18

[Resenha] A Irmã da Sombra

em terça-feira, 11 de outubro de 2016
A Irmã da Sombra
A história de Estrela
As Sete Irmãs – vol. 3
Lucinda Riley
512 Páginas
Editora Arqueiro

A Irmã da Sombra escrito por Lucinda Riley é o terceiro volume da série As Sete Irmãs, onde cada volume é baseada na mitologia das Sete Irmãs de Plêiades, a conhecida aglomeração de estrelas no famoso cinturão de Órion. Cada publicação traz a história de duas protagonistas distintas, mas interligadas através de fatos da vida.

Meu primeiro contato com a escrita da Lucinda foi através dessa série, onde cada volume é mais especial que outro. E a história de Estrela, foi emocionante, onde não consegui parar a leitura por nada. Impossível escolher o melhor livro até agora, pois todos são perfeitos.

Na trama, sabemos que Pa Salt foi um homem que adotou seis crianças ao redor do mundo, e as batizou em homenagem a uma das irmãs da famosa constelação. Pouco se sabe sobre o seu passado, apenas que de tempos em tempos, viajava ao redor do mundo e trazia uma das irmãs para casa, onde apenas a última não foi encontrada.

Estrela D’Aplièse, está numa encruzilhada após a repentina morte de Pa Salt. Antes do seu falecimento, ele deixou pista para cada uma das filhas sobre suas origens, deixando para elas a decisão de buscar ou não saber mais sobre o nascimento. Mas Estrela hesita em abrir mão da vida que conhece.

Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.

Ela sempre ficou ao lado de Ceci, ajudando-a e protegendo-a, já que por traz da fachada de mulher independente, Ceci precisava a todos os instantes da companhia de Estrela. Mas era hora dela descobrir mais sobre o seu passado, e para isso, teria que se afastar de Ceci.

Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor. E assim, conhecemos toda a história de Flora, sua paixão e abnegação, mostrando cada um dos passos da sua vida, família, dores e perdas ao longo dos anos.

Impossível não se emocionar com essa trama que traz personagens distintas que se conectam através de uma vida, onde a autora evidencia o amor, perda, superação e perdão. Por traz da fachada introspectiva, Estrela é uma mulher determinada e abnegada, que muitas vezes escolheu se sacrificar para que pudesse ficar ao lado da irmã. Mesmo com tudo o que fez para ajudar Ceci, ela não se ressentia com a irmã, mas notou que era o momento de descobrir o que realmente queria da vida.


De todas as irmãs já apresentadas, a história de Estrela foi a que mais me envolveu, a ponto de eu ler o livro inteiro em um único dia. Eu não conseguia parar a leitura, ansiando para descobrir sobre o passado da personagem, assim como detalhes da vida de Flora. Com maestria, Lucinda conduz o leitor por duas histórias distintas, sem perder a qualidade da narrativa ou se perdendo em detalhes. Uma trama linda que vai conquistar todos os leitores e deixará aquele gostinho de quero mais.

Nota:


18 comentários:

  1. eu adorei a história, achei incrível como a autora mesclou sentimentos e situações criando um enredo único e tão fraternal!
    é uma leitura que desperta sensações
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ka
    Eu adoro a autora. Ela escreve muito bem, as histórias têm detalhes e uma aura que nos transporta para dentro da trama.
    Essa série é boa demais.
    Espero que saia logo os próximos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Eu também amei esse livro! Adorei ver a Estrela crescendo aos poucos, saindo da sombra da irmã e encontrando seu lugar.
    Espero que o próximo livro chegue logo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia os livros e a sinopse me chamou bastante a atenção, pude notar pelas suas impressões que tanto a escrita e a história nos envolve de um jeito emocionante, vou anotar a dica e procurar conhecer mais dessa série que te agradou tanto e espero gostar como você, bjs e até mais.

    ResponderExcluir
  5. OIiii Carla, tudo bem/
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não sou muito chegada nas histórias criadas pela Lucinda, mas parabéns pela resenha que ficou incrível e essa capa é um arraso de linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Amei a história, lembrou um pouco a mitologia criada em Darkyn, mas aqui usando outra mitologia.

    Demais, vou conferir a dica.

    bjss

    ResponderExcluir
  7. Gostar de um livro da Lucinda é quase uma unanimidade, fico feliz de ver tanta gente se encantando. Eu tenho curiosidade de conhecer a obra dela, mas ultimamente estou com uma preguiça de ler livros com mais 300 páginas que acabo deixando pra lá os livros dela... kkkkk... Fico feliz que tenha gostado tanto da história.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu gosto muito dos livros da Lucinda Riley, dessa série só li o primeiro, infelizmente, mas agora que sairam essas edições maravilhosas, vou comprar todas e começar a dar prosseguimento. Gostei muito das suas considerações também, me animou a prosseguir com o livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da autora, mas quero muito ler essa série.
    As capas são simplesmente maravilhosas e a premissa me deixa bem curiosa.
    Realmente parece difícil não se emocionar com tais personagens que se conectam através da vida.
    Sua resenha me animou bastante e pretendo começar a ler assim que possível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que bom saber que você acha perfeitos todos os livros da série até agora, porque tenho bastante vontade de ler! Fiquei chocada por você ter lido em um dia mesmo o livro tendo mais de 500 páginas, isso só me deixou mais ansiosa para conhecer a história.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu estou com essa série aqui para ler e estou muito curiosa. Gostei de saber que esse foi o volume que mais chamou a sua atenção sobre a história das irmãs e fiquei bem curiosa para acompanhar tudo de perto.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido algumas resenhas da série, e tenho gostado do que tenho visto. a forma de autora trazer nesse livro os seus personagens é única e ela consegue passar temas como o amor de uma maneira diferente. sem ser clichê.

    ResponderExcluir
  13. Carla, tudo bem?

    Adoro a escrita da Lucinda, e essa série é ótima! Como você conseguiu a proeza de ler em um dia? rs compartilha o segredo! Necessitada!

    Beijos

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  14. Olá, não gostou muito da autora, nem das temáticas de seus livros, mas estou ouvindo muitos elogios relacionados a essa série, e acho ótimo que você esteja gostando, é muito bom se apaixonar por uma série.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Já li e vi alguns youtubers falando dessa série, fiquei curioso para ler, agora com sua resenha eu já fiquei com mais vontade ainda rs. Já vou procurar mais sobre os livros e mandar brasa na leitura.

    ResponderExcluir
  16. Hello! Tudo bem?
    Ah que legal essa resenha do ultimo livro.
    Eu to louca pra ler essa trilogia da Lucinda, ainda mais que ela veio ao Brasil e foi uma fofa.
    Achei legal demais idea dos livros e acho que vou gostar de acompanhar a historia de cada irma.
    As capas ficaram maravilhosas da Arqueiro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Amei, quero ler a série toda! Não sei como eu não conhecia esse livro (e essa série) até hoje. Amo mitologia e gosto muito de ler obras baseadas em mitos. Além disso, gosto muito de leituras que emocionam e que tratam de temas importantes, como parece ser o casa dessa. Adorei a resenha e a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oi, td bem?
    Eu amo os livros da Lucinda também. Estou lendo A irmã da Sombra agora. Este é o sétimo livro dela que eu leio, incluindo os outros dois dá série. A autora é realmente muito envolvente, com uma trama que nos conquista nas primeiras páginas.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

 
Google+