16

[Resenha] O Sol Também É Uma Estrela

em segunda-feira, 20 de março de 2017
O Sol Também É Uma Estrela
Nicola Yoon
288 Páginas
Editora Arqueiro

E interrompemos a nossa programação normal para falar de O Sol Também é Uma Estrela.
Desde que vi o lançamento do livro, assim como todo o marketing envolvido, fiquei curiosa para saber mais dessa história que ganhou tanto destaque. Escrito por Nicola Yoon (autora de Tudo e todas as coisas da Editora Novo Conceito), a história mostra o encontro de dois jovens em apenas um dia, e o quanto esse encontro transformou a vida de ambos.

Eu já tive a oportunidade de ler o livro Tudo e Todas as Coisas e devido a ter apreciado a narrativa da autora, eu precisava saber o que tem nessa história e o motivo que a trama chamou tanto a atenção. E mais uma vez, fui surpreendida.

A trama é bem atual e mostra diversos problemas, como preconceito, separação, imigração/deportação, religião, amadurecimento, cultura distintas, além de trazer um romance que leva os leitores a sentirem as mais diversas emoções.

Na trama, conhecemos Natasha, uma jovem racional que acredita na ciência e nos fatos. Ela não acredita no destino, que o universo conspira para que algo aconteça. Ela é uma jovem que acredita nos dados, na lógica daquilo que pode ver. Natasha está em um momento crítico da sua vida, onde está a poucas horas de ser deportada para a Jamaica. Ela sempre soube dos riscos que estava vivendo com a família, e devido a um ato impulsivo do pai, eles se vêem obrigados a voltar para a terra natal.

Daniel é o oposto de Natasha. Filho de imigrantes coreanos, Daniel tem uma alma sensível, acredita no amor, um romântico incurável, que acredita que o universo fará de tudo para duas almas se encontrarem. Daniel vive o dilema em cursar ou não a faculdade que os pais querem, sendo que ele não se sente com vontade de seguir essa carreira.

Os dois se conhecem ao acaso, e vivem as mais diversas situações em apenas um dia. Não estava nos planos deles se apaixonarem, mas o universo traz infinitas possibilidades e futuros, basta saber qual deles se tornará realidade.

Tudo na trama caminha para ser um romance clichê, mas a autora não se prende no caminho já percorrido por outros autores. Além da história central dos dois personagens, ainda temos a história de personagens secundários, mostrando também o sentimento deles na história.

Os capítulos são alternados entre o ponto de vista de Natasha e Daniel, mas a autora intercala capítulos com histórias desses personagens secundários, explicações históricas das palavras, e até mesmo sobre os sentimentos. De forma singela, a autora acrescenta esses capítulos como uma forma dos leitores pensarem sobre os sentimentos, ou até mesmo fatos curiosos sobre todo o universo que envolve os personagens, mostrando o quanto os astros podem influenciar a vida de qualquer um.

Com uma narrativa poética, envolvente, recheado de analogias, a trama conquista o leitor desde a primeira página. Impossível não se apaixonar pela história, e acompanhar cada uma das horas que o casal vive, trazendo todo o romance que dois jovens de 17 anos podem vivenciar.

O único ponto que incomoda um pouco é o fato do casal se apaixonar intensamente em poucas horas. Mas mesmo com esse detalhe eu apreciei o romance, toda a emoção que o casal vive, e acredito que esses sentimentos foram intensificados devido a eminência da separação. Era a sensação de que eles precisavam viver aquele dia em toda a sua intensidade, pois o dia de amanhã era apenas incerteza.

Para aqueles que como eu, acredita que o universo conspira para que encontremos uma pessoa especial, que faz a diferença na nossa vida, com certeza vai se apaixonar pela história. E os leitores que não acreditam, também se apaixonarão pela trama, pois além de uma narrativa única, a autora traz diversos problemas na trama, que deixará o leitor querendo saber mais.

O Sol Também é Uma Estrela é aquele livro que deve ser sentido em todas as páginas.

Nota:



16 comentários:

  1. Oi, Carla!
    Pense numa pessoa curiosa para ler esse livro!
    Não sabia que a trama se passava em apenas um dia. Fico feliz pela trama ser envolvente apenar do romance acontecer rápido.
    Sua resenha só me deixou mais empolgada para realizar a leitura. Não li o outro livro dela lançado aqui no Brasil, mas quero ler antes do filme. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, que resenha sensivel. Gostei muto da sua descrição do livro e a premissa. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou louco para fazer a leitura desse livro, já li muitas resenhas dele e vejo todos gostando da leitura. A sua resenha colaborou muito com a minha empolgação e serviu como uma base, pois encontrei críticas que não foram mencionadas em outras resenhas, adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Eu já conhecia o título, mas a sua resenha é a primeira que leio a respeito e fiquei muito empolgada para querer fazer essa leitura também. Já estava apaixonada pela capa, agora a premissa também me conquistou, e suas impressões só me deixaram ainda mais motivada!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla, tudo bem?
    Gostei da resenha e gostei da trama do livro, mas concordo com você quanto a paixão instantânea. Um livro onde é possível acompanhar o amor ou paixão crescendo gradualmente, é mais fácil mergulhar na estória, se envolver com o romance. Meio parecido com a raposa do Pequeno Príncipe, tenho que ser cativada, rsrsrs. Ah, e como amo um amor impossível, uma paixão avassaladora! Como sei que paixão instantânea não existe, perco um pouco a empolgação de ler o livro sabe. Mas quem sabe, se eu tiver oportunidade no futuro. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,
    Que livro mais amor é esse? Eu faço parte do time que acredita que o universo conspira a favor de encontrarmos a pessoa especial e fiquei - ainda mais - curiosa para ler esse livro.
    Essa obra parece ser daquele tipo que fica para sempre em nossa mente e coração e espero ter a oportunidade de ler para ontem rs.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Tenho lido excelentes comentários sobre este livro, também acredito na força do universo para tudo, de forma que este livro me deixou bem encantada.
    Já anotei para comprar.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Não nego que li sua resenha bem por cima, pois solicitei ele para a editora e estou fugindo de tudo que é resenha ou comentário sobre esse livro e o outro dela, pois quero poder realizar a leitura tranquilamente, mas pelo o que li, tenho certeza que irei amar cada página desse livro! Não vejo a hora de conhecer as histórias criadas pela Nicola! *--*

    BJss

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, desde que soube que a Arqueiro iria publicá-lo. Também li "Tudo e todas as coisas" e adorei a escrita da Nicola Yoon. E, por tudo que tenho visto, acredito que este livro seja ainda melhor.
    Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de conhecer esta história. Espero poder ler em breve e gostar tanto da leitura quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já tive a oportunidade de ler Tudo e todas as coisas (ansiosa pelo filme aqui!) e achei incrível, então naturalmente fiquei curiosa pra ler esse, e pelo visto sei que vou amar também. Só fiquei curiosa pra saber o que o título tem a ver com a história, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conheço ainda a escrita da autora, apesar de morrer de curiosidade de ler Tudo e Todas as Coisas. Esse livro me chamou muito a atenção pela historia, que parece ser bem interessante. Acho que o fato dos personagens se apaixonaram em pouco tempo não me atrapalharia, já que acho que cada casal tem um tempo diferente para se apaixonar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,
    Desde a primeira vez que vi essa capa me interessei pela leitura do livro e está anotado em minha lista de desejos.
    Gostei dessa coisa de “sentir todas as páginas”.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, tudo bem?
    Não acredito em astrologia, mas achei a premissa da história bem legal, creio que a autora vai nos mostrar uma visão do amor bem interessante e que não estamos acostumados a ver em histórias de romance e/ou drama. Ainda não li Tudo e todas as coisas, mas pretendo ler ele primeiro e se gostar da escrita da autora, irei adquirir meu exemplar desse livro também.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Tudo e outras coisas tá aqui pra eu ler. To ansiosa pelo filme. Bom, sobre esse livro, não acredito em astrologia e provavelmente o fato deles se apaixonarem intensamente em horas me atrapalharia um pouco, mas acho que é um livro interessante. Vou tentar mais pra frente.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla,
    Mesmo quando hyparam o primeiro livro da autora não fui atraída. Isso durou até sair o trailer do filme.
    Quando vi que esse livro seria lançado aqui fiquei até espantada, pois faz pouco tempo que ele saiu lá na gringa.
    O que me atrai nesse livro é essa inserção de temas atuais e que realmente levam o leitor a refletir. Com certeza tira mais o ar de YA.
    Dica anotadíssima.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Vi Booktubers se mobilizando para falar sobre esse livro e imaginei que ele fosse realmente muito bom, mas não sabia que era sobre esse lance de imigração, é interessamte. Fiquei pensativa sobre essa questão de se apaixonar em horas mas a história é apaixonante então vai a pena.

    ResponderExcluir

 
Google+