0

[Resenha] A Difícil Arte de Perdoar

em segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
A difícil arte de perdoar
Editora EME
Elaine Aldrovandi
192 páginas

Vamos aprender as “diferentes linguagens do perdão”, e as “técnicas que nos auxiliam a perdoar os que nos ofenderam igualmente, libertando-nos das algemas da mágoa e do ressentimento”. Além disso, Elaine Aldrovandi aborda a necessidade do perdão a si mesmo e ainda introduz a ‘oração do perdão’.

Allan Kardec afirma em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 10, que a maneira “verdadeiramente generosa” de perdoar é aquela “sem segunda intenção, que delicadamente poupa o amor­‑próprio e a suscetibilidade do adversário, mesmo sendo este quem está de todo errado”.

Ou seja, o perdão verdadeiro é aquele que realmente esquece as faltas. Ainda segundo Kardec, isso seria misericórdia, para a qual Jesus diz que não há limites. E foi sobre a misericórdia que Elaine Aldrovandi se debruçou para escrever seu livro A difícil arte de perdoar.

Em suas páginas, a autora reflete sobre o que significa perdoar e por que Jesus tanto valorizou o perdão. Elaine também analisa os motivos psicológicos que dificultam reconhecer um erro e formular um simples pedido de desculpa, tentando compreender as travas psicológicas que nos impedem de perdoar a quem nos ofendeu. 


Quem não teve uma situação um momento do qual se viu raivoso e com dificuldades para perdoar! Um drama terrível do qual devemos e precisamos nos policiar sempre, mas como devemos agir.

Foi pensando nesses momentos de raiva e rancor, lendo Kardec, lendo o evangelho onde em uma passagem importante de Jesus na terra ele pediu para perdoarmos termos compaixão, não tendo limite para o perdão pois o amor é a base de tudo que a autora Elaine Aldrovandi elaborou essa tão importante obra.

Você deve estar pensando que um assunto assim possa ser pesado e até mesmo chato, mas não é. E sim até muito interessante para um assunto tão polemico, muito sensível da parte da autora, pois vamos poder apreciar com entusiasmo tão delicado assunto.

A autora nos convida a refletir o significado da palavra perdão, analisar os motivos que nos leva a ter tanta dificuldade de pedir perdão e dar o perdão, sendo que com esses pequenos gestos, podemos sentir muito bem com nos mesmos.


Estejamos atentos para esse passo tão importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google+