14

[Resenha] O Destino de Tearling

em segunda-feira, 21 de maio de 2018
O Destino de Tearling
A Rainha de Tearling vol. 03
Erika Johansen
360 Páginas
Editora Suma

O Destino de Tearling escrito por Erika Johansen é o último volume da trilogia A Rainha de Tearling, onde temos uma trama de fantasia/distopia com uma protagonista decidida que não mede esforços para conseguir o que deseja, assim como proteger os seus amigos.

Desde que iniciei a leitura dessa trilogia, pensei que seria mais uma trama jovem, com uma protagonista desamparada, que não sabe nada, e que sempre terá que ser protegida por todos. Mas não foi isso que encontrei na trama, foi uma história eletrizante, com uma protagonista inteligente, que não tem nada de frágil, que faz de tudo para conquistar o que planejou.

Após os acontecimentos dos livros anteriores, estava muito ansiosa para ler essa continuação, pois queria conhecer os últimos mistérios do passado dos personagens, assim como descobrir como seria o encerramento dessa história. E a autora surpreendeu mais uma vez, onde me deixou com aquele desejo de ler mais algum volume sobre essa trama.

"Desde que assumiu o trono de Tearling, Kelsea Glynn passou de princesa inexperiente a rainha destemida. Sua busca por justiça fez com que todo o reino mudasse com ela, mas quando os inimigos que fez ao longo do caminho ameaçam destruir seu povo, ela toma uma decisão inimaginável: se rende à Rainha Vermelha em troca de salvar Tearling. Sem as safiras, sem seus homens de confiança e trancafiada em Mortmesne, Kelsea precisa de novo recorrer ao passado, às experiências de mulheres que viveram antes dela, buscando em suas histórias a saída para uma situação impossível. O jogo está para terminar, e o futuro de Tearling será revelado de uma vez por todas."

Kelsea foi uma das personagens que mais amadureceu durante toda a trilogia. Nos meses que passaram desde que assumiu o trono, ela passou de uma jovem corajosa e justa, para uma mulher cruel e fria; e neste volume, vemos o quanto às dificuldades que ela enfrentou a transformaram em alguém sábia, prudente.

Seguindo os livros anteriores, contamos com o ponto de vista de outros personagens, possibilitando ao leitor a oportunidade de visualizar todas as consequências do que aconteceu no livro anterior. Além de acompanhar o momento presente com Kelsea e seus guardas, ainda podemos visualizar o passado, através de Katie, onde conhecemos como estão vivendo aqueles que fizeram a grande Travessia, depois de alguns anos. E posso dizer que o passado é muito esclarecedor, onde notamos as rachaduras na sociedade em que eles estavam vivendo e tudo o que aconteceu para os problemas e dificuldades que Kelsea estava vivendo no presente.

A autora expandiu ainda mais a história do mundo que criou, quando alterna passado e presente em sua narrativa. E como a narrativa de Erika é incrível! Ela conseguiu fechar todas as dúvidas e mistérios no decorrer da trama, sem recorrer aos clichês que estamos acostumados a encontrar nas histórias. O meu único ponto negativo foi que o final acabou muito rápido, e fiquei com a sensação de que poderia ter explorado um pouco mais o caminho que a autora decidiu percorrer para o encerramento. O final foi esclarecedor, mas fiquei com o desejo de ter mais um volume da história ou um conto, apenas para trazer mais sobre as consequências do final dessa trilogia.

A narrativa desse terceiro volume traz um ritmo diferente do que dos livros anteriores, pois os personagens estão em perigo e qualquer escolha pode ser fatal. A cada ponto de vista, senti a minha ansiedade crescendo, sem saber qual seria o destino de cada um dos personagens.


O Destino de Tearling encerra com chave de ouro uma trilogia que me conquistou desde a primeira página. O final me deixou reflexiva com o destino dos personagens, e fico na expectativa de ler algo mais sobre esse mundo criado por Erika. E é claro, fico na expectativa de mais publicações da autora.

Que depressão pós término de trilogia...


Nota:



14 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada da autora, nem essa trilogia, mas já adorei o enredo! A premissa de fantasia/distopia me encanta, então, com certeza será uma leitura incrível para mim! ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bom que o final foi excelente! Gosto de saber sobre finais que satisfazem, pois se comprar, sei que não vou me decepcionar! Conheço a série mas não li nenhum livro, tenho muita vontade de ler! Gostei do amadurecimento dos personagens e de como a autora conseguiu deixar a história tensa e nervosa, fazendo ansiar pelo fim e mais. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho visto essa trilogia a algum tempo e saber que a autora te surpreendeu nesse desfecho me deixa bem animada a querer ler e no último volume a história conseguir se expandir sem recorrer a clichês e sanando todas dúvidas é muito importante e mesmo com sua ressalva sobre a rapidez em encerrar o livro eu quero ter a oportunidade de ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Como não conheço a trilogia (não lembro sequer de já ter ouvido falar dela antes, embora já tenha visto essa capa em algum lugar) me senti um tanto perdida, claro. Já que o livro de encerramento da série.

    Talvez por isso a história não tenha chamado muito a minha atenção. E também porque não sou a maior fã de fantasia, embora de distopia goste bastante. Mas quando é mais voltado para o gênero fantasia não sinto interesse. De qualquer forma, fico feliz que tenha sido uma boa leitura e que você vá sentir falta da trilogia. É sempre maravilhoso quando amamos um livro a esse ponto. É algo que merecemos demais como leitores. :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla! Eu quero muito ler essa série, falam muito bem dela e, embora não tenha entendido muito da trama, por ler a resenha do terceiro livro, fiquei feliz em saber que é uma série que vale a pena ser lida. Espero curtir tanto da leitura quanto vc curtiu.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Eu não li nenhum livro desta serie e confesso que este universo não me interessa muito., mas acho que seria uma dica de presente interessante par aos amigos que gostam.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, já fiquei querendo ler essa trilogia e conhecer essa protagonista que parece ser uma personagem e tanto, mesmo que o final tenha deixado esse "gostinho de quero mais".

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Uma amiga já leu essa série e me recomenda incansavelmente. Eu gosto muito do fato de o livro não ser o que esperamos, de ele ser mais, principalmente, com relação aos personagens. Gostei muito das suas impressões, apesar de não ter lido tudo, pois estou com os livros para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa vai ser uma das minhas próximas leituras. Quero muito conhecer a escrita da Erika e saber que o desfecho agradou me deixou animada para engatar na leitura agora que chegou ao fim.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Sou louca para ler essa trilogia, é exatamente o estilo de livro que eu gosto. Adorei saber que a personagem principal não é aquele estilo perdida, única que não sabe o que acontece de verdade e precisa de ajuda para tudo. E também que o livro encerra a trilogia com chave de ouro e deixa um gostinho de quero mais.
    Pretendo iniciar a trilogia assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carla

    Eu amei forte esse livro!!! Eu jamais esperei aquele final, em um primeiro momento eu fiquei sem saber se tinha curtido ou não, depoia fui analisando e vi que ele foi super pertinente. Também achei que foi um pouquinho rápido, mas relevei. Só espero que não desistam do filme agora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Adoro protagonista fortes, o que parece ser o caso desse livro, por isso tenho muita vontade em conhecer essa história, além disso, faz muito tempo que não leio uma distopia e quero mudar isso. É horrível quando uma série acaba e ficamos de ressaca né?!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Já tinha visto essa capa circulando por aí e apesar de ter achado ela bonita eu de fato não parei para ver do que se tratava a obra. Não sabia que era uma trilogia, gostei de saber que você gostou dos livros. Saber que a personagem amadureceu ao decorrer da história é um grande positivo para mim, adoro acompanhar essa evolução dos personagens. Fiquei interessada, vou pesquisar mais sobre o primeiro livro, vai que eu decida iniciar, adorei a dica ♥

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    tenho o primeiro livro dessa série a algum tempo mas ainda não tive tempo de lê-lo, dei apenas uma olhada nas primeiras páginas mas diferente de você não fui fisgada de inicio, contanto está na minhas lista de prioridades para os próximos dias. Fico ainda mais animada por saber que a experiência com os livros foi tão positiva para você, espero gostar tanto quanto.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

 
Google+