12

[Resenha] Boa Noite

em segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Boa Noite
Pam Gonçalves
240 Páginas
Galera Record

Boa Noite escrito por Pam Gonçalves é o romance de estreia da autora, que traz questionamentos sobre o amadurecimento, a passagem da adolescência para a vida adulta. Além do trabalho com o blog e depois com o canal do youtube, Pam também participou do livro O Amor no tempo dos #likes, com o seu conto Próximo Destino: Amor. Foi um conto envolvente, que deixou aquele gostinho de quero mais, tanto que fiquei curiosa para conferir essa história.

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina, o que fez com que ela nunca fosse popular na escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo, quer se destacar não apenas pela inteligência, mas também que a notem por outras qualidades.

O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica.

Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

E assim, Alina percebe o quanto o mundo é duro e que nem sempre tudo é lindo e maravilhoso. As pessoas podem ser cruéis, que existem homens bons e gentis, enquanto que existem outros que apenas querem se aproveitar. E com as diversas situações que começa a viver, a protagonista amadurece, deixa aquela fase de adolescente, para viver a fase adulta repleta de dificuldades e escolhas.


A narrativa de Pam é leve e envolvente, tanto que em poucas horas eu conclui a leitura do livro. E além do romance super fofo que acontece, o livro levanta questionamentos sobre relacionamentos, droga e abuso. Na universidade, nem tudo é fácil e nem sempre eles querem saber dos estudos. Ainda estão se descobrindo e por isso, nem todas as escolhas são as certas e muitas levam ao sofrimento. Um livro com um linguajar jovem, com problemas atuais e do cotidiano, que conquistará muitos leitores.

Nota:



12 comentários:

  1. Olá. Amei suas considerações sobre o livro. Amo livros fofos e que narram questões do cotidiano de jovens. Amei sua resenha só senti curiosidade em saber do porque 3 estrelas se não foi apontado nenhuma parte negativa. Amei e pretendo ler. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie
    A Pam é uma fofa, mas a sinopse não me cativou. Não sei se é por ter cursado engenharia e ter sido tão diferente dessa história...
    Mas sua resenha está ótima, e até me deixou interessada.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Pam e o Edu são os únicos youtubers que eu leria os livros, adoro os dois. Enfim, gostei bastante da premissa desse livro e já o coloquei na minha wishlist, não vejo a hora de lê-lo e conferir o que há de tão bom no livro. Fiquei bem intrigada com a nota que você deu ao livro e o porquê de não ter uma "explicação".


    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sei bem como é escolher informatica omo profissão e viver cercada de homens na sala de aula, no ambiente de trabalho.... é bem complicado. Saber se portar é ainda mais.
    Vou ler o livro co certeza!
    Obrigado pela dica!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei a premissa desse livro interessante e a personagem interessante, cativante e fiquei curiosa para ler e ver o amadurecimento e conhecer melhor a Alina.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da Pam, mas estou ficando bem curiosa pelo fato de estar vendo muitas criticas positivas acerca de Boa Noite.
    A premissa é muito interessante e estou intrigada para conferir como a autora aborda tantos temas aparentemente delicados em uma só obra e como ela faz isso de forma leve.
    Fico feliz em saber que a personagem apresenta um amadurecimento e isso me deixa ainda com mais vontade de ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Carla, tudo bem? Resenha ótima! Acompanho o canal da Pam e gosto bastante dos vídeos dela. Como gosto de new adults, acho que irei gostar da leitura de Boa Noite!. A premissa me chama bastante atenção e quero ver como ela desenvolve isso tudo. A capa é uma graça! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pam. O livro da Pam esta tendo uma boa repercussão e eu fico muito feliz por isso.
    A história parece ser muito boa e atual, lerei o livro dela quando achar que é o momento. Boa dica!

    ResponderExcluir
  9. A premissa desse livro não me atrai, mas achei legal a Pam falar de drogas e abuso na obra já que ela tem um público muito significativo. Fico feliz que a protagonista amadurece, isso é sempre importante nesse tipo de enredo, mas não quero mesmo ler.

    ResponderExcluir
  10. O problema da obra para mim é ela ser muito superficial. Já li infinitas resenhas sobre ele e ainda acho que falta muita coisa para me conquista, por isso deixo passar. Adoro a Pam, porém esse livro talvez não seja uma boa leitura para mim. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Por mais que tenha curtido sua resenha e até ficado um pouco curiosa quanto ao livro, me parece que ele falta alguma coisa para me conquistar e convencer de vez de que preciso ler, sabe?
    Me parece que tudo ficou meio superficial demais - se bem que isso pode ser somente impressão minha por causa da autora. Mesmo assim, acho que essas dica, eu passo.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Ola Carla estou curiosa para conhecer a escrita da Pam, eu particularmente adoro clichês e temas jovens sendo bem desenvolvidos se tornam uma gratificante leitura. Dica anotada. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir

 
Google+