amigo, Messala.

Bem-Hur acaba se tornando um escravo, enquanto que o destino da sua mãe e irmã é desconhecido. Na tentativa de limpar o nome da família, assim como conseguir a vingança contra aquele que sempre considerou um amigo, Ben-Hur procura a redenção através das corridas de quadrigas – bigas puxadas por quatro cavalos, usadas em competições esportivas. Essa foi a oportunidade que a vida lhe deu, e ele não a desperdiçará.

Dividindo a história através de livros que narram a passagem dos anos dos protagonistas, o leitor acompanha desde o nascimento de Cristo, assim como todos os momentos da vida de Judah. O livro não tem uma narrativa fácil, pois traz elementos da História que faz com que o leitor precise se inteirar mais sobre o assunto a fim de compreender os costumes e atitudes daquele período. Mas a edição conta com passagens com explicações, para facilitar o entendimento do leitor.

A jornada de Ben-Hur traz para o leitor momentos de reflexão, pois ele queria vingança contra aquele que destruiu a sua família, mas para salvar a própria alma de um destino pior e de solidão, ele primeiro precisa encontrar o perdão.


Para os leitores que gostam de tramas históricas, o livro é mais que indicado. Assim como a adaptação de 59 que traz todo o essencial e a importância dos momentos com Cristo que Ben-Hur teve a oportunidade de vivenciar. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir a nova adaptação que saiu recentemente no cinema, então não posso fazer um comparativo com a obra. Mas se os diretores conseguiram transmitir um pouco de todo o ensinamento dessa história, já posso dizer que é um bom filme. A edição da editora está impecável, daquelas obras dignas de se ter em todas as estantes. Com certeza, é uma trama emocionante que ficará na memória de todos os leitores.

Nota:



24 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir sua resenha. Confesso que nunca tinha lido nada a respeito e nem sabia nada sobre a história. Gostei de poder ler suas impressões justamente por conseguir compreender um pouco, especialmente pelo lado histórico que eu adoro. Dica mais do que anotada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu andei vendo muitas resenhas a respeito dessa obra, e todas são bem elogiadas. Eu sou super fã de livros que trás coisas históricas nele, e eu estou super na vontade de ele esse livro. Vi que ele ganhou nova edição por outra editora, mas as capas são parecidas rsrs. Adorei saber que você amou a história e tudo nela contida, espero também gostar. Adorei a resenha. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive curiosidade par ver o filme, mas agora lendo a resenha do livro, acho que seria uma leitura bem proveitosa para mim,. Quero encarar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia! Nossa você gostou mesmo, deu pra sentir nas suas palavras! Tão bom pegar uma leitura e sair satisfeito né, não é meu tipo de leitura mas indicarei para os amigos que gostam com certeza. Bela resenha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,

    Assim como você, eu também assisti ao filme original de 59. Eu sou bem fascinada por história e romances históricos então foi bem legal conhecer a história. O livro é bem interessante e também tenho interesse em ler, pois adorei o seu post e me instigou bastante a ler, confesso hahahah

    beijos =) ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla. Eu não conhecia o livro até pouco tempo, quando foi lançado pela editora. Também não conhecia o filme e nem as adaptações anteriores. Mas gostei muito de saber que é a tradução integral, a capa está muito bonita e eu tenho certeza de que a leitura é muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já li algumas opiniões sobre esse livro, todas muito positivas assim com a sua, mas apesar da enorme quantidade de elementos históricos me agradar bastante a história do protagonista não me atraiu muito. Na verdade fiquei mais tentada em assistir essa adaptação de 59 que você tanto adora pra conhecer melhor a trama e saber se ela me agrada o suficiente para ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho costume de ler ficção histórica, mas tenho visto tantos comentários positivos dessa obra quanto do filme dela, que não dá pra ficar curiosa. Eu adoro histórias que trazem reflexão e algumas reviravoltas, então esse parece ser o livro certo. Adorei saber a sua opinião.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, tudo bem?
    Apesar de já ter ouvido falar bastante sobre essa história, eu ainda não vi o filme ou li o livro.
    Achei a premissa da história bem interessante mesmo, principalmente pelo período em que a história ocorre.
    Irei tentar assistir em breve essa adaptação de 59 e caso eu goste realizar a leitura do livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla,
    Já ouvi muitas vezes sobre essa história e acho a premissa bem interessante, pois gosto dessa busca de vingança e, ao mesmo tempo, ele precisar se preocupar com sua alma, sabe?
    Já assisti ao filme de 59 e achei a história bem interessante. Claro que vou anotar a dica de leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    É bem difícil eu gostar de tramas históricas, ainda mais envolvendo a religião, então não sei se iria gostar do livro. Que bom que o livro tem passagens que explicam os elementos da história de difícil compreensão, isso com certeza iria me ajudar muito a entender a história. Nunca vi o filme, mas tenho curiosidade. Geralmente leio o livro e depois vejo o filme, mas nesse caso verei o filme primeiro para saber se o livro irá me agradar.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. conheço a história mas não cheguei a ler o livro. tenho uma versão em quadrinhos...
    além de querer muito esse livro, pretendo ver o filme novo tbm...
    adoro tramas do gênero, e espero realmente me deleitar com a narrativa.
    beijos... ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu confesso que até tenho certa curiosidade quanto ao filme lançado recentemente, mas a obra literária em si não desperta meu interesse.
    Ainda assim, fico feliz de ver que gostou do livro e que a edição está impecável, além de ter passagens que explicam melhor as coisas para o leitor.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro!!... Sabia da existência do livro, claro, e vi partes dele (do antigo!! ahah) :)

    Ainda bem que o achaste rico... Ainda que seja complicado que o estilo não seja muito fácil... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Normalmente lemos o livro e ficamos esperando pelo filme. No seu caso o filme te atraiu para o livro, acho que a visão da leitura fica bem diferente, porque você já teve contato com os personagens e já está mais familiarizada com eles, não é? Legal também você ter lido a tradução integral do livro, essas leituras que não são fáceis, que exigem que a gente pesquise, faz com que tenhamos 100% de aproveitamento literário kkkkkk. Vale a pena quando a história é boa!
    Também gosto da mensagem da história onde Ben-Hur deixa a busca por vingança para lá e opta pelo perdão, percebendo que tinha muito mais a perder se continuasse por aquele caminho. Parabéns pela resenha! Bjs

    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Gostei muito da sua resenha, porém esse livro não faz bem o meu estilo literário.
    De qualquer forma, venho parabenizá-la pelo blog e pela resenha bem escrita.
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla

    Já havia ouvido falar do filme, mas nunca o Assisti, já do livro nunca havia ouvido falar. Não é uma leitura pela qual eu me anime, pois não é bem o tipo de livro que eu curta.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  18. Olá! Até então só conhecia o filme , não sabia que tinha sido inspirado em um livro. No começo do filme achei tudo muito chato, mas depois fui pegando gosto pelo filme. Agora que sei sobre o livro , vou procurar para ler. Abraços!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Não conhecia a obra, e confesso que de imediato não me senti atraída pela história, mas lendo sua resenha comecei a me sentir fisgada para conhecer um pouco mais da história. Como você diz a narrativa não é fácil ,as creio que faz jus total época e a história e foi isso que me despertou a curiosidade.Espero poder ler e me encantar assim como você ♥

    ResponderExcluir
  20. Olá Carla,
    Essa será a a minha próxima leitura e não vejo a hora de conhecer mais a história. Eu ainda não assisti o filme que você mencionou,mas gostei muito dessa última adaptação que saiu nos cinemas, mas como ainda não tenho um comparativo com a obra, a espera dessa leitura está sendo bem empolgante. Espero gostar ainda mais da história depois de todos os detalhes contidos no livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla,
    Eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro, e gostei muito da sua resenha. Eu sempre gosto de ler os livros que servem de base para filmes, mas gosto de ler antes de assisti-los. Vou anotar a dica, mesmo já tendo assistido esse filme há um tempo. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Sabe um remake que não precisava ser feito? É esse hajajaja. Tirando o elenco que eu amo, é mais do mesmo, roteiro modificado e algumas tramas subjugadas.... Não tenho interesse no livro mas, que bom que gostou. 528 páginas, não é pra quem aquém um. HahaH

    ResponderExcluir
  23. Um livro muito conhecido mas que nunca li sobre rsrs adoro livros históricos e esse parece ter explorado bem esse aspecto, alem de conter um personagem querendo vingança para sua família. Gosto de livros mais complexos que é preciso mais atenção na leitura, vou estar lendo em breve e espero gostar também.

    ResponderExcluir
  24. Oi amore,
    Pela capa e pelo título não leria ... também pelo fato de não curtir muito essas narrativas históricas.
    Parabéns pela resenha...

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir

 
Google+