20

[Resenha] O Amor nos Tempos do Ouro

em segunda-feira, 19 de junho de 2017
O Amor nos Tempos do Ouro
Marina Carvalho
328 Páginas
Editora Globo Alt

O Amor nos Tempos do Ouro escrito por Marina Carvalho traz um romance histórico leve e envolvente, ambientando no Brasil do século XVIII.

Eu comprei esse livro em uma promoção e acabei deixando ele aqui na pilha de futuras leituras. Conheço a narrativa da autora através de outros trabalhos, e não entendo como demorei tanto para fazer a leitura dessa história.

A história é delicada, apresenta uma protagonista decidida que não aceita injustiça e um mocinho corajoso e leal aos seus ideais. A leitura fluiu com rapidez, tanto que em poucas horas eu conclui a história. Só posso dizer que quero mais romances assim.

Na trama, conhecemos a jovem franco-portuguesa Cécile Lavigne,  que perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Após o infortúnio, ela está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Cécile sempre acreditou que casaria por amor, ainda mais que o pai lhe prometeu que ela teria essa oportunidade de escolher quem amasse para casar. E quando se vê na situação que precisa se casar através de um arranjo de negócios, ela se revolta.

Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo.

Ele é perigoso, acostumado a viver nas matas, entre um perigo e outro. Ao mesmo tempo, mostra-se justo, leal, e procura mantê-la sempre em segurança.

A primeira vista, Fernão acredita que Cécile é uma jovem frágil e mimada, que dará muito trabalho durante a viagem, reclamando de tudo. Mas não esperava encontrar uma mulher de fibra, corajosa, decidida, que não aceita as injustiças das terras brasileiras.

Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Com uma narrativa incrível e muito viciante, acompanhamos toda a trajetória de Cécile e Fernão que se descobrem apaixonados, mas sem saber como viver essa paixão que surgiu entre eles. São totalmente diferentes, ao mesmo tempo, tão parecidos.

Ambos carregam marcas de acontecimentos passados que os fazem ver a vida com outros olhos. Ela, com a perda dos pais e dos irmãos, dá valor ao sentimento, aquilo que pode sentir e fazer para melhorar o que tem ao seu redor. Ele, por ver tantas mortes e sofrimentos, procura salvar vidas dos escravos e índios, dando dignidade para eles poderem viver.


O que me chamou a atenção na trama, foi a forma como a autora mostrou a escravidão, os bandeirantes, os costumes religiosos do Brasil naquele período, e mesmo não sendo algo agradável de ser ler, a autora conseguiu introduzir esses detalhes sem diminuir o brilho do romance. Em suma, O Amor nos Tempos do Ouro traz um romance delicado, envolvente e surpreendente. Uma leitura que não consegui parar do começo ao fim.

Nota:



20 comentários:

  1. Oi!
    Comprei esse livro faz um tempão numa promo mas acabei nunca lendo. Sua resenha me de um comichãozinho hehehe Legal ver um romance de época em terras brasileiras.

    bjs!

    Thaís:)

    Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carla tudo bem?
    Eu fiquei encantada com a sua resenha e fiquei bastante interessada em ler, sua resenha ficou ótima e aos poucos estou começando a ler romances de época e me encantar, gostei que é nacional e leria sim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me chamaria a atenção num primeiro momento. Não sou muito fã de romances de época e essa capa ta muito na cara que é. Mas tua resenha me deixou bem curiosa, principalmente pelo fato de trazer fatos históricos misturados com a ficção.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Amo romance de epoca e sendo nacional acho que chama mais atenção ainda.
    Ainda vou ler esse da marina, mas vejo que ele é sensacional.
    A capa está linda demais e amei a sua resenha, aumentou a vontade de ler logo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla
    Esse livro está parado na minha estante e não vejo a hora de começar.
    Que bom que amou assim a leitura. Você não é a única a elogiar a escrita da autora e todos esses detalhes históricos bem trabalhados. Tenho certeza que também irei gostar.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Essa obra em chama a atenção desde que ela foi publicada, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler elê ainda. Acho essa capa muito linda e sem dúvidas ainda irei lêr em breve. Até nas ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, ela parece ser muito bem escrita e fiquei bastante interessada.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que livro lindoo! Adoro romances de época e a história me deixou muito curiosa, ainda mais por conta de tudo que a Cécile terá que passar, desde o casamento arranjado, a viagem e o despertar do amor. Sua resenha está ótima e já estou ansiosa para saber como a história irá terminar. Bjss!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Nunca tinha ouvido falar do livro, mas fiquei curiosa para conhecer! A caoa é lindíssima! Vou procurar aqui em Portugal.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto esse livro e fiquei com vontade de comprar, a princípio pela capa. Me apaixonei por essa capa e iria comprar sem saber do que se trata. Agora lendo sua resenha, fiquei com mais vontade de comprar e ler o mais breve possível. Me encantei com a história.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?! A Marina realmente se superou com esse livro. História tocante, personagens envolventes, uma combinação perfeita. Estou realmente ansiosa pelo segundo volume.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Tenho um livro da autora na estante, mas nunca tive muito interesse em ler. este aqui já é diferente, já me sinto bem mais empolga e curiosa pra conhecer o enredo. Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Eu amo histórias de época e que mostram a história do passado do nosso país. Sua resenha ficou muito boa e eu fiquei entusiasmada com o livro. Pretendo lê-lo este ano. Valeu pela dica.

    Beijos
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, maaaas morro de vontade! Ele está na minha fila de leitura há alguns dias, mas não tive oportunidade de iniciar. Gosto da ideia da obra pois acompanhei as pesquisas da autora desde o inicio!
    Resenha está ótima!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  15. Romances de época estão sendo um dos meus livros favoritos para serem lidos, já marcarei esse na minha lista de desejados, você fez uma resenha impecável e quero ler o mais rápido possível essa obra.

    ResponderExcluir
  16. Oi, assim como você também amei essa história e a inserção dos fatos da época como você disse sem atrapalhar no romance. também me tocou muito e estou muito ansiosa para que venha o segundo livro com a história da protagonista malicah

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Já vi algumas resenhas desse livro e realmente tem tudo para me arrancar algumas lágrimas, pretendo ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  18. Sou suspeita para falar de O amor nos tempos do ouro, porque foi um dos melhores livros que li no ano passado. A Marina acertou em tudo nele. O livro é forte, é tenso, é delicado, é romântico. Estou ansiosa pela continuação que deve ser lançada no segundo semestre. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura de nenhum livro dessa autora, mas tenho certeza que no momento que eu fizer irei amar demais as histórias dela, esse livro me chamou a atenção pela capa, mas pela história dele em si não sei se o leria por agora, mas quem sabe futuramente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Li esse livro no ano passado e fiquei encantada pela história, principalmente por se passar na minha terra natal.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

 
Google+