8

[Resenha] Tudo Junto e Misturado

em terça-feira, 31 de outubro de 2017
Tudo Junto e Misturado
Ann Brashares
336 Páginas
Editora Seguinte

Tudo Junto e Misturado escrito por Ann Brashares traz uma história sobre família e suas complexidades, assim como todos os dilemas que os participantes vivem.

Confesso que fiquei confusa no inicio da leitura, pois não estava compreendendo a dinâmica das duas famílias, mas aos poucos, fui entendendo o motivo de várias atitudes. Logo nas primeiras páginas, a autora informou a constituição das duas famílias, assim como o parentesco de cada um, facilitando a compreensão para os leitores.

Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas — leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram. Um sabia da existência do outro, notavam pequenos detalhes que um deixava na residência, mas não se conheciam. Eles se consideravam íntimos, compartilhavam a vida um do outro, e no "mundo do faz de conta", eles se compreendiam.

O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor, ressentimentos e muitas... muitas brigas . Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Sasha e Ray eram meio irmãos de Emma, Quinn e Mattie, mas não eram irmãos (confuso? um pouco, mas a autora consegue ir resolvendo essa confusão).

Emma está apaixonada e está tentando administrar esse novo sentimento; Quinn é aquela que sempre procura levar a alegria para a família, e Mattie se sente a diferente entre todos os irmãos. As três adoram Ray e Sasha, mas nunca conviveram com os dois ao mesmo tempo. Elas vivem em lares diferentes, com o desejo de que acabe a briga dos pais e assim possam conviver juntos e em harmonia.

A cada período determinado de tempo, Ray voltava para a sua casa, e não se encontrava com Sasha. As irmãs Emma, Quinn e Mattie permaneciam na casa de praia, mas não era permitido que Ray nem a sua mãe ficassem. Era o período determinado para Sasha e seu pai viverem. E assim eles viveram por muitos anos, nessa convivência inusitada, onde se conheciam através das meia-irmãs.

Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar — e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.

A história é singular, mostrando a complexidade do relacionamento humano. A autora evidencia que nem toda família é perfeita, e quando existe muita mágoa, as pessoas agem sem pensar.

Para não desistir da casa, o pai se Sasha e a mãe de Ray entraram nesse acordo estranho, onde poderiam passar a viver na casa por um período determinado, sem nunca se cruzarem. De inicio é confuso acompanhar o que está acontecendo aos personagens, pois temos também os problemas pessoas de Emma, Quinn e Mattie. Elas queriam que esse acordo bizarro acabasse e pudessem viver em paz, mas era impossível fazer os pais entrarem em um acordo.


A trama é delicada, a autora vai apresentando os dramas dos personagens através dos capítulos. O inicio pode ser confuso, dá a sensação de que estamos em um quarto com várias pessoas falando ao mesmo, onde conseguimos captar fragmentos das histórias. Mas ao poucos, vamos conhecendo cada um dos protagonistas, e o drama que estão vivendo no momento. De forma singela, a autora traz que não precisamos esperar um grande momento para se reconciliar com a alguém, que temos que acabar com qualquer mágoa e viver em paz. Tudo Junto e Misturado é aquele livro fofo, ao mesmo tempo, intenso, onde traz a complexidade de uma família que pode ser igual a de qualquer pessoa, com problemas, mágoas e brigas.

Nota:



8 comentários:

  1. aparenta ser um livro muito legal e gostoso, leituras leves e intensas ao mesmo tempo, isso me encanta <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei sua resenha e principalmente o livro.Parece que a história é bem família,cheio de intrigas familiares,creio que bem realista sobre a vida de muitas pessoas.
    Vou colocar essa dica na minha resenha lista.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei conhecer o livro e sua resenha me fez querer ler muito.Uma história que se cruzam e uni,deve ser uma leitura ótima para poder entender as confusões dessa família que é realista para muitos.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla!!!
    Adorei sua resenha e sim estou curiosa pelo livro, pois fico imaginando como deve ser toda essa situação de um acordo como esse em quem tem várias pessoas envolvidas mas que por parte de duas as outras se encontram em meio a um acordo tão bizarro como esse.
    E sério quero conhecer mais sobre Ray e Sasha ^^
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem??

    Eu sempre me enrolo com muitos personagens assim no principio, mas depois a historia flui, quando vi a capa pela primeira vez não imaginei que esse livro seria tao bom assim. Já li outras resenhas que dizem a mesma coisa, e quero realmente ler.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Então é um enredo que traz os tramas de todos os personagens da família? Gostei. Começos sempre são confusos mesmo, mas a medida que acostumamos vamos entendendo tudo. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla!
    Esse livro é realmente lindo né?? Adorei e me senti sensibilizada pelos dramas da família. Fiquei bem triste com o final, mas aquilo parecia algo que foi necessário na história, sabe? Bom, amei o livro e fico feliz por você ter gostando também. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Bom, pela sua resenha o título combina bem com a história. Fiquei bem curiosa para conhecer, parece ser uma história delicada e emocionante, achei a capa fofa, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir

 
Google+